Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

7 Parques Nacionais para visitar em Minas

(Por Arnaldo Silva) Quem gosta de curtir a natureza, contemplar montanhas, fazer caminhadas, mergulhar em águas limpas e cristalinas, fazer trilhas, praticar esportes radicais e vivenciar a natureza em sua forma original, tem que vir à Minas. Uma boa dica é visitar os parques nacionais. São áreas de preservação ambiental de proteção do Governo Federal, sobre os cuidados do Ibama e ICMBio.
          Você vai conhecer 7 parques nacionais em Minas Gerais que recebem visitantes e possuem infraestrutura para um passeio completo em meio a exuberante natureza mineira, como o Parque Nacional da Serra da Canastra, que guarda riquezas de nossa flora e fauna, entre elas, o Lobo-guará, fotografado pela Conceição Luz, no exato momento do ataque a sua presa. Escolha o seu destino pela natureza de Minas Gerais:
01 - Parque Nacional da Serra da Canastra
          É um dos mais importantes parques do Brasil. Criado para proteger as nascentes do Rio São Francisco (fotografia acima de Amauri Lima). Para conhecer a parte alta da nascente do Rio São Francisco o acesso é pela portaria de São Roque de Minas, no Oeste do Estado. Já para visitar a cachoeira da Cascadanta, o acesso é por Vargem Bonita. A região tem paredões rochosos e inúmeras quedas d’água. Os destaques são a nascente do Rio São Francisco e a Cachoeira Casca D'Anta . O melhor período para visitação é entre abril e outubro, quando chove menos na região podendo então curtir melhor as belezas da Serra da Canastra. 
• Funcionamento: diariamente, das 8h às 16h. • Entrada: Cobra-se ingresso 
02 - Parque Nacional do Caparaó

          É um dos mais visitados em Minas Gerais por estar nessa unidade o Pico da Bandeira com 2892 metros de altitude, sendo o terceiro mais alto do Brasil (foto acima de Sairo C. Guedes). A porta de entrada mais fácil para o Pico é por Alto Caparaó MG. Na cidade, pousadas oferecem, além de hospedagem completa, guias especializados, já que a subida é bem difícil, com mais ou menos 8 horas de trilhas. É importante um guia para evitar que o visitante se acidente ou se perca pelo caminho.
• Funcionamento: diariamente, das 7h às 18h. • Entrada: Cobra-se ingresso
03 - Parque Nacional de Itatiaia
          Criado em 1937 por Getúlio Vargas, foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, (foto acima de Paulo Santos as famosas prateleiras do Itatiaia, em Bocaina de Minas). Muitos pensam que o Parque do Itatiaia fica no Rio de Janeiro. São 30 mil hectares de área nativa sendo que apenas 40% desta área está em território fluminense, nos municípios de Resende e Itatiaia. Os outros 60% estão em Minas Gerais, nos municípios de Bocaina de Minas, Alagoa e Itamonte, no Sul do Estado. Um dos atrativos do parque são as prateleiras naturais, o Pico das Agulhas Negras e belas cachoeiras.
• Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h. • Entrada: Cobra-se ingresso
04 - Parque Nacional das Sempre-Vivas
          O Parque Nacional das Sempre Vivas (foto acima de Giselle Oliveira), foi criado em 13 de dezembro de 2002, com o objetivo de preservar os recursos naturais da região, além de desenvolver atividades educacionais sobre uso dos recursos naturais, bem como do turismo ecológico e proteger a fauna e flora bastante diversificada, em destaque para as variadas espécies de nativas de Sempre Vivas. Possui uma área de 124.5555 ha, abrangendo os municípios de Olhos D´Água, Diamantina, Buenópolis, Bocaiúva e Diamantina, na Serra do Espinhaço, a 300 km de Belo Horizonte. O acesso ao parque, que é administrado pelo ICMBio, é feito por Inhaí, distrito de Diamantina MG. 
• Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h com visitas guiadas.
Demais informações podem ser obtidas em contato pelo e-mail:parquenacionaldassemprevivas@icmbio.gov.br
05 - Parque Nacional Grande Sertão Veredas
          A sede do parque está localizada no município de Chapada Gaúcha, no Norte de Minas. Com mais de 230 mil hectares de área, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas foi batizado de Parque João Guimarães Rosa, em homenagem ao grande escritor mineiro, autor do livro Grande Sertão Veredas. (foto acima de Thelmo Lins) O parque preserva parte do planalto chamado Chapadão Central, que divide as bacias dos rios São Francisco e Tocantins.
Funcionamento: a visita deve ser agendada e com acompanhamento de um condutor cadastrado. Contato: (38) 3634-1465
06 - Parque Nacional da Serra do Cipó

          É um santuário de flores. São milhares de espécies nativas, fazendo com que a Serra do Cipó seja considerada o jardim do Brasil. A área do parque possui 34 mil hectares, com cerca de 65% dessa área pertencente ao município de Jaboticatubas. Além da rica flora, na Serra do Cipó pode-se encontrar cânions, cachoeiras, nascentes e riachos. Abriga também animais de nossa fauna como lobos-guarás, tamanduás-bandeiras, jaguatiricas e outras espécies. (na foto acima de Marcelo Santos, a Cachoeira Grande)
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h, com entrada até as 16h
• Entrada: O acesso ao parque é gratuito, em algumas áreas do parque cobra-se entrada 

07 - Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
          O Vale do Peruaçu é uma unidade de conservação com 56.448,32 hectares, criado em 1999 com o objetivo de proteger uma dos maiores tesouros naturais do mundo. Está localizado a aproximadamente 45 km do município de Januária e 15 km de Itacarambi, na região norte de de Minas. Por todo o Vale do Peruaçu existem 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres em paredões, com destaque para o "Santuário", um paredão com mais de 3 mil desenhos rústicos, com aproximadamente 12 mil anos.(foto acima e abaixo de Manoel Freitas)
          Esse tesouro natural é aberto à visitação pública e com entrada gratuita. Mas pessoas ou grupos só podem circular por dentro do Vale acompanhadas por um guia especializado e autorizado pela administração. Para fazer esse serviço de acompanhamento, o guia cobra um valor por pessoa ou por grupo de pessoas. O preço varia de acordo com as trilhas a serem percorridas. Quem quiser visitar o Vale do Peruaçu, terá que agendar a visita entrando em contato com o ICMBio em Januária, pelo telefone (38) 3623-1038, ou pelo e-mail cavernas.peruacu@icmbio.gov.br 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores