Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Receita do biscoito Ginete do Norte de Minas

(Por Arnaldo Silva) A região Norte de Minas é formada por 89 municípios. No Norte mineiro predomina o bioma Cerrado e em menor parte, a Caatinga. Uma região diversificada, rica em cultura, artesanato, folclore, belezas naturais, riquezas minerais e uma tradição tricentenária na gastronomia.
          A culinária do Norte de Minas tem forte influência portuguesa, indígena, africana e nordestina. Essa influência enriqueceu e solidificou a culinária regional, destacando pratos a base de frutos do Cerrado, como o pequi, além do bolo puba, o cascarrão, pratos com peixes de água doce, a cachaça e o popular biscoito Ginete.
          Sempre presente nas mesas do povo do Norte de Minas, o biscoito Ginete é uma deliciosa tradição norte mineira, além de nordestina, principalmente no estado de divisa, a Bahia.
          O biscoito Ginete faz parte dos saberes e sabores norte mineiro, inclusive em parlendas. Pra quem não sabe, parlendas são pequenos versos cantados ou entoados, em poucas sílabas. Vesinhos tipo “Bam ba la lão. Senhor Capitão. Espada na cinta. Ginete na mão”, ou ainda “Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato. Cinco, seis, chegou minha vez. Sete, oito, comer biscoito. Nove, dez, comer pastéis!!!” Lembram? As parlendas ajudavam muito no aprendizado das crianças.
          Mas vamos ao que interessa, a receita do Biscoito Ginete.
INGREDIENTES
. 1 quilo de polvilho doce
. 1 ½ xícara (chá) de açúcar
. 500 gramas de manteiga em temperatura ambiente
. 6 a 8 ovos batidos
. 1 colher (café) de bicarbonato
. 1 pitada de sal
. 1 pacote de coco ralado
MODO DE PREPARO
- Em uma gamela, despeje todo o polvilho, acrescente o bicarbonato, o sal, o coco ralado, o açúcar e misture tudo.
- Acrescente a manteiga e misture bem.
- Mexa, até todos os ingredientes estarem bem homogêneos.
- Vá acrescentando aos poucos os ovos batidos e mexendo. A massa não pode ficar muito dura e nem muito mole, mas homogênea e lisa.
- Unte uma fôrma com manteiga.
- Coloque a massa em um saco de confeiteiro e vá espremendo e fazendo os moldes, espalhando a massa na fôrma, em forma anelar ou palito. (nas fotos, dois modelos de moldes)
- Leve para assar em forno preaquecido a 200°C graus e deixe assando por 15 minutos, tomando cuidado para não dourar por cima porque queima rápido.
- Se preferir, espalhe coco ralado por cima ou açúcar refinado e sirva com café.
Fotografias de Edson Borges em Felício dos Santos MG, Vale do Jequitinhonha

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores