Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

11 praias mineiras que encantam moradores e turistas

(Por Arnaldo Silva) Minas não tem mar mas tem praia. São bancos de areia formada pelos rios, as chamadas praias fluviais ou praias de água doce. São centenas espalhadas por toda Minas Gerais, não dá mesmo para publicar todas, por isso, dessas centenas de praias escolhemos apenas 11.
01 - Praia de Lagoa da Prata
          A praia de Lagoa da Prata, na Região Centro Oeste de Minas, é uma boa opção de lazer. Tem toda infraestrutura para você curtir um momento agradável. Bares, quiosques, academia, quadras, barcos, restaurantes. O lugar é limpo e muito bem cuidado. (fotografia acima de Henrique Lacerda Fotografias)
02 - Praia da Cachoeira da Maria Augusta 
          Essa bela cachoeira, formada por duas grandes quedas de mais ou menos 35 metros é uma das mais belas da região sudoeste de Minas. (foto acima de Luis Leite) As duas quedas formam um poço de água cristalina, ideal para banhos e relaxamento. Para quem gosta de banho de sol, uma gostosa praia, de areia branca e bem fina é um convite para um bom bronze e refresco no poço formado pelas águas da cachoeira. 
          O complexo da Maria Augusta fica em São João Batista do Glória, no Sudoeste de Minas, distante 20 km do centro da cidade e conta com pousadas próximas, bem como guias que levam visitantes em 4x4 de São João Batista do Glória e da vizinha Delfinópolis para o local.
03 - Praia da Cachoeira do Telésforo 
          A Cachoeira do Telésforo.(foto acima de César Rocha) Fica em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina MG no Alto Jequitinhonha. A pequena queda forma um enorme poço e em seu entorno, uma areia branquíssima atrai para o local quem quer pegar um bronze e curtir a natureza em volta que é belíssima.
04 - Praia do Rio São Francisco em Pirapora 
          As águas do Rio São Francisco (na foto acima de Rhomário Magalhães) presenteiam Pirapora, no Norte de Minas com belas paisagens e diversos bancos de areia fina e branca, ao longo de 2 km de extensão. Pirapora sempre atraiu visitantes por causa de sua águas e pelo potencial turístico da cidade. O ponto mais visitado em dias de calor é o Balneário das Duchas, bem no centro da cidade.
05 - Praia da Cachoeira do Crioulo 
          No Alto Jequitinhonha,  em São Gonçalo do Rio Preto tem a prainha da Cachoeira do Crioulo, uma das mais belos do Parque Estadual do Rio Preto. São lindos bancos de areia bem branca e água limpa e cristalina, irresistível para os visitantes.(foto acima  de Thelmo Lins)
06 - Praia do Lapeiro em São Gonçalo do Rio Preto
          A praia do Lapeiro fica também em São Gonçalo do Rio Preto, a Praia do Lapeiro (na foto acima de Sérgio Mourão). É uma das mais procuradas por seu fácil acesso. Fica a 1 km do centro da cidade de São Gonçalo do Rio Preto. É um dos locais preferidos para um passeio em família porque suas águas são rasas, o que permite a presença de crianças, acompanhadas dos pais. Os adultos podem aproveitar para jogar peteca, futevôlei ou vôlei de areia já que no local tem quadra para prática desses esportes, além de bares e restaurantes com comidas feitas no fogão à lenha.
07 - Praia de Capitólio 
          No território Sudoeste do estado também é possível encontrar essas águas relaxantes. Fundada em 1988, a Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado é um dos principais atrativos de Capitólio e está localizada no centro da cidade. (na foto acima de Allan Sant´Anna Photografo) 
          Banhada pelo Rio Piumhi, a praia é considerada um refúgio para os que querem descansar a mente e o corpo. Com uma boa infraestrutura, a praia conta com banheiros públicos, quadras poliesportivas e um calçadão para deliciosas caminhadas ao entardecer, emoldurado pelas lindas montanhas da região. Há bares com piscinas naturais e quem gosta de passear nas águas pode escolher entre barco, canoa e Jet Ski.
08 - Praia da Represa de Três Marias
          Uma outra opção é a praia Mar de Minas em Três Marias, cidade onde está a maior parte da Represa de Três Marias, na Região Central Mineira (na foto acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas) e também em Morada Nova de Minas (na foto abaixo), vizinha a Três Marias, banhada pelas águas do Rio São Francisco cujas águas formam belas praias fluviais, uma das atrações turísticas naturais do município.
09 - Praia de Januária MG. Norte de Minas
          Praia do Rio São Francisco em Januária, Norte de Minas. Já foi uma das maiores do Norte de Minas mas ainda hoje é muito frequentada. Tem bares, lanchonetes e quiosques. É um dos principais pontos de lazer da cidade. Fotografia de Pingo Sales
 10 - Praia da Saudade em Almenara MG
          Praia da Saudade, em Almenara, Rio Jequitinhonha (foto enviada por João Avelar Almenara). A cidade tem uma das mais belas praias de Minas Gerais e o local é emoldurado pelo Morro do Cruzeiro, uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha. Praia fluvial exuberante, uma maravilha da natureza no contexto bucólico do Rio Jequitinhonha no perímetro urbano de Almenara. A Praia da Saudade é uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha. 
11 - Praia do Rio do Peixe 
          Rodeado por paisagens paradisíacas e uma flora exuberante, o Rio do Peixe em Botumirim (na foto acima de Wilson Ferreira Santos), no Alto Jequitinhonha proporciona um espetáculo de beleza com suas águas cristalinas, limpas e bancos de areia branquíssimas, que formam um conjunto de praias fluviais maravilhoso constantemente visitado por banhistas e amantes da natureza. 

21 comentários:

  1. A praia do Telésforo além de belíssima a água é pura, não passa por nenhuma cidade antes deste ponto do Rio Pardo. Além dessa Conselheiro Mata tem mais 9 cachoeiras belíssimas que rodeiam a cidade

    ResponderExcluir
  2. Praia da cota em São Sebastião do rio preto. Muito linda

    ResponderExcluir
  3. Faltou a prainha do Jequitinhonha em Almenara, uma das maiores praias fluviais do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talves vc não tenha visto toda reportagem. Mas a praia de Almenara esta ai , e muito bem fotografada. Parabens ao produtor da reportagem !

      Excluir
  4. A praia de Capitòlio eu conheço.É um passeio que todo mundo precisa fazer.Muitos quênios .Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nao comheco sou argentina pai bradileiro...vou intentar belezas

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Essa foto número 4 não é de São Gonçalo, e sim da Cachoeira do 32 em Santo Antônio do Itambé Mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lá sim, na parte mais acima, mas troquei a foto por uma outra que mostra a praia mesmo. Muito obrigado por sua participação Kelly!

      Excluir
  7. Então quer dizer que em minas gerais existe praia😀sou moradora de minas gerais municipio de juatuba

    ResponderExcluir
  8. Orgulho nosso...Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...
    Sempre uma surpresa,bem do nosso "jeitinho mineiro"....

    ResponderExcluir
  9. Almenara tem uma das mais belas praias de M.G.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza a foto n:4 é sim em São Gonçalo do Rio Preto, conheço como a palma da minha mão.

    ResponderExcluir
  11. Sim, a praia em Almenara é belissima, porem necessita de um maior investimento do poder executivo para a sua manutenção e criar uma infraestrutura para receber melhor os visitantes.

    ResponderExcluir
  12. Sim, em Almenara temos uma praia belissima, porém necessita de um maior investimento do poder executivo para a sua manutenção e criar uma infraestruura para receber melhor os visitantes.

    ResponderExcluir
  13. Todas muito lindas! Só conheço a de Três Marias.

    ResponderExcluir
  14. Capitólio é perfeito, vale mais do que muitas praias,amei.Vale muito a pena pra quem deseja conhecer lugares diferentes e uma paisagem maravilhosa. Natureza perfeição de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Várzea das Flores em Contagem.
    Prainha de Lagoa Santa MG.
    A de Nova Ponte MG.
    Boa Esperança no Sul de Minas.
    Ijaci MG.

    ResponderExcluir
  16. Faltou a praia do Rio pandeiros em Januária

    ResponderExcluir
  17. precisa conhecer,a (cachoeira do gaviao) rio carinhanha norte de minas divisa com a Baiha...

    ResponderExcluir
  18. faltou aí a pria da cidade de boa esperança no sul de Minas , uma das mais belas de Minas Gerais

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores