quarta-feira, 7 de junho de 2017

12 praias mineiras que encantam moradores e turistas

Compartilhe:

Minas não tem mar mas tem praia. São bancos de areia formada pelos rios, as chamas praias fluviais ou praias de água doce. São centenas espalhadas por toda Minas Gerais. Você vai conhecer 10 dessas centenas de praias espalhadas por Minas.

01 - Praia da Cachoeira da Maria Augusta em S.J.B do Glória 
Essa bela cachoeira, formada por duas grandes quedas de mais ou menos 35 metros é uma das mais belas da região sudoeste de Minas. (foto acima de Luis Leite) As duas quedas formam um poço de água cristalina, ideal para banhos e relaxamento. Para quem gosta de banho de sol, uma gostosa praia, de areia branca e bem fina é um convite para um bom bronze e refresco no poço formado pelas águas da cachoeira. O complexo da Maria Augusta fica em São João Batista do Glória, distante 20 km do centro da cidade e conta com pousadas próximas, bem como guias que levam visitantes em 4x4 de São João Batista do Glória e da vizinha Delfinópolis para o local.

02 - Praia da Cachoeira do Telésforo em Conselheiro Mata
A primeira é a Cachoeira do Telésforo.(foto acima de César Rocha) Fica em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina MG no Alto Jequitinhonha. A pequena queda forma um enorme poço e em seu entorno, uma areia branquíssima atrai para o local quem quer pegar um bronze e curtir a natureza em volta que é belíssima.

03 - Praia do Rio São Francisco em Pirapora 
As águas do Rio São Francisco (na foto acima de Rhomário Guimarães) presenteiam Pirapora, no Norte de Minas com belas paisagens e diversos bancos de areia fina e branca,ao longo de  2 km de extensão. Pirapora sempre atraiu visitantes por causa de sua águas e pelo potencial turístico da cidade. O ponto mais visitado em dias de calor é o Balneário das Duchas, bem no centro da cidade. 

04 - Praia da Cachoeira do Crioulo 
No Alto Jequitinhonha,  em São Gonçalo do Rio Preto tem a prainha da Cachoeira do Crioulo, uma das mais belos do Parque Estadual do Rio Preto. São lindos bancos de areia bem branca e água limpa e cristalina, irresistível para os visitantes.(foto acima  de Thelmo Lins)

05 - Praia do Lapeiro em São Gonçalo do Rio Preto
A praia do Lapeiro fica também em São Gonçalo do Rio Preto, a Praia do Lapeiro (na foto acima de Sérgio Mourão). É uma das mais procuradas por seu fácil acesso. Fica a 1 km do centro da cidade de São Gonçalo do Rio Preto. É um dos locais preferidos para um passeio em família porque suas águas são rasas, o que permite a presença de crianças, acompanhadas dos pais. Os adultos podem aproveitar para jogar peteca, futevôlei ou vôlei de areia já que no local tem quadra para prática desses esportes, além de bares e restaurantes com comidas feitas no fogão à lenha.

06 - Praia de Capitólio 
No território Sudoeste do estado também é possível encontrar essas águas relaxantes. Fundada em 1988, a Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado é um dos principais atrativos de Capitólio e está localizada no centro da cidade. (na foto acima de Allan Sant´Anna Photografo)
Banhada pelo Rio Piumhi, a praia é considerada um refúgio para os que querem descansar a mente e o corpo. Com uma boa infraestrutura, a praia conta com banheiros públicos, quadras poliesportivas e um calçadão para deliciosas caminhadas ao entardecer, emoldurado pelas lindas montanhas da região. Há bares com piscinas naturais e quem gosta de passear nas águas pode escolher entre barco, canoa e Jet Ski.

07 - Praia de Lagoa da Prata
A praia de Lagoa da Prata, na Região Centro Oeste de Minas, é uma boa opção de lazer. Tem toda infraestrutura para você curtir um momento agradável. Bares, quiosques, academia, quadras, barcos, restaurantes. O lugar é limpo e muito bem cuidado. Na foto acima de André Laine

08 - Praia da Represa de Três Marias
Uma outra opção é a praia Mar de Minas em Três Marias, cidade onde está a maior parte da Represa de Três Marias, na Região Central Mineira. (Fotografia acima do Papito)

09 - Praia do Val em Grão Mogol
Essa é a Praia do Vau, fica em Grão Mogol, (na foto acima foi extraída do site roteirogm.blogspot.com.br) uma linda cidade histórica mineira, com uma impressionante arquitetura em pedra e várias construções do período da Escravidão. É um município rico em belezas naturais. A praia do Vau é apenas uma dessas belezas. Está situada a margens do Rio Itacambiraçú. 
O secretario de Estado de Turismo (Setur), Ricardo Faria , ressalta a importância desses atrativos no Estado. “Guimarães Rosa já dizia que Minas são muitas, e realmente é isso que temos aqui. Minas Gerais tem uma grande diversidade de produtos turísticos e temos ‘mar’ sim, vejam que essas prainhas são uma ótima opção de lazer para quem reside nas regiões e para atração de turistas. A Setur tem projetos para execução esse ano de promover ainda mais esses tipos de atrativos, principalmente os parques estaduais que são ótimas oportunidades de vivenciar o ecoturismo”.

10 - Praia de Januária MG. Norte de Minas
Praia do Rio São Francisco em Januária, Norte de Minas. Já foi uma das maiores do Norte de Minas mas ainda hoje é muito frequentada. Tem bares, lanchonetes e quiosques. É um dos principais pontos de lazer da cidade. Fotografia de Pingo Sales

11 - Praia de Almenara MG. Vale do Jequitinhonha
Praia da Saudade, em Almenara, Rio Jequitinhonha (foto enviada por João Avelar Almenara). A cidade tem uma das mais belas praias de Minas Gerais e o local é emoldurado pelo Morro do Cruzeiro, uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha. Praia fluvial exuberante, uma maravilha da natureza no contexto bucólico do Rio Jequitinhonha no perímetro urbano de Almenara. A Praia da Saudade é uma das paisagens naturais mais exuberantes do Vale do Jequitinhonha.

12 - Praia do Rio do Peixe em Botumirim MG - Norte de Minas
Rodeado por paisagens paradisíacas e uma flora exuberante, o Rio do Peixe em Botumirim (na foto acima de Wilson Ferreira Santos), no Norte o Estado proporciona um espetáculo de beleza com suas águas cristalinas, limpas e bancos de areia branquíssimas, que formam um conjunto de praias fluviais maravilhoso constantemente visitado por banhistas e amantes da natureza.  

12 comentários:
Faça também comentários
  1. A praia do Telésforo além de belíssima a água é pura, não passa por nenhuma cidade antes deste ponto do Rio Pardo. Além dessa Conselheiro Mata tem mais 9 cachoeiras belíssimas que rodeiam a cidade

    ResponderExcluir
  2. Praia da cota em São Sebastião do rio preto. Muito linda

    ResponderExcluir
  3. Faltou a prainha do Jequitinhonha em Almenara, uma das maiores praias fluviais do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. A praia de Capitòlio eu conheço.É um passeio que todo mundo precisa fazer.Muitos quênios .Lindo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nao comheco sou argentina pai bradileiro...vou intentar belezas

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Essa foto número 4 não é de São Gonçalo, e sim da Cachoeira do 32 em Santo Antônio do Itambé Mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lá sim, na parte mais acima, mas troquei a foto por uma outra que mostra a praia mesmo. Muito obrigado por sua participação Kelly!

      Excluir
  7. Então quer dizer que em minas gerais existe praia😀sou moradora de minas gerais municipio de juatuba

    ResponderExcluir
  8. Orgulho nosso...Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...
    Sempre uma surpresa,bem do nosso "jeitinho mineiro"....

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Almenara tem uma das mais belas praias de M.G.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a foto n:4 é sim em São Gonçalo do Rio Preto, conheço como a palma da minha mão.

    ResponderExcluir