Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Passeie conosco pelos pontos turísticos de Tiradentes

(Por Arnaldo Silva - Com fotos de César Reis) Aos pés da Serra de São José, está Tiradentes. Com 8 mil habitantes, é um dos mais importantes patrimônios culturais, não só de Minas, mas do Brasil. Tiradentes é a cara de Minas, do interior mineiro em sua beleza e simplicidade. Tem história, uma gastronomia fantástica, muita cultura, tranquilidade. Essas qualidades da cidade atraem todos os dias turistas.
          Até chegar ao nome atual, a cidade foi denominada de "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José Del Rei e São José, em homenagem ao Rei de Portugal, Dom José I. Somente em 1889, com a Proclamação da República, a cidade passou a se chamar Tiradentes, em homenagem ao Alferes e Mártir da Inconfidência Mineira.

          Cada rua, cada museu, cada igreja, ou praça tem uma história diferente para contar. o povo é muito acolhedor e recebe o turista com muito carinho que se encantam com tudo, a beleza da natureza e sua arquitetura magnífica. São sete igrejas, cinco passos da Paixão de Cristo, belíssimas construções barrocas e um conjunto urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM) em 4 de abril de 1938.
           Fundada em 19 de janeiro de 1718, são mais de 300 anos de história pura. Distante 190 km de Belo Horizonte, Tiradentes faz divisa com os municípios de Prados, Barroso, Dores de Campos, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Coronel Xavier Chaves e fica na região do Campo das Vertentes.
          Apesar de ser uma cidade pequena, tem um fluxo enorme de visitantes diários, vindos de todas as cidades de Minas, do Brasil e até do exterior. Isso graças ao patrimônio histórico preservado, sua gastronomia, artesanato riquíssimo e seus eventos anuais que a cada ano, atraem mais turistas para a cidade. São atrações diversas que incluem cinema, fotografia, Bike Fest e o mais famoso evento da cidade, que é o festival de gastronomia, realizado durante 15 dias, entre o final de agosto e início de setembro. É um dos maiores festivais gastronômicos do pais.
          A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Principais pontos turísticos
- Matriz de Santo Antônio
          Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
- Câmara Municipal

          Localizada próxima à Matriz, na ladeira que é caminho para esta, construída em meados do século XVIII, servia para abrigar a administração pública no período colonial e imperial. A Câmara Municipal de Tiradentes foi construída longe da cadeia pública, o que é incomum na maioria das cidades do século XVIII.
- Antiga Cadeia Pública
          Construída em 1833 e 1845, no local da velha cadeia incendiada, é um prédio sólido e austero com janelas de cantaria protegida por pesadas grades. A Vila de São José foi uma das poucas a possuir a cadeia em prédio próprio, separada do prédio da Câmara Municipal.
- Casa da Cultura

          Foi construída no século XVIII, possui microfilmes de 280.000 documentos do acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e referentes ao Brasil Colonial.
- Fundação Oscar Araripe
          Realiza exposições de pintura temporárias e permanentes de seu acervo.
- Calçamento

          Várias ruas da cidade contam com calçamento singular, em pedra capistrana.
- Monumento a Tiradentes
          Localizado no Largo das Forras, segundo monumento a homenagear o herói da Inconfidência, construído 1892, pelo povo tiradentino, quando se celebrou o aniversário da morte do Alferes.
- Nossa Senhora das Mercês
          Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira. (na foto ao lado o altar da igreja) Pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada do início do século XIX.
- São João Evangelista
          Capela pertencente à irmandade dos Homens Pardos (mulatos), tem fachada simples e três altares em seu interior. Os altares laterais são em estilo rococó, datáveis do princípio do século XIX e o altar-mor possui fragmentos de talhas de vários estilos. Guarda a Igreja um conjunto de imagens de um mesmo santeiro, sendo o seu calvário composto por peças de mais de dois metros de altura. Ali está enterrado o compositor Capitão Manoel Dias de Oliveira. A capela só foi concluída no século XIX, quando foi aberta ao culto.
- Capela do Bom Jesus

- Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza
          Capela de dimensões modestas e decoração singela, mas notável pela sua estatuária e como exemplo da interpretação popular do estilo Barroco.
- Nossa Senhora do Rosário
          Capela construída em cantaria (pedra), em lugar da capela primitiva, tem três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.
- Casa do Padre Toledo
          Hoje Museu Casa de Padre Toledo é um museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, ligada à UFMG. O prédio é uma construção do final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas, sete forros pintados, destaca-se aquele que representa os cinco sentidos, com figuras da mitologia grega. Nesta casa morou Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira. Foi um dos locais onde se conspirou em 1789.
- Santuário da Santíssima Trindade

          Sua construção data de 18 de outubro de 1822. Nesta igreja ocorrem anualmente o Jubileu da Santíssima Trindade.
- Chafariz São José

          Construído em 1749 para abastecer com água potável a cidade, além de ser usado para lavar roupas e dar água aos animais, antigamente, o Chafariz de São José fica no início da ladeira que leva à Igreja Matriz. A água chega até o chafariz por um aqueduto construído pelos escravos da época. O aqueduto traz a água de uma nascente a 1 quilômetro de distância, no Bosque Mãe D´Água, que fica atrás do chafariz de São José,  em funcionamento até hoje.
- Estrada de Ferro Oeste de Minas
          A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes, foi inaugurada em 1881, pelo Imperador Dom Pedro II. Seu traçado original era de 720 km, hoje resumidos apenas a 12 km, ligando São João Del Rei a Tiradentes.  O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por "Maria Fumaça", datadas do século XIX. Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.
- Órgão da Matriz de Santo Antônio
          O órgão de Tiradentes foi encomendado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento em 1779, por 202 mil réis (moeda da época), na cidade do Porto, em Portugal. Historiadores divergem quanto o país e local de sua construção, mas provavelmente foi fabricado na Francônia, no Sul da Alemanha e enviado para a cidade do Porto em 1788, para ser enviado ao Brasil. Há também historiadores que apontam sua construção para a própria cidade do Porto, construído pelo português Simão Fernandes Coutinho entre 1786 e 1778.
          Este órgão tem 4 oitavas e 15 registros, sendo 8 para a região aguda e 7 para a grave, não possuindo pedal.
          O órgão ficou na cidade do Porto até 1788, quando foi enviado para Tiradentes, chegando no Porto de Paraty RJ e seguindo para Minas em comboio de carros de bois pela Estrada Real.
          Somente em 1798 que o órgão foi tocado pela primeira vez. Coube ao organista Francisco de Paula Oliveira Dias a tarefa de tocá-lo. Em 1977 foi inteiramente restaurado por Manfred Thonius, construtor de órgãos da Francônia, que veio ao Brasil para esse restauro, sendo reinaugurado em 22 de abril de 1978. É usado todas as sextas-feiras em concertos e nas missas de sábados.
- Relógio Solar de Tiradentes
          Sua origem é do século XVIII, sendo este relógio de Tiradentes, um dos mais antigos do Brasil. Foi construído em pedra sabão e possui 40 cm de diâmetro. Era um modelo na época e tinha o nome de Relógio Equatorial porque o mostrador é inclinado, paralelo ao equador terrestre, as linhas das horas tem um espaçamento uniforme entre si (15 graus) e o estilete (gnomon) é paralelo ao eixo de rotação da terra formando com o horizonte, um ângulo igual ao valor da latitude local.
- Balneário de Águas Santas
          São fontes termais de águas radioativas e medicinais, localizadas do outro lado da Serra de São José, num com infraestrutura completa com hotéis, restaurantes e área de lazer.
- Cultura e Artesanato

          Na cidade acontece anualmente, desde 1998, a Mostra de Cinema de Tiradentes, com exibição de curtas e longas-metragens.
Em Tiradentes pode-se encontrar artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região.
- Gastronomia
          Os doces mineiros também podem ser degustados em diversas casa como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros. (na foto acima vemos o saudoso Chico Doceiro, um dos mais importantes doceiros da cidade) A culinária local presa os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango a molho pardo, frango com "ora pro nobis" (erva trepadeira com grande teor nutritivo).
- Trilhas
          Tiradentes além de sua beleza arquitetônica, cultural e de sua gastronomia, atrai cada dia mais adeptos praticantes de esportes principalmente quem adora trilhas. Tem trilhas para bikes, motos, cavalgadas e caminhadas. E vale a pena porque a beleza natural em redor é gratificante, com matas nativas, cursos d´água, cachoeiras e atrativos históricos pelo caminho como a Calçada dos Escravos.
Todas as fotos desta edição são de de autoria de César Reis

7 comentários:

  1. Maravilha deste Natureza / Povo/ produção Cultural e das Artes... Nosso Brasil Histórico...

    ResponderExcluir
  2. Das três vezes em que lá estive, não encontrei nenhuma das 8grajas abertas. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Tiradentes merece alguns dias para ser curtida como merece. Estive muitas vezes nessa jóia mineira. Excelente esse roteiro.

    ResponderExcluir
  4. Minas é pura magia. Amo as cidades de Minas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei tudo lindo,boa explicação vou sempre a Tiradentes e conheço bem, que bom colocou a Igreja do Divino Pai Eterno acompanhei sua restauração.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores