terça-feira, 19 de abril de 2016

Pão de queijo surgiu na serra mineira por necessidade

Compartilhe:

     Acredita-se que o pão de queijo tenha surgido no século 18, na época do auge do ciclo do ouro em Minas. Todos os dias chegavam em nossas terras bandeirantes, portugueses e tantas outras pessoas em busca do ouro. Com esse fluxo enorme de gente, a necessidade de comida era grande em um país recém colonizado, com poucas opções alimentares. As dificuldades de trazer ingredientes, como trigo da Europa, eram grandes porque demoravam muito, vinham de navios em viagens que levavam meses e os ingredientes se perdiam pelo caminho. Assim, pela necessidade, foram surgindo os nossos nossos pratos e quitandas especiais. A mais famosa, é o pão de queijo.
     Pesquisadores acreditam que o pão de queijo, que é a maior identidade mineira, tenha surgido em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra. Segundo o historiador da Universidade Federal de Minas Gerais, José Newton Meneses, em entrevista veiculada no Globo Repórter da Rede Globo em setembro de 2014, a informação é segura:  "As pesquisas foram feitas a partir de listas de compras, encontradas em inventários antigos. É o encontro da substituição do trigo, importado de Portugal, então, muito caro e uma certa produção local de outros produtos. Como o caso do pão de queijo, com os polvilhos da mandioca. O polvilho azedo, o polvilho doce, principalmente”.
     Como não existia trigo no Brasil à época da colonização, ingrediente essencial para se o tão desejado pão que os portugueses sentiam falta, surgiu o nosso pão brasileiro, que não usa trigo, mas sim o polvilho, feito da brasileiríssima mandioca. 
“O pão de queijo não é tecnicamente um pão, não usa nenhum tipo de fermento para produzir o crescimento do pão, então, ele tecnicamente é um biscoito de polvilho, né? Mas, ele adquire um valor tão grande, cultural, na subsistência dessas famílias, que dá-se a ele o nome de pão”, explica o historiador da UFMG.
     Na época os portugueses queriam um pão e foi criado, com o que tinha em nossas terras, o pão de queijo. Pode até não ser aquele pão que os portugueses costumavam comer em Portugal, mas porque foi chamado de pão e levava queijo, foi chamado de Pão de Queijo e nenhum mortal ousaria em mudar o nome da nossa mais importante quitanda.
     Todos nós comemos pão de queijo, se der, todos os dias e nunca enjoamos. Sabe por que? Porque nós mineiros temos um carinho enorme pelo fazemos e além de carinho, tradição passada de geração e amor ao que fazemos. Com amor tudo fica mais gostoso.
Aprenda a fazer uma receita de pão de queijo típico de Minas Gerais
Ingredientes:
1 kg polvilho azedo
1 copo americano de água
1 copo americano de óleo
1 prato de queijo ralado
5 ou 6 ovos
Leite ou água para amolecer a massa
Manteiga para untar
Sal a gosto
Modo de preparo:
Ferver o óleo e a água. 
Depois de levantar fervura, coloque a mistura da panela na tigela do polvilho, escaldando-o. 
Após, colocar os ovos e mexer a massa.
Acrescentar aos poucos o queijo ralado, o sal a gosto e continuar mexendo.
Amolecer a massa com um pouco de leite ou água, até a massa ficar em ponto de enrolar.
Untar as mãos com manteiga e fazer bolinhas.
Dispor os pães num tabuleiro untado com manteiga e colocar para assar.     

     Essa receita é tão boa que é a única coisa que mineiro não come quieto. Fala pra todo mundo e tem prazer em dizer que está comendo pão de queijo. E com muito orgulho!
     Por que? Porque é bom demais da conta uai! (Por Arnaldo Silva)

10 comentários:
Faça também comentários
  1. Respostas
    1. Na receita tradicional se usa o azedo.

      Excluir
    2. Na receita tradicional usa se o doce.

      Excluir
    3. Certo é que a mistura dos 2 tipos é que produz melhor resultado: o azedo ocasiona maior crescimento e o doce garante a crocância exterior.

      Excluir
  2. Magnífica reportagem Precisamos muito conhecer mais "prata da casa" que é como chamamos os típicos pratos da gastronomia mineira.

    ResponderExcluir
  3. Pao de queijo bão demais uai
    Eu como boa mineira não so gosto como até faço para vender e ganhar uns trocados.
    Mas com bastante queijo tem que ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta receita aí carece de um incremento no queijo. Um prato de queijo pra 1 kg de polvilho, é pouco. Mas se vai comer todo dia, 2 vezes por dia, tem que maneira no queijo mesmo.

      Excluir
  4. Mineiríssimo que eu sou, simplesmente ADORO pão de queijo.....

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe fazia igual essa receita, muita saudade !

    ResponderExcluir