Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 17 de março de 2018

Lagoa Dourada: a capital nacional do rocambole

(Por Arnaldo Silva) Lagoa Dourada, cidade do Campo das Vertentes, com cerca de 15 mil habitantes, é conhecida nacionalmente como a terra do legítimo rocambole. Segundo relatos do livro “Lagoa Dourada 300 Anos - Síntese Histórica”, a guloseima surgiu a longa data: “Na cidade a produção leiteira sempre favoreceu a fabricação de guloseimas, biscoitos e toda a espécie de quitandas caseiras. [...] E entre essas quitandas se insinuou como principais as roscas e o pão de ló. Esse último, de sabor muito leve e agradável, é caracterizado por uma massa fina à base de ovos, açúcar e farinha de trigo. A maior divulgação dessa iguaria começou com o descendente de imigrantes libaneses, o Sr. Miguel Youssef. Após casar-se com a lagoense Dolores de Mello, ele se estabeleceu com um botequim na cidade onde, uma vez por semana, servia o pão de ló recheado com doce de leite, sob a forma de um rocambole” (p. 133, 2011).
Fotografia acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas
          Continuando a tradição, em 1965, Paulo, um dos filhos do Miguel Yossef, teve a ideia de criar uma embalagem com o pão de ló para que fossem levados pelos viajantes e visitantes, o que facilitou a compra da guloseima, já que já vinha embalado. 
          A ideia deu muito certo, que contribuiu muito para tornar mais conhecido ainda o rocambole de Lagoa Dourada em Minas Gerais e no Brasil inteiro, aumentando em muito a demanda e popularizando mais ainda o rocambole. Hoje o “Rocambole de Lagoa Dourada” é referência em qualidade e originalidade, sendo produzido atualmente em várias confeitarias da cidade, mantendo  a tradição e a qualidade do legítimo rocambole lagoense. Não tem igual no Brasil rocambole igual ao de Lagoa Dourada, é único e vale a pena conhecer a cidade, provar da iguaria e levar pra casa. 
Localização
Lagoa Dourada está a 150 km de Belo Horizonte; a 875 km de Brasília; 36 km de São João Del Rei e a 46 km de Tiradentes. 
Vista parcial de Lagoa Dourada. Fotografia de Marcelo Melo
          Todos os anos, na semana de aniversário de emancipação do município, 6 de junho, acontece em Lagoa Dourada a tradicional Festa do Rocambole, com shows, exposições e muito rocambole, com vários sabores. É um dos eventos gastronômicos mais importantes de Minas, que atraem milhares de turistas do estado e do pais para experimentar o legítimo rocambole e conhecer a cidade, cuja origem remonta o século 18. Pode-se ver na cidade traços de seu passado colonial, como casarões e igrejas. A cidade faz parte da Estrada Real, que corta o perímetro urbano do município. Além de ser a Capital Nacional do Rocambole, Lagoa Dourada é também a "Terra do Jumento Pêga".  Além disso, é uma atração a mais para quem visita a Estrada Real, que corta o município do perímetro urbano.
Fonte das informações: Site da Prefeitura de Lagoa Dourada MG e IBGE

2 comentários:

  1. Descobri aqui em BH uma senhora de Lagoa Dourada que faz e vende por encomenda os deliciosos rocamboles daquela cidade, uma delícia!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores