Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 21 de março de 2017

As características dos principais queijos mineiros

(Por Arnaldo Silva) Nos mercados brasileiros encontramos diversos tipos de queijos. Verdadeiras tentações que ninguém resiste. Compra logo o que mais lhe agrada. A maioria opta pelo queijo Minas, é o mais popular, tem a massa massa bolo e a cor bem branca. É um queijo para consumo rápido.
          Quando é para fazer bolos e biscoitos, preferem o queijo curado. Há uma crença errada que queijo para comer é o frescal e para fazer quitandas, o curado. (na foto acima, queijos mineiros, meia-cura, feitos por Marília Marquez Lino)
          O Queijo Minas frescal é mais um tipo de queijo, mais uma receita de queijo, o mais popular e o mais acessível financeiramente, produzido não apenas em Minas, mas em outros Estados. Sua origem é mineira, por isso o nome, mas a receita se popularizou no Brasil inteiro. 
          Já o queijo especial, requer mais preparo e tempo maior de maturação que pode ser de 25 dias, 45, 60, 90, 120 e até 180 dias e não são iguais, nem um pouco. Cada região de Minas produz um queijo com características específicas, com tamanhos, sabores e texturas diferentes. 
          Essas características são influenciadas pelo clima, pastagens, altitudes, manejo do gado leiteiro e as bactérias agentes no processo de produção dos queijo. Por isso que nenhum queijo especial mineiro é igual ao outro. Isso se chama terroir (terruá na pronúncia) termo de origem francesa usado quando os produtos adquirem as características locais. 
          Um exemplo disso é o queijo acima, o Queijo D´Alagoa, da cidade de Alagoa no Sul de Minas. Produzido na Serra da Mantiqueira a 1522 metros de altitude é um dos mais premiados no Brasil e no mundo, medalha de prata e bronze no último Mondial du Fromage, na França. (fotografia acima de Jerez Costa)
          Seu sabor é levemente picante e gosto forte, intenso e persistente na boca. Tem o aroma de ervas frescas e lácteos. Sua casca é lisa, com coloração amarela com mofos brancos. 
          São mais de 2.000 tipos de queijos diferentes no mundo e em Minas são mais de 50 variedades de queijos. Esse é o queijo mofado. São mofos lácteos, não fazem mal à saúde humana e são benéficos. Sua função é proteger o queijo de estragar, protegendo-o de bactérias não lácteas que surgem durante maturação, como contato com mãos humanas, insetos, etc. Mofo em queijos são bem vindos, possuem pilicilina (antibiotico) natural. 
          Na hora de comer basta lavar ou se preferir, retirar a casca. É como uma fruta, que para comê-la tem que descascar. O mofo protege a casa, que conserva o sabor e qualidade do queijo que está dentro da casca. Simples.        
          Você vai conhecer os queijos das principais regiões queijeiras de Minas, queijos premiados e valorizados pela qualidade. Serro, Canastra, Araxá, Serra do Salitre.
Queijo do Serro
          A massa é bem homogênea, com coloração clara, consistente,  macia e sem rachaduras. Possui maior acidez em relação aos outros queijos.Quando curada, ganha uma crosta amarela e dependendo do tempo de cura, uma rígida crosta marrom. (foto acima de Tiago Geisler)
Queijo da Serra da Canastra
          Produzido há mais de duzentos anos, é o melhor queijo do Brasil e um dos mais premiados do mundo. É um tipo de queijo em que se pode dizer claramente, é único. Não tem igual em lugar algum do mundo. Sua massa é densa e encorpada. Tem um sabor forte e meio picante. Sua casca  rígida, lisa, ligeiramente oleosa, com coloração amarelada e alguns mofos brancos. (foto acima de Arnaldo Silva) 
Queijo Araxá
          Sua massa é densa, sem furos e com sabor picante. A casa é lisa e coloração amarelo claro. (foto acima de Luis Leite)
Queijo da Serra do Salitre
          É fácil ser identificado. O queijo é cremoso, com sabor suave. Na Serra do Salitre se produz os queijos fresco, meia-cura e o curado, sendo o mais famoso, o tipo Imperial que é envolto a uma resina preta, amarela ou vermelha para proteger e manter a qualidade e o sabor do queijo. (Na foto, queijo Terroir Mineiro Premium e Meia Cura do Seu João, um dos maiores produtores de queijo da Serra do Salitre/Divulgação)
          Deu para entender um pouco do universo do queijo mineiro? Na hora da compra, lembre desses detalhes e saboreie à vontade. São queijos de primeira, premiados não só no Brasil, como no exterior. 

Um comentário:

  1. Sorte minha que nasci e moro em Minas Gerais, sou grande consumidor de queijos e orgulhoso pela suas qualidades

    Fernando Espeschit

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores