Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 17 de março de 2018

Lagoa Dourada: a capital nacional do rocambole

(Por Arnaldo Silva) Lagoa Dourada, cidade do Campo das Vertentes, com cerca de 15 mil habitantes, é conhecida nacionalmente como a terra do legítimo rocambole. Segundo relatos do livro “Lagoa Dourada 300 Anos - Síntese Histórica”, a guloseima surgiu a longa data: “Na cidade a produção leiteira sempre favoreceu a fabricação de guloseimas, biscoitos e toda a espécie de quitandas caseiras. [...] E entre essas quitandas se insinuou como principais as roscas e o pão de ló. Esse último, de sabor muito leve e agradável, é caracterizado por uma massa fina à base de ovos, açúcar e farinha de trigo. A maior divulgação dessa iguaria começou com o descendente de imigrantes libaneses, o Sr. Miguel Youssef. Após casar-se com a lagoense Dolores de Mello, ele se estabeleceu com um botequim na cidade onde, uma vez por semana, servia o pão de ló recheado com doce de leite, sob a forma de um rocambole” (p. 133, 2011).
Fotografia acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas
          Continuando a tradição, em 1965, Paulo, um dos filhos do Miguel Yossef, teve a ideia de criar uma embalagem com o pão de ló para que fossem levados pelos viajantes e visitantes, o que facilitou a compra da guloseima, já que já vinha embalado. 
          A ideia deu muito certo, que contribuiu muito para tornar mais conhecido ainda o rocambole de Lagoa Dourada em Minas Gerais e no Brasil inteiro, aumentando em muito a demanda e popularizando mais ainda o rocambole. Hoje o “Rocambole de Lagoa Dourada” é referência em qualidade e originalidade, sendo produzido atualmente em várias confeitarias da cidade, mantendo  a tradição e a qualidade do legítimo rocambole lagoense. Não tem igual no Brasil rocambole igual ao de Lagoa Dourada, é único e vale a pena conhecer a cidade, provar da iguaria e levar pra casa. 
Onde ficar?
Hotel Glória: (32) 3363 - 2075
Hotel Pousada das Vertentes: (32) 3363 - 1103 / (32) 3363 - 1311
Localização 
150 km de Belo Horizonte
875 km de Brasília
36 km de São João Del Rei
46 km de Tiradentes 
Vista parcial de Lagoa Dourada. Fotografia de Marcelo Melo
          Todos os anos, na semana de aniversário de emancipação do município, 6 de junho, acontece em Lagoa Dourada a tradicional Festa do Rocambole, com shows, exposições e muito rocambole, com vários sabores. É um dos eventos gastronômicos mais importantes de Minas, que atraem milhares de turistas do estado e do pais para experimentar o legítimo rocambole e conhecer a cidade, cuja origem remonta o século 18. Pode-se ver na cidade traços de seu passado colonial, como casarões e igrejas. A cidade faz parte da Estrada Real, que corta o perímetro urbano do município. Além de ser a Capital Nacional do Rocambole, Lagoa Dourada é também a "Terra do Jumento Pêga".  Além disso, é uma atração a mais para quem visita a Estrada Real, que corta o município do perímetro urbano.
Fonte das informações: Site da Prefeitura de Lagoa Dourada MG e IBGE

2 comentários:

  1. Descobri aqui em BH uma senhora de Lagoa Dourada que faz e vende por encomenda os deliciosos rocamboles daquela cidade, uma delícia!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores