Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Conheça Pedra Grande

Pedra Grande é um pitoresco e pacato distrito de Almenara MG, no Vale do Jequitinhonha. Pedra Grande, a mão do Criador em prol da natureza exuberante.
          O Distrito de Pedra Grande, município de Almenara, Nordeste de Minas Gerais, é desses lugares onde existe uma sinergia inigualável, onde também o Supremo Criador foi de uma Bondade infinita, proporcionando naquele cenário bucólico, uma natureza singular no planeta terra.    
   Ali, se observarmos bem, flui uma energia poderosa, naturalmente, tanto de sua gente acolhedora quanto das rochas que cercam aquela lugar.  
          A pedra, alias, as pedras, localizadas a poucos metros do perímetro urbano, são monolitos de rara beleza, formados por dois tipos de rochas distintas, qual seja à base de gnaisse e o topo de granito. 
          Conhecer Pedra grande nos dá uma sensação de que o Criador (Deus todo Poderoso) gastou algumas horas para emoldurar paisagem tão linda, cuja mão do homem entrou em certa ocasião para elevar casarões também de beleza singular. Conta, os mais antigos, que o lugar era paragem para os tropeiros que vinham do Sul da Bahia rumo ao Nordeste de Minas, principalmente com destino a Almenara, Nanuque, Teófilo Otoni e outras cidades de Minas Gerais. Comenta-se, e é fato verídico, que na década de 70 do Século passado, alguns alpinistas, vindos do Rio de Janeiro, escalaram a pedra mais aguda, conhecida como pé-da-pedra, numa subida que foi acompanhada atentamente pelos moradores, assim como descreve Dona Gildete Fernandes e o Sr. Noildo Justiniano Moreira, crianças à época, que não tinham noção da aventura humana naquela época inesquecível. 
        Hoje, depois de quase quatro décadas, eis o Distrito de Pedra Grande ganhando visibilidade, a atrair muita gente para seu aconchego, através do Encontro dos pedragrandenses e Amigos, projeto idealizado pela Associação Comunitária dos Moradores de Pedra Grande – ASCOMPEG, tendo o apoio de toda coletividade, causa abraçada com fervor pelo vereador Israel Silva Araújo e tantos outros filhos da terra. É sonho - e pode se tornar realidade - rapel, ou uma tirolesa , de uma pedra a outra, num percurso de 800 metros, das pedras (vamos nomeá-las de Zumba e Mandela, em homenagem a Zumbi dos Palmares e Nelson Mandela), para atrair aventureiros de todo o Brasil e do Mundo. 
        Garanto que, diante do cenário maravilhoso, achemos apoiadores para essa, como diríamos, tarefa hercúlea, que naturalmente motivará o turismo na nossa querida Pedra Grande. As fotos captadas por mim durante visitas à comunidade servem de inspiração para sonharmos mais alto. 
Por João Avelar - Texto e fotografias 

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores