Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 26 de janeiro de 2020

Cidade de Bonfim: tradição, cultura e história

(Por Arnaldo Silva) A cidade de Bonfim está a 930 metros de altitude, distante 90 km de Belo Horizonte. Conta atualmente, com cerca de 7 mil habitantes. Faz divisa com Belo Vale, Brumadinho, Crucilândia, Piedade dos Gerais e Rio Manso. O acesso a Bonfim se dá facilmente pela BR 040 e BR-381.
          Elevada à cidade em 7 de outubro de 1860, a história de Bonfim começa bem antes, em 1674, quando chega à região, anteriormente habitada por índios Cataguases, as bandeiras de Fernão Dias, na chamada Aura Sacra Fames (A Sagrada Fome do Ouro). (fotografia acima de Thelmo Lins)
          A passagem de Fernão Dias pelas terras, que originaram a cidade de Bonfim, foi rápida, já que o bandeirante, não encontrou ouro na região. Alguns membros de sua bandeira, ficaram, já que as terras eram férteis, clima ameno, com água em abundância, propício para a criação de animais e produção de alimentos, atividades bastante carentes, naquela época. Entre os que ficaram, estava Manuel Teixeira de Sobreira, fazendeiro e minerador, considerado o fundador de Bonfim MG.
          Com o passar do tempo, um povoado foi formado nas terras de Manuel e seus moradores, trabalhando na agricultura, produzindo alimentos que abasteciam a região mineradora do Quadrilátero Ferrífero.
          Manuel Teixeira de Sobreira, era devoto de Nosso Senhor do Bonfim. Foi ele que doou, a imagem do Senhor do Bonfim, que trouxe de Portugal, para ornamentar o Igreja do Senhor do Bonfim, construída no povoado. Esta imagem, ornamenta, até os dias de hoje, o altar-mor do Santuário do Nosso Senhor do Bonfim. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          Com o passar dos anos, o povoado popularmente chamado de Rocinha, cresceu, foi elevado a freguesia e à vila, em 1839. Quando de sua emancipação, em 1860, a cidade adotou o nome de Bonfim, em homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade.
          Tanto Bonfim, quanto as cidades do Vale do Paraopeba, continuam, até os dias de hoje, tendo a agricultura e pecuária, como principais atividades de suas economias, sendo a cidade de Bonfim, e toda a região do Paraopeba, de grande importância na produção de alimentos para Estado de Minas Gerais.
          A cidade preserva as características típicas das pequenas e singelas cidades históricas mineiras, com seu povo amigo, simpático, hospitaleiro e acolhedor. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          Bonfim possui belas praças, com destaque para a charmosa e aconchegante, Praça do Rosário, com sua singela capela, em seu Centro Histórico e o Cristo Redentor, que abraça a cidade. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          O município guarda em sua arquitetura, relíquias do templo colonial, em seus casarões, fazendas centenárias, igrejas e também, suas tradições culturais, musicais, folclóricas, gastronômicas e em seu artesanato, sendo famosa na produção de artesanato feito com bucha vegetal.
          Destaca na cidade, é o Santuário Senhor do Bonfim, datado de 1735, elevada à paróquia, em 14 de julho de 1832. É um dos mais belos templos religiosos da arte barroca mineira e do estilo Rococó em Minas, com obras e mobiliário dos séculos XVIII, XIX e XX, em madeira. O Santuário é formado pela Igreja do Bonfim, Capelas do Rosário, Senhor dos Passos e pelo Conjunto dos Passos. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          O interior da igreja do Bonfim impressiona pela riqueza da arte rococó em sua ornamentação, nas pinturas do forro, nas obras sacras que retratam anjos e santos, bem como as bem trabalhadas talhas do altar-mor, nas colunas, alfaias, altares e imaginárias, esculpidos em madeira, com detalhes em azul, vermelho e dourado. (fotografia acima de Thelmo Lins)

          No dia de Nosso Senhor do Bonfim, 15 de agosto, a cidade realiza uma das mais belas festas religiosas da região, com a presença de milhares de fiéis que celebram a data com muita alegria e fé, além de fazerem pedidos e agradecer graças alcançadas.
          Outro evento de grande destaque na cidade é o Festival Gastronômico Sabores de Bonfim, que além de shows e mostras da cultura e artesanato da cidade, como o tradicional artesanato feito com bucha vegetal, apresenta os melhores pratos da típica cozinha mineira e pratos criados pelos mestres e mestras da cidade.
          A culinária típica de Bonfim, pode ser apreciada nos restaurantes de comida caseira da cidade e também na Cachoeira de Macaúbas, um espaço natural, com quedas d´água, acampamentos e lazer, além de um pequeno barzinho, com bebidas e pratos típicos.
          Além disso a cidade se orgulha de suas tradições musicais e preserva uma das mais antigas bandas de músicas de Minas, a Corporação Musical Padre Trigueiro, presentes nas principais festividades sociais, culturais e religiosas da cidade, como no Carnaval a Cavalo, animado pela banda.
          Sem dúvida alguma, o principal evento da cidade é o Carnaval a Cavalo, a popular cavalhada.
O Carnaval a Cavalo de Bonfim
          Nos três dias de carnaval, o Brasil inteiro cai na folia, com desfile de escola de samba, blocos caricatos, trios elétricos e muita animação. Em Bonfim é carnaval é diferente. É a cavalo e também, muito animado, preserva uma tradição secular, atraí turistas para a cidade e movimenta a economia local. (fotografia acima de Alisson Gontijo)
          Tradicionalmente festejado desde 1840, o Carnaval a Cavalo de Bonfim MG, cerca de 20 mil turistas, que vem à cidade, para participarem dos festejos carnavalescos, bem como conhecer a charmosa cidade histórica mineira.
A simbologia e origem da festa
          Na Idade Média, os mouros, um povo oriundo do norte da África, que professava a fé Islâmica, invadiu a Península Ibérica, de predominância cristã, Católica. A reação dos cristãos foi imediata. Montados em cavalos, armados com flechas, lanças e arcos, os cristãos travaram sangrentas batalhas com os mouros, nos campos de batalha. (fotografia acima de Alisson Gontijo)

          As Cavalhadas em Minas Gerais, em especial, o Carnaval a Cavalo da cidade de Bonfim, consiste em reencenar essa batalha, tendo como campo de batalha, as ruas da cidade. No lugar de lanças, flechas e arcos, usam confetes e serpentinas.
          É uma das mais antigas tradições mineiras, introduzida em Minas Gerais no século XIX, por padres europeus, origem da tradição. Após um bom tempo da tradição em Bonfim, por divergência entre o padre e participantes, a Igreja local proibiu a festa, como evento religioso, fazendo com que os moradores da cidade, que valorizavam a tradição, optassem por manter a cavalhadas, porém desvinculadas da fé católica. (fotografia acima de Alisson Gontijo)
          Com o passar dos anos, o tradicional evento passou a ser realizado nos dias de carnaval. Assim surgiu, em Bonfim, o Carnaval a Cavalo, uma das mais tradicionais festas populares de Minas Gerais. Uma tradição passada de geração para geração, preservada pelas famílias bonfinenses.
          O evento conta com desfile de cavalos, cavaleiros e amazonas, na praça principal da cidade. Montados em belos e enfeitados cavalos, com os cavaleiros e amazonas, usando máscaras, vestidos com luxuosas fantasias confeccionadas em veludo e bordados, lembrando as vestimentas de mouros e cristãos. (fotografia acima de Alisson Gontijo)
          Os participantes, fazem movimentos que lembra as batalhas entre mouros e cristãos. A população recebe os participantes no “campo de batalha” com foguetes e jogando confetes e serpentinas. (fotografia acima de Alisson Gontijo)
          Na encenação da batalha entre mouros e cristãos, os cavaleiros e amazonas fazem evoluções, simulando uma guerra, mas ao invés de armas, apenas com confetes e serpentinas.
          A festa começa no domingo, continua na segunda e termina na terça, quando todos os cavaleiros e amazonas apeiam dos cavalos, tiram as máscaras e se juntam ao povo na festa, celebrando a vitória dos cristãos sobre os mouros.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto e fotos. Acompanho sempre as suas postagens para aprender mais sobre a nossa Minas Gerais.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores