Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Conheça o Arraial de Fechados

(Por Arnaldo Silva) Um pequeno charmoso e acolhedor arraial, cravado no maciço da Cordilheira do Espinhaço, rodeado por lindas cachoeiras e paisagens de deixar qualquer um de boca aberta. Um lugar simples, com gente simples, humildes, hospitaleiros e alegres, que recebem bem as pessoas que por lá passam. Esse lugar é Fechados, distrito de Santana do Pirapama a 160 km de Belo Horizonte. Fechados é um verdadeiro oásis aos pés da Cordilheira do Espinhaço, na Serra do Cipó. (na foto acima, do Marcelo Santos, um dos poços da Cachoeira do Horizonte. A cachoeira fica no alto da Serra, de frente para o horizonte, por isso o nome)
          O local é muito procurado por suas belezas, destacando o Rio Preto, Ponte do Cristal, Córrego dos Fechados, Cachoeira do Buracão e Horizonte, o Cânion do Buracão, Alto dos Fechados. Tem a prainha do Rio das Pedras, um lugar lindo, com areia branquíssima. São apenas algumas, mas tem muito mais. Em Fechados existem inúmeras cachoeiras e paisagens lindíssimas. Quem deseja aproveitar tanta beleza, tem que ficar mais que um fim de semana. É muita coisa para conhecer e aproveitar tudo de bom que a natureza generosa de Fechados oferece. (na foto acima e abaixo do PauloZaca, a Vila de Fechados)
          A comunidade é simples, seus moradores vivem da atividade agropecuária e artesanato. Não tem muita estrutura como hotéis, pousadas e restaurante sofisticados para receber os turistas. Mas tem um lugar lá, totalmente familiar, onde pode se hospedar e tem a melhor comida da Serra do Cipó. Comida caseira no fogão à lenha, bem mineira, com direito a muita prosa. (na foto abaixo, do Marcelo Santos, as águas que descem a serra, que formam a Cachoeira do Horizonte)
          A proprietária é a simpática dona Dona Amélia. Come-se bem, num lugar ótimo, aconchegante, tipicamente mineiro. Tem também no arraial o Bar do Seu Zé e o do Geraldinho, com tira gosto e cerveja geladinha. (foto abaixo do Paulozaca, a parte central da charmosa Vila de Fechados)
          Para chegar a Fechados, você pega a MG 424, sentido Aeroporto de Confins, passando por Sete Lagoas onde pegará a estrada para Santana do Pirapama. Da rodoviária de Belo Horizonte sai ônibus diário para Santana do Pirapama, pela empresa Saritur.

4 comentários:

  1. Faltou colocar o contato da Dona Amélia, como contacta-la para ver sobre a hospedagem?

    ResponderExcluir
  2. Contato de alguma pousada ou albergue

    ResponderExcluir
  3. Só uma dica, se você estiver saindo de BH para Sete Lagoas, não passe pela MG424, dê preferência pela BR040 pra passar menos raiva no trânsito. A MG424 após Matozinhos é horrível. Outra opção é seguir a MG 010 até São José do Almeidae de lá pegar a MG 323 sentido Baldim até sair na MG 238 em Jequitibá e seguir para Santana de Pirapama.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores