quinta-feira, 21 de abril de 2016

Os Cânions de Capitólio

Compartilhe:

As águas de Furnas brindou Capitólio MG, na região Oeste de Minas, com gigantescos lagos de água na cor esmeralda. Mesmo a 600 km do litoral brasileiro, o mineiro se sente com um mar, de água doce, com direito a praias, passeios de barcos, escunas, chalanas e mergulhos nas águas do enorme lago que banha 33 cidades mineiras, com 1440 km2. É carinhosamente chamado de Mar de Minas. (foto acima de Pedro Beraldo)
As águas cor esmeralda emolduram a beleza dos cânions, cuja altura vai de 15 a 20 metros. São espetaculares e o visual é de tirar o fôlego. 
Pelas águas que adentram nas fendas dos cânions nos deparamos com grutas e lindas cachoeiras entre elas a da Lagoa Azul, (na foto ao lado de Marcelo Santos) a mais procurada do município. Essa beleza toda pode ser apreciada de barco, escuna ou chalanas, disponíveis para turistas. Além dos passeios aquáticos, Capitólio tem cenários ideias para a prática de rapel e escaladas. Um dos lugares mais procurados para esportes radicais é a Trilha do Sol, as quedas do Grito e do Poço Dourado, lugar perfeito para banho e mergulho. 
Do alto do Morro do Chapéu se tem essa visão acima (foto acima de Cléber Feltraco). São 1293 metros de subida, mas compensa pela beleza do visual dos Cânions. Dá para ver até os municípios em redor. Além das belezas naturais, é possível desfrutar de pratos à base de peixe de água doce como traíras e tilápias,nos pontos turísticos do município. A gastronomia de Capitólio é tipicamente mineira e os peixes são preparados com o melhor do tempero de Minas. O frango caipira é um dos pratos muito apreciados, bem como churrasco de peixe. 
Veja como chegar a Capitólio, saindo de Belo Horizonte
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CAPITÓLIO
Distância de Belo Horizonte - 283 km - acesso pela MG-050
Informações turísticas
Centro de Informações ao Turista
R. Dr. Avelino de Queiroz, 466 - Centro. Tel: 3373-1977

(na foto ao lado Cachoeira do Grito na Trilha do Sol em Capitólio/MG. Fotografia de Carlos Eduardo)
Endereços
Cachoeira da Lagoa Azul.
Acesso pela MG-050 (direção Passos), Km 311
Trilha do Sol
Acesso pela MG-050 (direção Passos), Km 304
Site da Prefeitura para contatos: http://www.capitolio.mg.gov.br

Nota: Os cânions ficam no município de São José da Barra, na divisa com Capitólio, onde saem as embarcações para os passeios turísticos. Devido a cidade ser mais conhecida e receber mais turistas, os cânions passaram a ser chamados de "Cânions de Capitólio" e conhecidos por esse nome, mas na verdade, são os Cânions de São José da Barra, já que as fendas estão neste município.Mas o que importa mesmo é que são cânions de Minas Gerais. 

4 comentários:
Faça também comentários
  1. Nossa que lindeza! É um paraíso a ser conhecido e descoberto pelos turistas!!

    ResponderExcluir
  2. Se Deus quiser nas férias minha irei conhecer .

    ResponderExcluir
  3. Lugar maravilhoso. Procurem ir de segunda a sexta. Fim de semana fica lotado. Se nao tomarem uma providencia com urgencia, vao acabar com a beleza natural!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estão jogando muito lixo, o governo federal tem que transformar isso em reserva. Se não tomar cuidado, como disse o colega acima, vão acabar com tudo.

    ResponderExcluir