Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Campo de Gabirobas

(Por Marina Alves/Lagoa da Prata) Gabiroba, ou guabiroba? Eu gosto de “gabiroba”, mas pode ser “guabiroba” — ou vários outros nomes para a frutinha nativa dos nossos cerrados, que floresce de setembro a novembro, quando a gabirobeira se cobre de flores brancas e cheirosas. Vivi muito da minha infância correndo atrás das moitas apinhadas destes frutos maduros e docinhos.
          A gabiroba é uma fruta redondinha, de polpa suculenta, com muitas sementes. Seu nome, segundo li, vem do tupi-guarani wa'bi, "ao comer" e rob, "amargo” e tem um sabor de intrigante paladar. Quando verde, a casca é meio amarga e grossa, bem ruinzinha de provar, mas quando madura, é docinha feito ela só! É também fonte de alimento para insetos e pássaros, e concentra mais vitamina C que a acerola. (fotografia acima de Jad Vilela de Divinópolis MG)
          A gabiroba não é só uma deliciosa e nutritiva fruta do mato. Ela é também tema de muitas histórias de infância, sendo sua colheita pretexto para encontros e brincadeiras. Para quem viveu na roça, a gabiroba era um feliz e animado passatempo. Chegava o domingo e o povo chamava:         
 — Vamo caçá gabiroba, gente! — e estava pronto o passeio. Amigos e parentes se juntavam e saíam para passar o dia no cerrado, atrás das frutas. Os olhos ávidos por achar o pé mais carregadinho, não perdiam uma só moita pela frente. A gabiroba enche o pé! É uma festa dar de cara com o arbusto coberto de frutos maduros — puro mel na boca! Comer gabiroba no pé não é como comer uma banana ou chupar uma laranja. É totalmente diferente! Porque antes de tudo existe a aventura de “caçá-la”. E não são poucos os “causos” que começam assim: “Um dia, nóis fomo caçá gabiroba e...”. Certeza que vem causo bom! 
          Certa vez, perguntei a alguém de mais idade pelos “divertimentos” dos jovens de sua época. É claro que entre as rezas, os terços, as visitas, foi citada a caça à gabiroba. E pelos relatos, a busca pela frutinha era quase um evento. Ali se faziam amizades, começavam namoros, tratavam casamento, aconteciam fatos que viravam histórias. E muitos eram os casos de gente que, correndo atrás das gabirobeiras, se perdia na imensidão do cerrado. E que trabalhão encontrar os perdidos! E pasmem — havia até relatos de assombrações que apareciam para os mais desavisados e ambiciosos. Um perigo, uma coisa do outro mundo! Sem contar que tinha gente que acendia vela na intenção de colher boas e graúdas gabirobas. (foto acima de César Reis)
          E os concursos? Sim! Ao final do “tour rural” ganhava quem apresentasse a maior ou a menor gabiroba (só não sei qual era o prêmio. Talvez só mesmo o gosto de tirar uma onda: achei a maior! Achei a menor!) Cada coisa, hein? 
          Faz algum tempo, em visita ao lugar onde nasci, resolvi adentrar ao mato, à beira da velha estrada. Grata surpresa! Dei com um campo de gabirobas em temporada de colheita! Levar à boca os frutos maduros e doces foi como retornar no tempo, quando, junto com as primas, desbravava aqueles cerradões, à cata das gabirobeiras carregadas. (foto abaixo de Arnaldo Silva)
        E provar das gabirobas no pé não foi apenas saborear uma frutinha de sabor inconfundível. Foi ter o poder de trazer a infância outra vez, pelas boas lembranças e pelo paladar!

9 comentários:

  1. ACHEI PARECIDA COM A CABELUDINHA, É DA MESMA FAMÍLIA ?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. tem gente que confunde goiabinha com gabiroba mais é esta que conheço.

      Excluir
  3. Fez parte da minha infância... nunca mais encontrei...

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Gabirobas têm gosto de infância, em nossas mentes veem muitas lembranças. Na minha, agora e com muitas saudades colhemos essa frutinha de sabor especial nas campinas do alto do Ribeirão da Babilônia, na propriedade do Sr.Jovino, em LAGOA FORMOSA-MG, e o número de famílias que participavam era bastante expressivas!

    ResponderExcluir
  5. Realmente era muito bom quando a gente ia pegar as gabirobas sempre tinha historias alegres e divertidas.

    ResponderExcluir
  6. Segundo os mais velhos diziam que a cobra cascavel adora ficar ali na espreita de sua moita, pois sabe que ali pássaros e roedores aparecem para apreciá-las e aí o banquete é certeiro e completo...

    ResponderExcluir
  7. Eita trem bão! No pé ou no prato em forma de doce com queijo!!! delicia

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores