quarta-feira, 7 de junho de 2017

Triângulo Mineiro lidera na produção de girassol

Compartilhe:

Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro lidera o ranking de produção de girassol em Minas Gerais. A região é responsável pela produção de 56% de girassol no Estado. (foto acima, de Ana Karolina em Uberlândia MG) A  produção dessa flor vem crescendo em Minas Gerais, seja na produção de óleo de cozinha e biodiesel, bem como para ornamentação de jardins e alimentação de aves. Mas inegavelmente, a flor chama a atenção por sua beleza. Em Minas Gerais é plantado no outono, entre fevereiro e março. A florada da planta vai de maio a agosto. 
No Triângulo Mineiro existem várias plantações de girassóis principalmente em Uberlândia (na foto acima de Cris Ferreira), Uberaba e Araguari. E a produção vem crescendo a cada ano,  já que a planta existe menos chuva, deixa matéria orgânica no solo, o que favorece o próximo plantio e ainda recicla nutrientes que foram perdidos no solo. 
Na região de Araguari, o girassol é cultivado em várias propriedades com muito sucesso, já que o Triângulo Mineiro está numa posição geográfica estratégica no Brasil, o que facilita o escoamento mais rápido da produção para os grandes centros urbanos. Outro fator preponderante é o clima da região que é propícia para o desenvolvimento desse tipo de cultura. Girassol requer solos corrigidos, profundos e compactos, característicos dos solos de Araguari e da região do Triângulo Mineiro em geral, por isso o sucesso e crescimento contínuo da produção da flor.

Nenhum comentário:
Faça também comentários