Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Trem Vitória Minas: Horários, passagens e itinerários

(Por Arnaldo Silva) Em funcionamento desde 1907, a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) é o único trem de passageiros diário no Brasil. Liga Belo Horizonte a Vitória no Espírito Santo. O trem transporta por ano, uma média de 1 milhão de passageiros com conforto e segurança. Para quem quer se livrar dos engarrafamentos e das curvas perigosas da BR 262 para curtir as praias capixabas, viajar a negócios ou passear de trem, esse é o melhor meio de transporte.
       O trem não é de turismo, é linha de passageiros normal, mas é muito usado para quem gosta de trem, para quem quer fazer turismo numa das cidades em que o trem passa e para e pelos que gostam das praias do Espírito Santo. (foto acima: Vale/Divulgação)
     Não só por isso, mas os amantes da natureza adoram viajar nesse trem. Além de passar por cidades históricas como as que estão as margens do Rio Piracicaba e Rio Doce, o viajante pode contemplar ao longo da viagem, paisagens deslumbrantes de Minas Gerais e do Espírito Santo.  
     Desde 2014, o antigo trem foi desativado e funciona hoje um novo, importado da Europa com 56 carros sendo 10 na classe executiva e 30 na classe econômica, além do vagão restaurante, lanchonete, gerador e  vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais – cadeirante e pessoas com dificuldade de locomoção).
     O trem possui ainda serviço de bordo em todos os ambientes. Tem gente que mesmo viajando precisa ou gosta de estar conectado. (foto acima: Vale/Divulgação)
     O trem tem wi-fi, TV nos vagões, tomada para recarga de celular e as cadeiras tem mesinhas para colocar os notebooks. Há serviço de bordo em todos os ambientes a disposição dos passageiros com café da manhã, almoço e jantar com preço atrativo e cardápio variado.
     São cerca de 13 horas de viagem, num percurso de 664 km sobre trilhos. Mas quem viaja nem se incomoda com esse tempo todo porque a viagem é agradável, com belas paisagens, vistas espetaculares, rios, montanhas, matas nativas que fazem o tempo voar. Além disso tem a segurança. Não há nenhum acidente registrado nesse com esse trem pela Vale, e claro, nenhum engarrafamento. (foto acima: Vale/Divulgação)
Itinerário do Trem Vitória Minas 
     Ao longo do percurso são 30 paradas. Mas são paradas somente embarque e desembarque de passageiros, já que o itinerário é fixo e há horário a ser cumprido.
Saindo de Belo Horizonte
- 664 km é o percurso completo do Trem de Passageiros
- 30 pontos de embarque e desembarque
- 42 municípios atendidos
- 1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)

     São servidos refeições ao longo da viagem (na foto acima o Vagão Restaurante/Vale/Divulgação). Para saber informações de preços, cardápios e horários das refeições, continue lendo a matéria, poderão ver o o link do site da Vale e o telefone da Estação, onde poderão obter informações direto na empresa já que preços e cardápios podem sofrer alterações.
Passagens
     A procura pelas passagens do Trem Vitória Minas é grande, principalmente nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Além dos viajantes normais para as cidades de paradas do trem, o público que viaja de trem é muito variado. São grupos de amigos, família, casais de namorados, ou mesmo pessoas que viajam sozinhas, apenas pelo prazer de viajar de trem. O preço da passagem é acessível e a procura muito grande. Aconselha-se comprar as passagens com antecedência, principalmente no período de carnaval, feriados, férias escolares e festas de fim de ano. (foto acima e abaixo: Vale/Divulgação)
Serviços
Horários
     Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM: um sai de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES), às 7h, e chega a Belo Horizonte (MG), por volta das 20h30. O outro parte da capital mineira às 7h e encerra a viagem às 20h30. 
            A EFVM dispõe de um serviço adicional que faz o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era, ambas em Minas, e faz conexão com os dois trens da linha principal terá ajustes em seus horários a partir de 20 de outubro de 2022. A partida será as 9h com chegada prevista para 9h56. No sentido inverso, o trem sairá da estação D. Drumund às 16:45, chegando a Itabira às 17h50.
Passagem
     A passagem na classe econômica entre Belo Horizonte e Vitória é R$73,00 na Classe Econômica. Na classe executiva, o valor é R$105,00 (valores sujeitos a alterações) Quem precisar de informações sobre os valores entre outras estações, já que toda a estrada de ferro conta com 30 terminais, pode consultar os canais de atendimento da Vale, como o Alô Ferrovias (0800-285-7000) e (27 99503-5918), no site da Vale www.vale.com/tremdepassageiros ou pelo aplicativo “Trem de Passageiros”, disponível para Android e IOS. Além disso, pode obter informações direto na Estação Ferroviária de Belo Horizonte à rua Aarão Reis, 423, Centro. (foto abaixo do vagão restaurante: Vale/Divulgação)
Venda de passagens online
     Além de poder comprar passagens em mais de 30 pontos ao longo da linha, o passageiro pode adquirir bilhetes pela internet, por meio de cartão de crédito. A compra pode ser feita com até 60 dias antes da data da viagem. Para isso, é preciso entrar no site da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o site da Vale. Após fazer a compra online, quando for embarcar o passageiro deverá apresentar o comprovante na estação de embarque para receber o bilhete
Diferença entre o Vagão Econômico e Executivo
(segundo informações do site da Vale)
Classe Econômica
- Poltronas ergonômicas com acionamento mecânico
- Tomadas elétricas individuais nas paredes
- Monitores de vídeo
Classe Executiva
- Poltronas mais largas e reclináveis com acionamento pneumático
- Som e iluminação individuais
- Sistema de som individual com três opções de canais
- Descanso de pés
- Tomadas individuais (foto abaixo: Vale/Divulgação)
 
O que pode e não pode levar na viagem? 
- É proibido fazer uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Quem for flagrado com bebidas alcoólicas ou fumando, será retirado do trem na próxima estação.
- Não é permitido levar animais, mesmo os de pequeno porte levados em caixas pequenas, com exceção para cães guias.
- Cada passageiro pode embarcar com no máximo 35 kg de bagagem.
- Os preços das passagens do Trem Vitória - Belo Horizonte são calculados pela distância entre as estações de embarque e desembarque, de acordo com valores fixados pela ANTT, para vigorar do início ao fim de cada ano.

440 comentários:

  1. se for para fazer o trajeto 664 km quanto é a passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 65,00 classe economica e 100,00 executivo

      Excluir
    2. 65,00 classe economica e 100,00 executivo

      Excluir
    3. que belezinha...estimo ótimos engarrafamentos...extravio de bagagens..etc. etc.

      Excluir
    4. Olá, André Vale. Quanto custa a gasolina na sua cidade?

      Excluir
    5. Ja fiz viagens de aviao, trem, onibus e carro.
      Aviao só compensa se for na promoção, pq no geral é mega caro, e ja tive minha mala extraviada, portanto se nao for pra looooongas distancias, normalmente nao vou.
      Carro, tem o cansaço da viagem pro motorista, o desconto dos passageiros se estiver cheio, o risco de acidente, transito e bla bla bla...
      Onibus, pra mim o pior de todos, alem de ficar no desconfortk, com cadeiras apertadas, banheiro fedorento e ficar a merce do motorista pra dar aquelas paradas estrategicas pra ir no banheiro e comer, tem as desvantagens do carro tb (transito, acidente, assalto....)
      Trem, sinceramente, tenho adorado. Fico andando de um lado pro outro, como a hora q eu quiser, vou no banheiro de boa pq tem sempre alguem limpando, tem radio, wi-fi (cai toda hora mas quebra um galho), passa filmezinho gostoso, tem a opcao de entrerimento off line tb, tem cameras em toooooda a extensão do trem, ar condicionado... tenho feito a viagem de 13h na boa.

      Excluir
    6. maravilhoso se tivessemos trens em todo o Brasil viajar seria bem melhor sem contar na segurança

      Excluir
    7. Pretendo fazer essa viagem em breve e o preço está ótimo!

      Excluir
    8. Algum dia esse trem passará em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro?

      Excluir
    9. Está Tajysa curte é transporte clandestino... pegar carona na estrada... devia instalar o BLÁ BlA BLÁ no seu celular... pobretona....

      Excluir
    10. Queria esse tipo de viagem aqui no Rio de Janeiro..... ta sem noção de preço hein Thaysa.....

      Excluir
    11. Queria esse tipo de viagem aqui no Rio de Janeiro..... ta sem noção de preço hein Thaysa.....

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu queria fzr essa viagem mas levar tbm o carro pra dar uns rolés por la, viagem de trem só de ida pra curtir mesmo e fzr a segunda parte da viagem de carro... essa viagem de trem deve ser top mesmo...!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Pois é, deveria ter do Rio para Minas e para Vitória tb !!!😢😢

      Excluir
    2. Pra ser roubado... ai no RJ é bem capaz que roubem até os vagões do trem... kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Vão sequestrar o maquinista..Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
    4. MRS Info deveria ver as estatísticas de assassinato no Espírito Santo e outros índices de violência em outros lugares antes de falar do Rio de Janeiro de forma tão desrespeitosa.
      Realmente sua vida deve ser assistir noticiário e o Rio dá Ibope.

      Excluir
    5. Esse MRS Info deve ser mais um bobalhão. Mal informado e otário.

      Excluir
    6. Eu deixei o Rio pra morar em ES e não tem comparação, é um lugar muito mais tranquilo. O Rio tem números que se assemelham a de cidades em guerra. Muita violência.

      Excluir
    7. Kkkkkklk esta de roubarem os trilhos e os vagões no Rio foi tensa... kkkkll😂😂😂😂😂😂

      Excluir
    8. Está sendo estudada a possibilidade de reativar o antigo trem Prata, que fazia BH-Rio, mas com o nome de Trem Azul, não sei se é a Vale ou se será explorado por outra empresa.

      Excluir
    9. Deve ser maravilhoso viajar assim de trem,vou ver umas férias para este passeio.

      Excluir
    10. Ainda bem, se tivesse pro Rio, seriamos assaltados na primeira estação. kkkkkkk

      Excluir
  4. A vale não atender nosso Município de Naque,MG a linha de Ferro passa por terras da cidade mas a vale não preta transporte ferroviário a anos ao nosso povo.

    ResponderExcluir
  5. viagem de VITORIA a BELO HORIZONTE , maior de 60anos paga a metade ???? obrigado .

    ResponderExcluir
  6. Patrício, a passagem na classe econômica entre Belo Horizonte e Vitória foi fixada em R$65,00. Na classe executiva, o valor é R$100,00.

    ResponderExcluir
  7. Moro no interior do Estado de São Paulo....quero fazer essa viagem!!! Minha próxima aventura, se Deus quiser!!!

    ResponderExcluir
  8. Moro em JF, MG, ainda farei está viagem, e Deus que!

    ResponderExcluir
  9. pena que aqui no Rio de Janeiro não tem uma ligação ferroviária para Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nadia: a idéia e voce programar a sua chegada ate Vitória ES (se hospedar aqui um ou dois dias para descansar. E pegar o trem em Cariacica (que fica ao lado da rodoviária de Vitoria) só atravessar a segunda ponte e já está na estação! Voce pega o trem as 7:00 ( chegar com 40 min. De antecedência ) e chegará as 20:00;em Belo Horizonte. A idéia é voce aproveitar para conhecer a cidade que muito bonita e se hospedar pelo menos um dia e voltar de trem, para aproveitar a praia do ES ou pegar um aviao, onibus para a sua cidade RJ! Ou seja, é uma viagem que deve ser programada para nao haver inconvenientes! Espero ter ajudado.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quero fazer esta viagem! vou me programar!

    ResponderExcluir
  12. Maravilha ,gostaria muito de viajar nele eu e toda minha família ,mas saíriamos de juiz de fora .Pensem nisso .obrigada .

    ResponderExcluir
  13. Quantas horas de Belo Horizonte ate'Governador Valadares,por favor ???...Cleverson Gross..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média 6 horas de belas paisagens. Fiz esse percurso adorei....principalmente um pão de queijo fresquinho com café que eles passam vendendo.

      Excluir
  14. Adorava viajar com minha família , primos , neste trem Fomos várias vezes Que recordação fantástica!!! Ainda vou a Vitória , visitar minha filha e vou neste trem Dirce Saléh

    ResponderExcluir
  15. super recomendo, moro no ES, mas sou de MG, depois que capotei um carro tomei a decisão de ir de trem, meu pai foi maquinista da RFF, respiro esse universo desde de criança. Como vantagens tem-se o conforto, o preço e as paissagens. Temos tempo pra ler, dormir usar notbook, e fazer amizades. Vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe de algum lugar pra hospedar em Cariacica

      Excluir
    2. Vc sabe de algum lugar pra hospedar em Cariacica

      Excluir
    3. Concordo contigo, vale a pena, só de escapar das estradas super perigosas, descansar de dirigir, compensa tudo!

      Excluir
  16. Gostaria saber o valor das refeições!

    ResponderExcluir
  17. Não possuo cartão de crédito ,e quero fazer essa viagem bh à vtria ,com faço.para comprar ,sou do interior de minas.obrigado

    ResponderExcluir
  18. Só fiquei triste por saber que o trem é vedado! Uma viagem de trem tem que ser com janelas abertas! Tirar a janelas abertas tirou o melhor de uma viagem de trem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesma frustração minha; eu gosto de por o nariz pra fora, como os cachorros nos carros!

      Excluir
    2. Pois é, imagina se alguém vomita...

      Excluir
    3. Levei 2 netas pra conhecerem a viagem de trem!Levei tb vários brinquedos pra passarem o tempo,mas foi muito desgastante pra elas!É muito tempo pra elas ficarem presas dentro do trem e não apreciam a paisagem(que é linda)!É uma viagem preferencialmente para adultos!!

      Excluir
    4. Heloisa, as janelas são vedadas mas com vidros amplos que não deixam você perder nada das belas paisagens. Quando as janelas não eram vedadas a viagem era insuportável devido ao calor e o pó de minério. Como são hoje, a viagem é super confortável.

      Excluir
    5. como é dificil agradar!!!!
      tem gente que vive pra ser do contra!!!

      Excluir
    6. Acho que as pessoas deveriam ter a opção de, pelo menos, um vagão sem ar com janelas abertas. Agradaria a todos.

      Excluir
    7. Melhor ser vedado. Passa trem de carga com minério de ferro. Você fica toda brilhando e dependendo do local, seu rosto fica preto de minério de ferro. Aconteceu comigo há tempos atrás.

      Excluir
  19. boa tarde gente
    sou de Vitoria es gostaria de saber se tem parada de embarque em Caete, lugar quero fazer uma visita.

    ResponderExcluir
  20. boa tarde gente
    sou de Vitoria es gostaria de saber se tem parada de embarque em Caete, lugar quero fazer uma visita.

    ResponderExcluir
  21. Quero fazer essa viagem com minha familia vou me programar .Creio que tudo vai da certo em nome de JESUS.

    ResponderExcluir
  22. Que passeio mais lindo! Contando os dias para embarcar...

    ResponderExcluir
  23. .melhor viajem da minha vida moro em BH mais sou capixaba adorei fomos na econômica 65 reais e não tem quase diferença da executiva a não ser a cadeira que reclina um pouco mais e é mais confortável a alimentação é boa também e os preços bem acessíveis até a certas lanchonetes a coxinha é maravilhosa e custa 4 reais e tem como carregar o celular e notebook . a e no trem só aceita dinheiro .

    ResponderExcluir
  24. É verdade que não pode abrir as janelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá escrito na reportagem acima...rsrsrsrs

      Excluir
    2. Claro que não pode abrir as janelas. Ambiente refrigerado com mais conforto. Mas as janelas são amplas e envidraçadas não deixando vc perder nada das belas paisagens.

      Excluir
  25. gostaria de fazer a viagem so que sou do rio de janeiro gostaria de saber opçoes de pernoite nas cidades finais

    ResponderExcluir
  26. a estrada até prado é terrivel deveria ter um trem que vá até lá.

    ResponderExcluir
  27. Pretendemos fazer essa viagem . Minha esposa e eu.

    ResponderExcluir
  28. Meu transporte,vale a pena....recomendo!

    ResponderExcluir
  29. Paisagens incríveis!!! E agora com as janelas panorâmicas vai ficar muito melhor para vislumbrá-las!!!

    ResponderExcluir
  30. Coisas boas do Brasil q dá certo.....Precisamos mto mais linhas como esta por todo o país. Aliás, precisam rever a logística d cargas e pax por todos os meios; rodoviário, ferroviário, hidroviário. O 'gigante' precisa sair do tal berço esplêndido e caminhar, afinal! Parabéns à Vale e a todos q curtem....

    ResponderExcluir
  31. Moro em Brasília, em breve farei esta viagem e registrarei cada detalhe...

    ResponderExcluir
  32. Já viajei de trem, e é uma experiência única, tranquilae segura.

    ResponderExcluir
  33. onde tem hospedagem perto da estação em cariacica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em cariacica Franciene se quiser posso te ajudar, aqui tem várias pousadas!

      Excluir
    2. Nao ha pousadas proxima à estação. O centro de vitoria (10 min ate a estacao) certamente ha pensões. Mas antes de se hospedar busque informacoes sobre o local. Nao esqueça de ver pensao tambem em BH. Porque o outro trem só voltará no dia seguinte para Vitória. O ideal é vc ficar em BH pelo menos dois dias.

      Excluir
    3. Logo ali nas imediacoes tem a 2 Ponte ... embaixo dela deve ter alguma hospedagem para vc

      Excluir
  34. Respostas
    1. Na pagina da vale tem o roteiro com a cidades em que ele para. Caso nao tenha a sua cidade veja se há uma outra cidafe proxima da sua.

      Excluir
    2. Leia nesta página acima o roteiro!!

      Excluir
  35. Viajei em Abril de Cariacica à Belo Horizonte, o novo trem têm poltronas desconfortáveis, feitas para viagens curtas. Para conseguir dormir alguns de nós dormimos no chão debaixo delas.

    ResponderExcluir
  36. Viajem maravilhosa recomendo a todos...

    ResponderExcluir
  37. fiz essa maravilhosa viagem em 1976, saindo de Governador Valadares para Cariacica, residia em Santo Antonio do Aventureiro - MG e fui a Valadares passear em casa de parentes qdo decidimos fazer a viagem, simplesmente sensacional!

    ResponderExcluir
  38. VIM MUITO DE IPATINGA -BH UMA BOA VIAGEM....................

    ResponderExcluir
  39. Tem vagão de carga, para levar uma moto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida é trem de passageiros e nao trem de carga ( outra categoria). Para cargas ligue para a central de trens da Vale ( cargas) para ver se eles fazem esse tipo se serviço.

      Excluir
    2. Milton Machado Rabayoly, vc é muito inconveniente. Responde a todos com críticas e gozações. Cara chato!

      Excluir
  40. Gente eu adoro viajar de trem ainda mais passando por paisagem so Minas tem e show de bola um dia quem sabe eu farei esse belo passeio valeu um abraço

    ResponderExcluir
  41. Bem que eles podia fazer os trens volta seria bom D++++++

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a volta de trem pra dendro de cidades grandes pra viagens longa trem de carga mudaria muito e muita coisa nesse país ... Seria maravilhoso ..

      Excluir
  42. Quando éramos crianças meus pais nos levaram para São Paulo e fomos de trem. Saímos de Uberlândia e pegamos dois trens. Foi uma viagem inesquecível para todos nós. Até hoje me lembro com muita saudade. Quero fazer esta viagem.

    ResponderExcluir
  43. gostaria de ir Belo Horizonte para Itabira MG, a que horas eu chego em Nova Era para pegar conecção Itabira? e qual o preço eu pago até nova Era? e depois para Itabira?

    ResponderExcluir
  44. Como faço para ir de trem para caeté mg?

    ResponderExcluir
  45. Muito legal!...adoraria curtir essa aventura....

    ResponderExcluir
  46. Uma aventura e tanto. Só falta uma coisa as parcerias com hotéis e transportes com preços acessíveis das estações aos mesmo pois como acontece com diversos setores no Brasil. A 1ª parte - a viagem de trem um espetáculo preços atraentes - atendimento de bordo idem - pelo menos da última vez que viajei foi compatível. Já os deslocamentos, informações, locações, hospedagens nos destinos nos deixam com o pé atrás, fazer ou não, entrar ou não nessa deliciosa aventura - que deveria ser rotina e estendida num país tão lindo e que tinha uma malha ferroviária que deveria ser recuperada e gerar empregos, turismo por todos os lados incluindo em Minas, que já foi pioneira. Fica a dica: Parcerias com preços compatíveis e mais informações aos passageiros ao chegar ao destino,seja ele qual for.

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente o pt não conseguiu reativar diversas ferrovias brasileiras, seria tão bom viajar de trem novamente para diversas cidades do nosso país

    ResponderExcluir
  48. Deus abençoe que ainda vou fazer esta viagem com a minha família

    ResponderExcluir
  49. Seria bom se no artigo houvesse esclarecimentos sobre as acomodações.

    ResponderExcluir
  50. POR QUE A VALE NÃO LIGA VITÓRIA ATÉ GUARAPARI???????

    ResponderExcluir
  51. Ainda farei esse passeio com minha esposa estou ansioso

    ResponderExcluir
  52. Já fiz esse percurso, mas só até Valadares. Em janeiro pretendo ir mais longe.

    ResponderExcluir
  53. É muito bom viajar de trem, mas só quando não tiver com pressa de chegar ao destino.

    ResponderExcluir
  54. A Viagem eh Maravilhosa.... Lanchonete com preço acessível, você não se cansa como muitos pensam e eh muito gostosa a viagem... UNICO ponto negativo para mim eh quanto aos fumantes... Eu sou 1 fumante... Por tanto quando viajo de onibus de 4 em 4 horas tenho a chance de fumar um cigarro... Mas no trem nao existe essa possibilidade... Ultima vez que viajei fique as 12 horas em estado de nervo por não poder fumar... Portanto bem que poderia existir um meio exemplo no final do trem onde não ha vagão...para os fumantes seria melhor... Eh so minha opinião...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. herington, já que você ficou 12 horas sem esta praga, porque você não esqueceu do cigarro e parou de fumar? Se existe um vício que mata o viciado e incomoda quem está perto é o fumo!

      Excluir
    2. Boa sugestão, Herington!! Eu nem vou planejar por conta disso... 12 horas sem fumar e a claustrofobia atacada com falta de janelas!! Uma pena...

      Excluir
    3. Pois eh, eu sei que mata é tals... mas eh um vicio, será que vc leva uma vida 100% saudável caro amigo, sem refri, cerveja, e sai de casa com o balão de oxigênio para não respirar dióxido de carbono e co2 liberados pelos carros? Só questionei esse ponto. Pois antigamente há uns 8 anos quando viajei a 1 vez era liberado fumar nos espaços entre um vagão e outro, pois os espaços são a "céu aberto" só podia voltar com essa questão para agradar a todos. Direito de ir e vir amigo, meu direito começa onde o seu termina.

      Excluir
  55. A partir de quantos anos paga passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post tem o site da Vale. Entre no site e veja essa questão diretamente com a Estação em Belo Horizonte.

      Excluir
  56. o deficiente paga o trem, e eu posso reservar a passagem via internet e em qual categoria se o deficiente tiver direito de não pagar está disponível

    ResponderExcluir
  57. Eu já fui! Viagem maravilhosa! da vontade de repetir.

    ResponderExcluir
  58. Dica de hotel onde eu posso me hospedar com esposa e filhinha, próximo à estação em BH, pois retornarei no dia seguinte. Queremos fazer ama viagem de aventura, à bordo do trem.

    ResponderExcluir
  59. Alguém com experiência com crianças? Elas suportam bem a viagem?

    ResponderExcluir
  60. Acho que a Vale deveria pensar nas pessoas que tem claustrofobia e voltar com alguns vagões com janelas abertas. Momento de inclusão. Quantas pessoas deixam de fazer essa viagem que deve ser maravilhosa pir esse motivado???? Pensem com carinho!!!!

    ResponderExcluir
  61. Acho que a Vale deveria pensar nas pessoas que tem claustrofobia e voltar com alguns vagões com janelas abertas. Momento de inclusão. Quantas pessoas deixam de fazer essa viagem que deve ser maravilhosa pir esse motivado???? Pensem com carinho!!!!

    ResponderExcluir
  62. Crianças de quatro anos pagam quanto?

    ResponderExcluir
  63. É acessível para cadeirantes? sou cadeirante e queria muito fazer esta viagem.

    ResponderExcluir
  64. Moro em Uberaba, alguém sabe me dizer uma maneira fácil de chegar a BH sem muito gasto? E gostaria de aproveitar e conhecer alguma praia no ES, alguém me indica?

    ResponderExcluir
  65. Bacana! Meu noivo e eu queremos fazer,é possível levar nossas bicicletas? Fazemos cicloturismo e seria interessante. Abraço,Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Basta embalar e ir na estação estação de origem no dia anterior com.as bicicletas

      Excluir
  66. Alguém sabe se nos finais dos trechos tanto e BH quanto em ES tem opções de hospedagem? Alguem pode indicar hotel, pousada ou hostel? Curti essa opção de viagem.

    ResponderExcluir
  67. A estação do trem em BH fica próximo a rodoviária ?

    ResponderExcluir
  68. Trem de passageiro é uma coisa muito boa, hj tenho 40 anos me lembro de quando tinha uns 8 ou 9 anos e ainda tinha aqui na minha cidade de são jose dos campos esse serviço, ia pra casa de meus avos em engenheiro passo de trem, era muito bom, acho ridículo hj em dia não ter investimentos nessa área, principalmente no estado de São Paulo.

    ResponderExcluir
  69. sera´q um dia teremos uma estaçao de embarque e desembarque aqui em caeté-mg, sonho de todos os habitantes de caete q sao afixionados por viagem,esta´lançada a ideia,porem se depender do poder publico quem sabe quando a copa do mundo voltar ao brasil

    ResponderExcluir
  70. Queria muito fazer esse percurso de trem. Preço ótimo, o povo gosta de reclamar demais. Pegam ônibus então, com poucas paradas ao longo do trajeto, risco de acidentes imenso e sem restaurante, com o banheiro minúsculo.

    ResponderExcluir
  71. Alguém pode me explicar a diferença das acomodações entre a clase economica e classe executiva?
    Grata.

    ResponderExcluir
  72. Muito legal a viagem de trem, pena que acabaram com outras linhas pelo nosso país, mas esse trajeto já fiz e curti muito, vale a pena...

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber até qual idade não paga passagem para crianças?
    E a diferença da classe economica para a executiva? Alguém já viajou com bebê de 2 anos?

    ResponderExcluir
  74. Alguns gostem e outros não, mas existem os tabagistas, como eu, que não ficam muitas horas sem fumar. Portanto seria bom que existisse os vagões específicos para essa classe. Talvez um único vagão aberto para tal. Fica a sugestão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso tbm. Será que não pode descer quando param pra pegar passageiros??

      Excluir
    2. As paradas levam em média 10 a 40 segundos... não dá para nem dar um trago...kķk eh fofa há e a diferença entre uma classe e outra eh que vc na classe executiva pode usar o vagão disponível para leitura e com carregadores de celular. A classe econômica não pode usar este vagão

      Excluir
  75. deu até saudades já fui pra vitória nesse trem e uma delicia viajar de trem qual quer dia irei de novo...

    ResponderExcluir
  76. Alguém que tenha andado nas duas classes e possa me dizer se muda muita coisa da econômica para executiva, se compensa o valor pago a mais?

    ResponderExcluir
  77. Já viajei no trem velho e ano passado fui experimentar o novo e adorei... recomendo demais....ainda mais seguro, confortável e moderno.

    ResponderExcluir
  78. Quero ir BH, mas não sei o que fazer quando chegar. Alguém pode dá dica de hotel e ponto turístico?

    ResponderExcluir
  79. Creio não ser muito apropriado comparar o preço da passagem com carro ou avião, como alternativa para escolha do trem. Quem opta por fazer uma viagem dessa deve faze-la pelo prazer de ver paisagens lindas e se aventurar no único trecho de longa distância ainda em operação no Brasil. É mais q uma viagem entre doi pontos, é uma viagem no tempo. Caso contrário, opte por meios mais rápidos e mais confortáveis.

    ResponderExcluir
  80. Fiz essa viagem há alguns anos p Itabira, saindo de Vitória. Se naquela época, que o trem não era tão chique, a viagem foi maravilinda, imagino agora. Se Deus quiser voltarei a fazer essa viagem e voltarei à linda Itabira, terra do nosso portal Carlos Drummond de Andrade.

    ResponderExcluir
  81. Moro no Rio de Janeiro e fiquei encantado, adoro trem, e pergunto- Qual o melhor e barato meio pra eu conseguir fazer um percurso??

    ResponderExcluir
  82. Farei essa viagem amanhã 🚃🚃🚃estou muito ansiosa!!!BH me aguarde👏👏👍👍

    ResponderExcluir
  83. Farei essa viagem amanhã 🚃🚃🚃estou muito ansiosa!!!BH me aguarde👏👏👍👍

    ResponderExcluir
  84. Eu já fiz essa viagem. É muito legal, vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir
  85. Alguém sabe me dizer o quanto balança os carros nessa viagem?

    ResponderExcluir
  86. A viagem me parece lindíssima, mas não será desconfortável ficar 13 horas nas poltronas? As refeições são servidas em vagão restaurante ou nas poltronas? Idosos suportam bem a viagem?

    ResponderExcluir
  87. tarde. Sou deficiente fisico e gostaria de saber sobre a acessibilidade para entrar nos vagões. Não sou cadeirante mas tenho dificuldade imensa de locomoção.Uso duas bengalas canadense sendo que não tenho boa mobilidade, principalmente com a perna direita que não dobro o joelho.
    atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim acesso a deficientes físicos nos vagões sim.A rampa de acesso as portas do trem é retilínea e como todo trem moderno, tem acessibilidade.

      Excluir
  88. tarde. Sou deficiente fisico e gostaria de saber sobre a acessibilidade para entrar nos vagões. Não sou cadeirante mas tenho dificuldade imensa de locomoção.Uso duas bengalas canadense sendo que não tenho boa mobilidade, principalmente com a perna direita que não dobro o joelho.
    atenciosamente.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia!
    Tem como postar o horário de Cariacica a Belo Horizonte?
    Quero passar o dia no Caraça(Barão de Cocais)e voltar no fim da tarde!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a matéria novamente com mais atenção Tulio. Está lá. Sai todos os dias as 7 hs de Cariacica.

      Excluir
  90. Trabalhei na área da VALE nos estados do Maranhão e do Pará. Fiz várias viagens nos trens da EFC(Estrada de Ferro Carajás) tanto na classe executiva quanto na econômica e é "show de bola"!!! Segurança total; pontualidade satisfatória!!! Na classe econômica os vagões eram "janelados", ao ar livre; mesmo chegando ao destino todo cheio de pó do minério, estava valendo!!! Não sei hoje se ainda é desse maneira!!! TUDO BOM!!! Em tempo, viajei pela última vez a uns 5 anos atrás!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber valores de café da manhã ou está incluso e tb de almoço ,jantar enfim gostaria de maiores detalhes ,desde já obrigada1

      Excluir
  91. Saindo de BH teria retorno quando alguém pode me dizer

    ResponderExcluir
  92. concordo com você Vilma. Um país deste tamanho do Brasil nossa malha ferroviária é insignificante e, a passagem não está cara. é muito prazeroso, já viajei com meus filhos, foi uma viagem gratificante. Não viajo mais por falta de companhia e, ainda não encontrei o local ideal para ficar, a viagem fica bem em conta, os acessos e hospedagem - ainda deixam a desejar. Pacotes seriam muito bem vindos, claro, que caibam em nossos bolsos. Este trem, ainda é um dos nossos melhores e mais lindos patrimônios. Meu sonho é que possam serem recuperadas todas as ferrovias, que nos matam de paixão ao ler, ao buscar não muito longe na história - veja ferrovias. Viajei muito de trem com meus pais. Sou apaixonada por eles desde sempre.

    ResponderExcluir
  93. A Passagem não é cara considerando a distancia.
    Mas não é um trem turístico, então para quem pensa em viajar aproveitando o passeio, esqueça, é muito cansativo,o desce e sobe de passageiros é desconfortante, já que o trem é utilizado como meio de trasporte para o pessoal da região, a comida é um horror, não é possível descer nas estações para comprar nada.
    Ou seja, se estiver pensando em viajar e ter uma experiencia boa, essa não é a melhor opção já que NÃO É UM TREM TURÍSTICO, não é nada pensado nos turistas.

    ResponderExcluir
  94. Sou saudosista das ferrovias (tenho 65 anos) e tenho muita vontade de fazer essa viagem. MAS... viajo muito de bicicleta e esse trem não leva bicicletas como bagagem (já me informei). Uma pena... Se um dia mudarem isso pode ser que eu vá.

    Quanto ao valor da passagem, estou de acordo.

    ResponderExcluir
  95. Alguém tem o site para compra via internet???? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia com atenção o post, todo, até o fim. Tem link do site e um link para compra de passagens online.

      Excluir
  96. Adoraria fazer esse topo de viagem,mas não tem saindo de Goiânia!

    ResponderExcluir
  97. Adoraria fazer esse topo de viagem,mas não tem saindo de Goiânia!

    ResponderExcluir
  98. Amigos bom dia, alguém aqui que viajou nesse trem, sabe dizer se ah dormitórios? Pois tenho certeza que a senhora minha mãe irá amar um passeio assim!
    Mas são muitas horas sentada.

    Agradeço a todos ótima semana

    ResponderExcluir
  99. Olá Idoso 60 anos e criança com menos de 5 anos pagam passagens?

    ResponderExcluir
  100. Qual é o valor da passagem de G. Valadares a BH?

    ResponderExcluir
  101. Tem alguma cidade que vale a pena visitar neste percurso?

    ResponderExcluir
  102. Não vejo a hora de poder viajar nesse trem. Deve ser bom demais.

    ResponderExcluir
  103. Parabéns!!! Amei a matéria e os preços são excelentes, faria essa viagem sem duvida alguma.

    ResponderExcluir
  104. meu sonho farei independente do valor o que mais importa o prazer de conhecer tanto lugares lindos

    ResponderExcluir
  105. fiz essa viagem em janeiro até timóteo(mg) com esposa , irmã e minhas netas, adoramos, já estamos programando outra, do inicio ao fim, (BH/caríacica), viagem com toda segurança, tranquilha, alimentação boa, limpeza excelente e funcionarios prestativos, recomendo, basta não ter presa em chegar, ahhhhh, com belas paisagens no trajeto.

    ResponderExcluir
  106. Vou fazer essa viagem muito breve, não estou com pressa de chegar, se tivesse com certeza iria de avião. Como sou otimista um dia quem sabe vamos ter fazendo esse trajeto ,um Trem Bala,melhor que aquele que tem na Europa, que desenvolve uma velocidade de 300 km hora.

    ResponderExcluir
  107. Tenho certeza que vou gostar muito, conhecendo as paisagens e cidades
    entre Vitoria BH, que são lindas.

    ResponderExcluir
  108. Tem sempre alguém do contra! Ou invejosa porque não tem dinheiro para comprar a passagem.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite. Gosto muito de viajar de trem. Quando era mais jovem eu usava muito esse meio de transporte. Pena que com o tempo foram acabando com os trens de passageiros. Por acaso alguém sabe a que velocidade esse trem viaja? Curiosidade. Grato.

    ResponderExcluir
  110. Muito boa a viagem. Atendimento excelente, vagões confortável se você ainda não viajou de trem faça essa experiência. Vale a pena e depois tire as suas conclusões.

    ResponderExcluir
  111. O único inconveniente (ou seria conveniente?) é a velocidade baixa. Esqueçam que é um meio de transporte e curtam a viagem com tudo que o trem oferece! Show! Quem dera nosso país fosse cortado por ferrovias e tivéssemos trens de alta velocidade!

    ResponderExcluir
  112. eu Gostava nesse trem mas uma viagem de vitoria a minas gerais logo, logo.então vau com Deus?

    ResponderExcluir
  113. Posso garantir que a passagem está barata. Tenho viajado de trem no exterior e ( salvas as devidas proporções ) o preço é muito, mas muito mais caro. Pelo visto essa viagem deve ser super agradável. Ela oferece muito conforto e belas paisagens. Que pena que este tipo de transporte não seja incentivado no Brasil. Seria maravilhoso podermos contar com este tipo de turismo por todo o país.

    ResponderExcluir
  114. Vamos falar sobre a cidade de Mariana....

    ResponderExcluir
  115. Quero esclarecer que existe trilhos entre Rio de janeiro e Vitória, haja vista que no passado o trem chamado Cacique fazia esse trajeto.
    Se houvesse boa vontade da MRS Logistíca, poderia se reativar esse trajeto em grande estilo, assim como a Vale faz entre BH e Vitória.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores