Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 24 de junho de 2017

Dicas de turismo em 6 cidades frias do Sul de Minas

(Por Arnaldo Silva) Embora o inverno começa oficialmente em junho, o frio sempre chega antes em Minas. Em maio as temperaturas já começam a cair no Estado. E nessa época do ano, uma região de Minas chama a atenção, justamente pelo frio. (na foto acima do do @sitiodocanion, um dia de frio de intenso frio, abaixo e zero grau, em Monte Belo, povoado de Itamonte MG)
          É o Sul de Minas, principalmente nas cidades da Serra da Mantiqueira onde as temperaturas caem tanto que geadas são comuns, em temperaturas abaixo de 0 grau. (na foto acima de John Brandão/fotografo_aventureiro, o Pico dos Marins, que divide Minas e São Paulo, na entrada entre Dilfim Moreira MG e Marmelópolis MG)
          Algumas cidades da região da Mantiqueira são especiais, famosas pelo frio, gastronomia, vinhos, cervejas, chocolates e opções de lazer variadas. (foto acima de Ricardo Cozzo)
Vamos conhecer algumas cidades frias do Sul de Minas?

01- Monte Verde

          Monte Verde (na foto acima de Wellington Diniz) distrito de Camanducaia MG, é uma dos destinos turísticos de Minas que mais cresce no Brasil. Está a 1600 metros de altitude, rodeado por montanhas e paisagens deslumbrantes. Tem uma ótima estrutura para receber o turista, com hotéis, pousadas e restaurantes de qualidade. A arquitetura de Monte Verde tem origem na Letônia, Leste Europeu sendo um dos atrativos do local, juntamente com o frio, que atrai para a cidade casais que gostam de curtir momentos especiais a dois, já que o distrito tem opções para todos os gostos, desde os mais caseiros até os que gostam de esportes radicais. Monte Verde está a 166 km de São Paulo, a 140 de Campos do Jordão e a 488 km de Belo Horizonte. 
02 - Gonçalves
          A 80 km de Monte Verde está a cidade de Gonçalves, conhecida por pérola da Mantiqueira (na foto acima de Marcelo Botosso). Lugar tranquilo, rodeado por paisagens deslumbrantes, cachoeiras, corredeiras do Rio Capivari, matas nativas, propícias para fazer trilhas e passeios em 4x4. No município encontra-se pousadas e restaurantes aconchegantes e um rico artesanato em madeira, tecido, argila, palhas que podem ser encontrados nas lojas da cidade.       
03 - Passa Quatro
          Passa Quatro (na foto acima, de Paulo Santos) tem uma temperatura média mínima de 8ºC e máxima de 13ºC no inverno, segundo o Inmet. No inverno mais rigoroso, pode chegar a 0º C ou até menos que isso. A cidade é charmosa, aconchegante, com uma bela arquitetura urbana, igrejas charmosas, boa rede hoteleira e restaurantes com comidas típicas. No município encontra-se belezas naturais e históricas esplêndidas com matas nativas com trilhas ótimas para caminhadas ou mesmo fazer trilhas de bike, a cavalo e de jeep. Pelo caminho, encontra-se cachoeiras e impressionantes montanhas.
          Outro atrativo imperdível de Passa Quatro é o passeio de Maria Fumaça, nos fins de semana e feriados, pelas paisagens da Serra da Mantiqueira com duas paradas para que os turistas possam conhecer a história da cidade, ver fotos e adquirir o artesanato local, bem como experimentar sua culinária típica. (a foto acima de Anderson Veloso, mostra a Maria Fumaça na Estação de Passa Quatro). Durante o passeio de trem, o turista terá a oportunidade de conhecer o Túnel da Mantiqueira inaugurado por Dom Pedro II em 1881, tendo sido palco de sangrenta batalha na guerra travada entre mineiros e paulistas, durante a chamada "Revolução Constitucionalista de 1932".
04 - Machado
          Machado é considerada pelo  Inmet como uma das mais frias do Sul de Minas. Está a 381 km de Belo Horizonte. (foto acima de Carias Frascoli) A média no inverno varia de 9,4ºC a no máximo 14,3ºC. Em 9 de junho de 1985 foi registrado no município, sua menor temperatura, -1,4ºC . 
          A cidade aconchegante, conta com uma boa rede hoteleira e gastronômica, preserva tradições religiosas e folclóricas. É uma das maiores produtoras de café de Minas e conta também com várias atrações como o monumento do Cristo e o Lago Artificial, conhecido por prainha, inaugurado em 1981, a Casa da Cultura, além de abrigar o Instituto Federal de Minas Gerais.        
          Quem visitar Machado no mês de agosto poderá conhecer a Festa de São Benedito, com mais de um século de existência é uma das mais antigas e tradicionais festas religiosas, cultural e folclórica de Minas Gerais. A festa é realizada durante 12 dias do mês de agosto.   Indo à cidade, não deixe de experimentar também o famoso Pastel de Fubá  uma das principais iguarias do município. O pastel de fubá é encontrado em vários pontos da cidade e no popular Mercado Municipal. A culinária de Machado é ótima e diversificada. A cidade possui pesqueiros, pizzarias, comida oriental e comida tradicional de Minas. 
05 - Caldas
          Caldas é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais. É conhecida nacionalmente pela sua culinária, principalmente quitandas diversas. Todos os anos a cidade promove a Festa do Biscoito que atrai turistas de toda a região e de vários estados do Brasil nos dias de festa, que acontece todos os fins de semana do mês de julho de cada ano, em Pocinhos do Rio Verde, distrito de Caldas. A cidade é também uma das pioneiras na produção de vinhos em Minas, sediando um Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a estação enológica e vinícola da estatal. (na foto abaixo, do Erasmo Pereira, a Estação Experimental da Epamig em Caldas MG)
          O município possui belas paisagens, cachoeiras, montanhas, grutas, cavernas, formações rochosas e água medicinal, que fica no distrito de Pocinhos do Rio Verde.  A Pedra Branca e a Pedra do Coração suas duas paisagens lindas de Caldas que merecem ser visitadas. Na Pedra do Coração tem a capelinha de Santa Bárbara, singela e bem simples.  
06 - Maria da Fé
          É a cidade mais fria de Minas segundo o Inmet. A média mínima no inverno é 5,4ºC e máxima de 10,1ºC. A menor temperatura registrada no município, segundo o Inmet, foi em 21 de julho de 1981 quando os termômetros marcaram -8,4ºC. Nos últimos invernos as temperaturas estão sempre próximas do 0 grau ou abaixo. (foto acima de Cássia Almeida)
          Maria da Fé é a pioneira na produção de azeites na Serra a Mantiqueira. Através da Epamig, que mantém tem sua fazenda experimental na cidade, foi a responsável por introduzir as oliveiras na cidade e na região da Mantiqueira (na foto acima do Erasmo Pereira/Epamig). São azeites de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente. A fazenda da Epamig é aberta a visitação.
          Um atrativo para os turistas no inverno são as cerejeiras que foram plantas após a desativação da linha férrea na cidade. As cerejeiras seguem o trajeto da linha. (na foto acima de Rinaldo Almeida) O entorno da cidade o visitante se depara com paisagens de tirar o fôlego. O Pico da Bandeira (não é o de Alto Caparaó MG) é um dos mais visitados, bem como a Pedra do Pedrão. 
          A igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é um espetáculo. Vale a pena uma visita. (na foto acima de Gislene Ras) No mês de julho acontece na cidade o Festival de Inverno com produtos culinárias locais como o azeite, shows e bebidas e comidas quentes, já que o inverno é muito rigoroso.
Mais cidades
          Toda a região Sul de Minas é fria no inverno. Praticamente em todas as cidades da região acontece geadas no inverno com termômetros próximos de 0 grau ou abaixo como em Poços de Caldas, Sapucaí-Mirim, Carvalhos, Paraisópolis, Brasópolis, Cambui, Alagoa, Bueno Brandão, Baependi, Virgínia, Aiuruoca, São Bento Abade, Extrema (na foto acima de Joseane Astério) entre tantas outras cidades, que além do frio, tem muitas belezas naturais e ótimas culinárias tipicamente mineiras.

5 comentários:

  1. Olá! Existem duas informações erradas no texto de Monte Verde. A distância de Monte Verde até Campos de Jordão deve ser uns 80 Km. A distância até Gonçalves é de 38 Km e nao 80 como colocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário Mauro mas a informação que demos na matéria está correta. Basta conferir no google maps, onde nos passeamos para citar na reportagens as distâncias de Monte Verde até Campos do Jordão, 140 km e de Monte Verde a Gonçalves, 80 k. Desde já agradecemos por seu comentário. Abraços.

      Excluir
  2. Esqueceram da cidade mais alta de Minas Gerais que é SENADOR AMARAL

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores