Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Receita do Pão de Queijo da Tia Rosa

(Por Arnaldo Silva) Dona Rosa, mais conhecida por Tia Rosa, é uma simpática moradora de São Roque de Minas, no Oeste de Minas, cidade que faz parte da Região Queijeira Serra da Canastra.
          Suas quitandas, principalmente o pão de queijo, são famosas na cidade. Quando ajudava na Mercearia Empório, na vizinha Piumhi MG, fazendo suas quitandas, a freguesia estava sempre mercearia para comprar suas quitandas e outras coisas também.
          Se tem um pão de queijo perfeito, o da Tia Rosa é, como podem ver na foto acima. Sem dúvida, é maravilhoso, saboroso e inigualável. Só de ver pelas fotos, a gente percebe isso.
          O bom disso tudo é que Tia Rosa, na foto abaixo com seu famoso pão de queijo, não guarda seus segredos culinários e mandou pra nós a receita do seu famoso pão de queijo.
          Veja a receita do jeito que Tia Rosa nos ensinou:
          "Uso dois quilos de polvilho: 1 kg de polvilho azedo e 1 kg de polvilho doce, um pouco de sal, dois copos, aquele americano, de água quente, copo americano de banha de porco e mais dois copos, americano também, de leite quente, uns 8 ou 10 ovos da roça, de galinheiro mesmo e queijo curado sem muita miséria, mais de meio quilo pelo menos. Bom mesmo para fazer pão de queijo é o Queijo Canastra.  
           Ai fervo a água, o leite com a banha, tudo junto, enquanto ferve, eu misturo os dois polvilhos com o sal a meu gosto, começo a escaldar o polvilho, despejando a mistura quente devagar, mexendo com uma colher para não queimar a mão. 
          Quando termino de despejar a mistura quente, vou mexendo com a colher até esfriar. Depois disso, coloco o queijo, misturo e vou colocando os ovos, um de cada vez e amassando com as mãos.
          Tem que sovar bem, a massa tem que ficar lisinha. Tem que ter braço forte para sovar senão o pão de queijo não vai ficar bom não. Quanto mais sovar melhor. 
        Quando a massa não estiver grudando nas mãos, está no ponto. Ai você passa gordura nas mãos, pega um punhado da massa e enrola. Eu gosto de fazer em tamanho grande. Mas não esqueça de passar a gordura nas mãos toda vez que for enrolar.
          Coloca o pão de queijo na forma e leve para assar em forno já aquecido a 180° por uns 40 minutos. Quando começar a ficar douradinho por cima já está bom. 
           Enquanto está assando, faço café".
          Ai está a receita do famoso pão de queijo da Tia Rosa. Imagina com um café bem fresquinho, colado num coador de pano! Agora é só fazer. 
As fotos foram enviadas pela Nilza Leonel de Vargem Bonita MG

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores