Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 13 de abril de 2019

Armazém do Zé Totó: em atividade desde 1943 em BH

(Por Arnaldo Silva) Imagine você numa capital como Belo Horizonte, com 2,5 milhões de habitantes, entrando numa venda, daquelas antigas, que vende de tudo. Balas, produtos alimentícios, brinquedos, doces, batons, cachinhos para o cabelo, bolinhas de gude, ferramentas, vassouras, fumo de rolo, ratoeira, material escolar, pratos, agulhas, linha, tudo que você imaginar. Tem até balcão para os fregueses que apreciam uma boa pinguinha e cerveja gelada, como no século passado. E quem não tem dinheiro, tem caderneta onde se anota toda a compra do dia e no início do mês, o freguês vai lá e paga.
          Em pleno século 21 imaginar isso numa metrópole é difícil, mas existe. É o Armazém do Zé Totó, aberto em 1943 pelo senhor José Alves dos Santos e faleceu em 1950, vítima da doença de Chagas. Zé Totó conta que nessa época, com 13 anos, ajudava o pai no armazém e após sua morte, passou a cuidar do armazém. Mesmo hoje, com 91 anos, "Seu" Zé Totó é figura presente no armazém, que conta com a ajuda dos filhos, netos, bisnetos e genros na administração. Funciona no mesmo lugar e tudo do jeito que era antes, numa movimentada esquina no bairro Aparecida, na região Noroeste de Belo Horizonte. Fica aberto de domingo a domingo, de 8 da manhã às 21 horas. Só não abre na Sexta-Feira da Paixão. A construção é da década de 1940 e uma das poucas construções preservadas na região.
          O sucesso do Armazém é tanto que a freguesia é antiga, passa de geração para geração e uma clientela fiel. Tudo isso graças à diversidade dos produtos oferecidos. Tem de tudo que você precisa. Além-claro, do carisma, simplicidade e simpatia do "Seu" Zé Totó, um senhor alegre, atencioso, que gosta de uma boa conversa no balcão com seus fregueses e amigos.
          O lugar não tem luxo algum, mas tem uma alegria nostálgica. Encostar-se ao balcão do Armazém e ficar de conversa com os mais antigos, principalmente com o "Seu" Zé Totó é como se estivéssemos revivendo um passado feliz que a gente não conhecia. Os primórdios do desenvolvimento da nossa capital, as histórias de vida que o povo conta, estão lá, presentes na memória do "Seu" Zé Totó, dos fregueses antigos e dos mais novos, que ouviram de seus avós e pais as histórias.
          Quem vai lá não vai para passar tempo, vai para curtir a alegria que o lugar emana. Assim eram as antigas vendas, lugar de comprar o que precisava em casa e de encontrar com os amigos para uma boa roda de conversa. Com a presença do "Seu" Zé Totó, a conversa é longa, alegre, interessante e saudável. Conversa de gente feliz.
          O tempo que eu estive no Armazém, na companhia dos fregueses e do “Seu” Zé Totó, senti tudo isso. Nostalgia, simplicidade, alegria, saudade dos bons tempos da verdadeira amizade, da confiança na honestidade das pessoas, a generosidade e a gratidão sincera das pessoas. Gostei dessa volta ao passado, na metrópole do século 21.
          O Armazém do Zé Totó fica na Rua Aporé, número 500, bairro Aparecida em Belo Horizonte. Telefone: (31) 3428-3066. Infelizmente, o simpático Zé Totó faleceu em 2022. O Armazém do Zé Totó continua aberto, no mesmo lugar, do mesmo jeito, administrado atualmente por seus familiares. 
Texto e fotografias com direitos reservados à Arnaldo Silva

7 comentários:

  1. Eu moro perto do armazembdonze toto esse cara ta no meu coração Que Deus e abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço uma parte da familia e o comércio...tá certinho!

    ResponderExcluir
  3. moro aqui no sul de minas numa cidadezinha pacata de 3450 habitantes e fui criado num bar igualzinha a venda do zé totó e naquela época me lembro até hoje ele fritava linguiça num prato de agate com alcool prá tíra gosto da turma que tava jogando bilhar e caixeta numa mesa no canto. Até hoje os mais velhos se lembram do bar do zé luizinho em Carvalhópolis sul de minas.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo ! Quando voltar ao Brasil quero conhecer a venda do seu Toto.

    ResponderExcluir
  5. Desde que me entendo por gente, conheço o bar do Zé Totó.

    ResponderExcluir
  6. Uma emoção sempre diferente em tudo que é ainda igual. Emmanuel Almeida (Poeta)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores