Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Conheça Passos - cidade polo do sudoeste mineiro

(Por Arnaldo Silva) Com cerca de 116 mil habitantes, Passos, (na foto acima do William Cândido) é uma das maiores, mais bem estruturadas e melhores cidades de Minas para se viver. A cidade, está no Sudoeste de Minas e a 352 km de Belo Horizonte. Faz divisa com os municípios de Delfinópolis, Cássia, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Jacuí, Itaú de Minas e Fortaleza de Minas. 
          Um dos marcos da cidade é a capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, construção iniciada em 1829, por iniciativa iniciativa de Domingos Barbosa Passos. Em 1835, um próspero arraial crescia em torno da pequena ermida, cuja capela se tornou paróquia em 1840. O próspero arraial foi elevado à Vila em 1848, por fim, em 14 de maio de 1858, elevado à cidade. (fotografia acima do William Cândido, a capela de Nossa Senhora da Penha)
           É a cidade polo do Sudoeste de Minas e referência no turismo na região, com uma excelente estrutura urbana, ótima rede hoteleira, belas praças, jardins, bares, restaurantes, churrascarias, choperias, lanchonetes, pizzarias, boates, além de uma vida noturna agitada. (foto acima de Douglas Arouca)
           O município ainda, integra o Circuito Turístico Nascentes das Gerais, destacando em seu turismo a represa da Usina do Peixoto, o Rio Grande e o Porto Passos/Glória, a ponte que liga Passos a São João Batista do Glória (na foto acima do Luis Leite) e sua proximidade com a Serra da Canastra. 
          A cidade é plana e no alto de prédios, serras ou morros, a beleza do alvorecer e pôr-do-sol (na foto acima do Douglas Arouca) é de tamanha beleza que chega a ser indescritível. 
          Além de sua vida noturna agitada, a cidade conta com excelente estrutura para convenções, feiras, shows, manifestações artísticas e culturais, além de vários atrativos arquitetônicos como a Matriz do Senhor Bom Jesus dos Passos (na foto acima do Douglas Arouca), a Capela de Nossa Senhora da Penha, a antiga estação ferroviária, teatro, cinema, a Casa da Cultura, Estação Cultura, Centro de Memória, dentre outros atrativos urbanos, além de um charmoso casario, com traços de épocas variadas como o colonial, eclético, neoclássico, moderno e contemporâneo, como a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (na foto abaixo do William Cândido). 
          A cidade é muito bem organizada, com indústrias variadas, como móveis e confecções, destacando as mais de 100 fábricas de confecções, instaladas em sua maioria, na Avenida Com. Francisco Avelino Maia, chamada de Avenida da Moda. Além disso, o setor de serviços e comércio é bastante variado e eficiente. Isso faz com que o turismo de negócios cresça muito na cidade, que vem recebendo a cada ano, mais visitantes para compras. (foto abaixo de William Cândido)
          Cidade desenvolvida, charmosa e acima de tudo, que preserva suas tradições culturais, religiosas e mineiras, como a nossa famosa hospitalidade e culinária típica. A cidade é bastante acolhedora e os visitantes são sempre bem vindos!

Um comentário:

  1. a igrejinha da penha foi vilependiada. a reforma foi criminosa. um atentado à cultura de minas.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores