Tecnologia do Blogger.

sábado, 24 de junho de 2017

Conheça a Pedra da Boca

(Por Arnaldo Silva) Quem passa pela BR-418, perto de Pedro Versiane, distrito de Teófilo Otoni MG, na região do Vale do Mucuri, se impressiona com a impactante beleza da Pedra da Boca. O enorme maciço rochoso, com 970 metros de altura, lembra uma baleia. Uma fenda frontal, aberta a milhares de anos, lembra uma boca, por isso o nome. Tem formato de uma grande baleia, sendo que a fenda frontal em formato de uma boca deu origem ao nome da pedra. Possui 970 m de altura. A Pedra da Boca está perto do distrito de Pedro Versiane, na BR 418.
Não é apenas a beleza da Pedra da Boca que impressiona e atrai turistas para o local, mas também a aventura de escalar a montanha, por isso, cada dia mais percebe-se a presença de amantes de esportes radicais na região. Chegar ao topo, é chegar ao ápice, a da região nos quase mil metros de altura da Pedra da Boca é impressionante. (fotografia acima e abaixo de Renato Teixeira)
No Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, são comuns esses tipos de pedras, formando paisagens belíssimas nessas regiões. São afloramentos, que segundo a geologia, é uma exposição de uma rocha na superfície da Terra, que se formam ao longo de milhões de ano por erosão do solo e em alguns casos, por ação do homem, por exemplo, na abertura de estradas ou exploração de pedreiras, mas em sua maioria, são fenômenos naturais. Esses afloramentos rochosos são muito importantes e estudados pela geologia com análises sobre sua idade, composições mineralógicas e químicas, além de poderem fazer mapas geológicos dos tipos de afloramentos existentes nessas regiões, sua extensão, dentre outros estudos. 

4 comentários:

  1. Conheço como Pedra do Caladão. Mas é muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Lugar.. Sou Mineira, amo Minha Terra Amada.Para mim M.G é o lugar mais lindo do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tenho várias fotos desta maravilha,sempre,indo para Nanuque,para lá,e tiro belas fotos, não me canso!!amo Minas gerais!!!

    ResponderExcluir
  4. Esta pedra é espetacular, nunca estive lá mas quem sabe,um dia! Minas Gerais é linda!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores