Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Serra da Moeda e as ruínas de São Caetano da Moeda Velha

(Por Arnaldo Silva) Bem pertinho de Belo Horizonte, pouco menos de 30 km, temos uma das mais deslumbrantes e espetaculares montanhas mineiras: a Serra da Moeda. (foto acima de Andréia Gomes) Com picos que variam de 1140 a 1500 metros de altitude, a cordilheira possui 70 km de extensão, abrangendo, os municípios de Moeda, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto, cidades que compõem ainda o Vale do Charme.
          Nos tempos do Brasil Colônia, mesmo com o rígido controle da Coroa Portuguesa sobre nossas riquezas, existia na região da Serram, por volta de 1720, a Fábrica do Paraopeba, uma fábrica clandestina de moeda, tendo sido a primeira do gênero no Brasil. (na foto acima do Barbosa, as ruinas da antiga fábrica, em São Caetano)
          Fundiam ouro sem arrecadar o quinto, que deveria ser pago à Coroa Portuguesa. Por isso a região, que antes se chamava Serra do Paraopeba, passou a chamar-se Serra da Moeda, bem como a cidade, Moeda, porque em seu território, estão as ruínas dessa fábrica, em São Caetano da Moeda Velha, ou simplesmente, Moeda Velha. (na foto acima do Evaldo Itor Fernandes)
          Hoje a riqueza produzida na região não são mais moedas de ouro e sim, o turismo e também a extração do minério de ferro. (foto acima de Andréia Gomes) As cidades que fazem parte da Serra da Moeda tem ótima estrutura para receber os turistas, com excelentes pousadas, restaurantes típicos, com a melhor da culinária mineira. São opções que cabem para todo o bolso, desde o viajante estilo mochileiro ao que prefere o luxo e conforto.
          A vista é incrível, impressionante e um dos locais preferidos dos trilheiros, praticantes balonismo, voo livre e asa-delta que vem de todos os lugares, inclusive de outros países, atraídos pela beleza da cordilheira. (foto acima de Andréia Gomes) Na Serra, uma rampa natural, a 1500 metros de altitude, é o maior atrativo, tanto para os esportistas, tanto para quem procura apenas relaxar, com a belíssima vista, com as opções de subir a Serra de bike, a pé ou mesmo a cavalo. Conhecer a Serra da Moeda é conhecer um pouco magia singular das montanhas mineiras.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores