quinta-feira, 22 de junho de 2017

A diferença entre o queijo do Serro e o queijo Canastra

Compartilhe:

Nos dois melhores queijos do Brasil, Serro e Canastra, são usados leite cru na produção com adição do "pingo" que é o fermento láctico natural, recolhido a partir do soro drenado do próprio queijo. O que difere um do outro é o processo de produção desde a manipulação do leite, das massas, da prensagem e das bactérias que dão sabor ao queijo. Esse é o grande diferencial porque cada região tem suas características próprias, com diversos tipos fungos devido as diferenças regionais como clima, solo, manejo do gado etc. O resultado final são dois queijos de excelente qualidade, constantemente premiados no Brasil e no exterior, com grande reconhecimento internacional.
Queijo do Serro
Produzido há mais de 300 anos, da mesma forma na cidade do Serro em sua região queijeira formada pelos municípios pelo próprio Serro, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas. É um dos melhores queijos do mundo, com várias premiações nacionais e internacionais. O modo artesanal da produção do queijo do Serro é Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)..A massa é bem homogênea, com coloração clara, consistente,  macia e sem rachaduras. Possui maior acidez em relação aos outros queijos.Quando curada, ganha uma crosta amarela e dependendo do tempo de cura, uma rígida crosta marrom. (foto acima de Tiago Geisler)
Queijo da Serra da Canastra
Produzido há mais de duzentos anos, é o melhor queijo do Brasil e um dos mais premiados do mundo, sendo Patrimônio Imaterial mineiro e brasileiro, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). (foto acima de Arnaldo Silva) É produzido na Serra da Canastra, tradicional região queijeira formada pelos municípios de engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis. É um tipo de queijo em que se pode dizer claramente, é único. Não tem igual em lugar algum do mundo. Sua massa é densa e encorpada. Tem um sabor forte e meio picante. Sua casca  rígida, lisa, ligeiramente oleosa, com coloração amarelada e alguns mofos brancos. (Por Arnaldo Silva) 

14 comentários:
Faça também comentários
  1. e QUAL E A DIFERENÇA? EM TERMOS DE SABORES TEXTURA ...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o canastra mais curado que o do serro. Com isso ele também fica mais salgado - para o meu paladar. O do serro é mais cremoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de cura nao aumenta o salgado. Sal é sal e o que é adicionado é o q conta

      Excluir
    2. Na cura ele perde água e fica mais salgado!

      Excluir
  3. Falou dos dois mas não explicou a diferença

    ResponderExcluir
  4. pra mim a diferença é que estou aqui em SP babando de vontade pra comer qualquer um dos dois!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Qual a diferença entre o queijo canastra e o do serro ? Só faltou explicar isto ....

    ResponderExcluir
  6. Do serro é mais cremoso o canastra é mais seco.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Onde comprar estes dois tipos de queijos em Curitiba PR?

    ResponderExcluir
  9. Antes de tudo quero deixar claro que não sou expertise em queijos, só como quase todo mineiro, um fã da iguaria.
    Sempre que avisto um redondo de leite cru e de boa procedência mineira,(especialmente se for canastra ou serro) eu compro. Más até hoje em um teste cego não sou capaz de diferencia los, explico!
    Queijo é um assunto complexo, o mesmo produtor com as mesmas vacas pode fazer um queijo com um sabor em um dia de sol e outro em um dia chuvoso,além disto tem a maturação. Um queijo fresco tem um gosto e conforme vai maturando ou amadurecendo e mudando e no final vai tendendo para aquele gosto típico do parmesão. E claro que tem alguma diferença entre os dois, os entendidos chamam de " terroir", que é a microbiologia , clima, propriedades da água ,etc que influenciam no leite da vaca e tbm no queijo,além do DNA do pingo, que é o fermento lático que azeda o leite.
    Resumindo: Pode até haver diferença entre os queijos Serro e Canastra , más para uma fiel comparação é preciso o mesmo produtor, com as mesmas condições fazer 2 queijos , um em cada região , com o mesmo tempo de maturação para compara los.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir