Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O esplendor 15 parques estaduais mineiros

(Por Arnaldo Silva) Montanhas, serras, picos, grutas, cachoeiras, a Cordilheira do Espinhaço, rios com praias fluviais, lagos, represas e matas com paisagens, animais silvestres e flores nativas, são alguns atrativos naturais de Minas Gerais, protegidos em nossos parques ambientais, municipais, estaduais e federais. 
          São lugares deslumbrantes, com vastas áreas de Cerrado e Mata Atlântica, protegidos nas unidades de conservação mineiras, como a Serra do Rola Moça, entre Belo Horizonte e Brumadinho e o Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro M, na foto acima do Marcelo Santos.
01 - Parque Estadual do Rio Doce
         Uma dos mais preservados e belos parques mineiros é o Parque Estadual do Rio Doce, em Marliéria, no Vale do Aço, na foto acima Elvira Nascimento, uma das maiores unidades de Mata Atlântica do Brasil, abrigando a maior área contínua deste bioma em Minas Gerais. A área é formada por 42 lagoas naturais, sendo a mais famosa a Lagoa do bispo Dom Helvécio. Além da beleza da Mata Atlântica conservada e sua rica flora, no Parque estão várias espécies de aves e mamíferos como o jacaré-do-papo-amarelo, onças, jaguatiricas e outros animais, além de um mirante, com uma vasta vista de toda a área.
02 - Parque Estadual do Rola Moça
          O nome tem origem num causo do escritor Mário de Andrade, que narrou a história de uma moça, que ao voltar de seu casamento com o noivo, montados cada um em um cavalo, o que a noiva montava, escorregou em cascalho, vindo a moça cair, rolando serra abaixo e morrendo. A triste história do casal comoveu e a serra onde sofrera a queda, passou a se chamar Rola Moça. O lugar proporciona uma vista linda de Brumadinho e região, além de guardar riquezas de nossa fauna e flora como o lobo-guará, várias espécies de pássaros, orquídeas nativas, bromélias, candeias, etc. Por toda Minas, existem lugares belíssimos e impressionantes! (na foto acima de John Brandão - In Memoriam, a Serra do Rola Moça)
03 - Parque Estadual do Biribiri
          Um desses lugares é o Parque Estadual do Biribiri, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Lugar tranquilo, com uma flora riquíssima e belezas impressionantes, como a Cachoeira do Sentinela e esta acima, na foto da Elvira Nascimento, a Cachoeira dos Cristais. Além da charmosa Vila de Biribiri, que fica dentro do parque, no local existem mirantes, como o da Cruzinha e o da Guinda com fácil acesso com belíssimas vistas, além do "Caminho do Escravos", iniciando no perímetro urbano de Diamantina, estendendo até o distrito de Mendanha, num percurso de 20 km. É uma trilha aberta pelos escravos no século XVIII, para escoamento da produção de diamantes da região.
04 - Parque Estadual do Ibitipoca
          Um destino imperdível e inesquecível é em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, na Zona da Mata. Além do charme da pitoresca vila colonial, está a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais impressionantes santuários naturais de Minas Gerais, se destacando entre suas várias belezas, fauna e flora riquíssimas, a Prainha, a Cachoeira do Macaco, o Pico do Pião, o Paredão e a Janela do Céu, na foto acima de Gabriel Fortes da Sauá Turismo em Conceição do Ibitipoca)
05 - Parque Estadual do Itacolomi
          E pra quem vem conhecer a cidade de ouro do nosso barroco, Ouro Preto MG e a nossa primeira capital, Mariana, na Região Central Mineira, tem como opção o Parque Estadual do Itacolomi. Lugar de rara beleza e muita história, está na divisa entre as duas cidades históricas mineiras, tendo como destaque o famoso pico do Itacolomi, a 1772 metros de altitude, com acesso por 6 km de trilha com um tempo de percurso de ida e volta em média 4 horas. Na foto acima de Nacip Gômez, podemos ver um vale de Sempre-Vivas no alto do Parque do Itacolomi)
          O lugar é bem conservado e bem sinalizado. Do alto, tem-se uma impressionante vista de toda a região, um verdadeiro mar de montanhas. Em Mariana, o visitante pode ainda conhecer a Mina da Passagem e em Ouro Preto, visitar o Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde está a nascente do Rio das Velhas e a Cachoeira das Andorinhas.
06 - Parque Estadual do Pico do Itambé
          Uma das maravilhas de Minas é a Serra do Espinhaço, uma cordilheira que se estende por 1.000 km contínuos, da região de Catas Altas, até o sul da Bahia. É a única cordilheira do Brasil, abrigando em seu trecho, várias unidades de conservação estaduais, como Parque Estadual do Pico do Itambé, entre o Serro e Santo Antônio do Itambé, no Alto Jequitinhonha, conhecido como o teto do sertão mineiro, a 2002 metros de altitude, na foto acima do Tiago Geisler, com belas cachoeiras e trilhas. No topo, principalmente ao amanhecer, uma vista espetacular de toda a região impressiona, fazendo jus ao nome de "teto do sertão mineiro". 
06 - Parque Estadual do Rio Preto 
          Ainda na Cordilheira do Espinhaço, está o Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha. O lugar é simplesmente incrível, com uma riqueza natural impressionante com trilhas, bancos de areias branquíssimos, cachoeiras paradisíacas, como esta da foto acima do Tom Alves/tomalves.com.br, a Cachoeira do Crioulo, além uma rica flora nativa, destacando as sempre-vivas, além de preservar várias espécies nativas de nossa fauna. 
07 - Parque Estadual da Serra do Intendente
          Continuando com as belezas do Espinhaço, temos o Parque Estadual da Serra do Intendente que guarda uma das mais belas cachoeiras do Brasil, a maior de Minas e a terceira do país, com 273 metros de queda. É a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Além desta cachoeira, tem o cânion do Peixe Tolo (na foto acima do Marcelo Santos) e a Cachoeira Rabo de Cavalo, além da riqueza da fauna e beleza da flora nativa, com belas quaresmeiras, sempre-vivas e outras plantas nativas da região.
08 - Parque Estadual da Mata do Limoeiro 
          No entorno do charmoso distrito itabirano de Ipoema, na foto cima de Sônia Fraga, está o Parque Estadual da Mata do Limoeiro, na Região Central de Minas. Um lugar aprazível, tranquilo, com belíssimas vistas e cachoeiras maravilhosas como a do Derrubado e do Paredão, além de contar com muitas trilhas para a prática do ciclismo.
09 - Parque Estadual do Sumidouro          
          A 40 km de Belo Horizonte, está a Gruta da Lapinha, entre Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, no Parque Estadual do Sumidouro. São 300 metros de extensão, com várias galerias e salões, com 12 desses salões abertos à visitação, todos iluminados, valorizando ainda mais a beleza dos estalactites e estalagmites da gruta, além de contar com passarelas e guias, especializados.
          Além da Gruta da Lapinha, no Parque do Sumidouro encontra-se belas paisagens, como esta da foto do Thelmo Lins, além de abrigar o Museu Peter Lund, com exposição de 82 fósseis que vieram de Copenhague, na Dinamarca, e outros 15 fósseis doados pelo Museu de História Natural da PUC Minas.
          Foi nesta região, na Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo, que foi encontrado, em 1975, por arqueólogos brasileiros e franceses, chefiados pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire (1917-1977) o mais antigo fóssil da América. O fóssil de uma mulher, entre 20 a 24 anos, chamado pelos cientistas de Luzia. Segundo os cientistas, Luzia viveu na região entre 12.500 a 13.000 anos, com um grupo de pessoas, sendo até então considerado a primeira população humana da América. O esqueleto de Luzia foi encaminhado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro e quase destruído pelo incêndio ocorrido em 2018. Quase porque, cerca de 80% dos fragmentos de seu esqueleto foram recuperados, com a possibilidade de recuperação total de todo o esqueleto. Em Minas, ficou a reconstrução do rosto de Luzia, na foto acima do Thelmo Lins, no Museu Natural da PUC Minas.
Outros parques
          Além dos parques citados acima, em Minas Gerais temos os parques:
10 - Parque Estadual da Serra do Papagaio (Airuoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto – Sul) (na foto acima do Marlon Arantes)
11 - Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Muriaé, Pedra Bonita e Divino – Zona da Mata) (na foto acima do @shakalcarlos)
12 - Parque Estadual Serra Nova e Talhado (Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha e Riacho dos Machados – Norte) (na foto acima do Tharlys Fabrício)
13 - Parque Estadual da Serra do Ouro Branco MG, Região Central (foto acima de Josiano Melo)
14 - Parque Estadual de Botumirim (Botumirim e Bocaiuva no Norte de Minas) (foto acima do Eduardo Gomes)
15 - Parque Estadual da Lapa Grande (Montes Claros – Norte) (na foto acima do Eduardo Gomes, uma das Cavernas da Lapa Grande)
- Parque Estadual do Pau Furado (Araguari e Uberlândia – Triângulo)
- Parque Estadual Serra das Araras (Chapada Gaúcha – Alto Médio São Francisco)
- Parque Estadual de Nova Baden (Lambari – Sul)
- Floresta Estadual do Uaimii (Ouro Preto – Centro Sul)
- APA Estadual Parque Fernão Dias (Betim, Contagem – RMBH)
- Parque Estadual do Rio Corrente
- Parque Estadual de Grão Mogol, Norte de Minas
- Parque Estadual da Serra do Intendente
- Parque Estadual dos Sete Salões
- Parque Estadual da Serra Negra
- Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira
- Parque Estadual da Serra do Cabral (Buenópolis e Joaquim Felício, na Região Central Norte)

3 comentários:

  1. RPPN Feliciano Miguel Abdala -Caratinga-MG,refúgio do macaco muriqui, o maior primata das Américas!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores