Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

O bolo Queca de Nova Lima

(Por Arnaldo Silva) O bolo Queca de Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, tem forte influência na culinária inglesa. Surgiu em meados do século XIX, quando ingleses passar a explorar a mina de Morro Velho na cidade.
          Por sentirem falta da culinária inglesa, passaram a fazer os principais pratos da cozinha britânica em nossas terras, tendo apoio das cozinheiras locais, que adaptavam as receitas típicas inglesas ao jeito mineiro de cozinhar. (na foto acima de Maria Aparecida Satim, o Bolo Queca)
           Além disso, tiveram que adaptar os ingredientes existentes em Minas Gerais para substituir os ingredientes usados nas receitas inglesas como frutas europeias, por exemplo, difíceis de serem encontradas na época, no Brasil.
          Os ingleses deixaram na cidade grande contribuição na economia, cultura, desenvolvimento e também na gastronomia de Nova Lima.
O bolo Queca
          Ema das grandes contribuições gastronômica dos ingleses para Nova Lima. Uma das receitas mais populares de Nova Lima é a Queca, uma das grandes contribuições dos ingleses para a gastronomia típica da cidade
          É um bolo que as nova-limenses, que trabalhavam nas casas dos ingleses aprenderam a fazer. Elas adaptaram uma tradicional receita inglesa, ensinada por suas patroas, aos nossos ingredientes substituindo por exemplo as frutas europeias, pelas frutas tropicais que existiam na região.
          As cozinheiras gostaram muito do resultado final e sabor do bolo, até então, diferente dos bolos que existiam em nossas terras. As patroas também gostaram do resultado final do bolo. 
          Além de fazer a Queca para os ingleses, passaram a fazer para seus familiares. Era tão bom que a guloseima passou a se popularizar entre os moradores de Nova Lima e de outras cidades da vizinhança. O bolo Queca caiu no gosto de todos.
A origem do Queca
          Na verdade, o nome original do bolo era Cake English, que traduzindo, significa: bolo inglês. As patroas, falavam um português com forte sotaque, e as nova-limenses da época, que trabalhavam para os ingleses, não entendiam muito o que as patroas e patrões falavam. Da palavra Cake (pronuncia-se "keik",), entendiam “queca”, assim escreviam e assim pronunciavam, ficando assim o nome. (na foto acima de Júlio de Freitas/@julio_defreitas, o Bolo Queca, entre o queijo e o pão de queijo)
          É um bolo muito comum na época de natal, típico da Inglaterra, feito com frutas cristalizadas, castanhas, nozes, passas, ameixas e cerejas. A fôrma para fazer esse bolo era também diferente, até então inexistente no Brasil, que é a fôrma pequena e bem retangular, chamada de fôrma para bolo inglês, muito comum hoje e fácil de encontrar.
          Assim surgiu a “Queca”, um bolo mineiro, originário de Nova Lima, com inspiração no English Christmas Cake. É um bolo tradicional, encontrado nas confeitarias e padarias da cidade, principalmente na época do Natal e além disso, já vindo bem embrulhado, no capricho. (na foto acima da Maria Aparecida Satim, o bolo Queca)
Receita do bolo Queca
Ingredientes

. 1 quilo de farinha de trigo
. 9 ovos
. 1 colher (sopa) bem cheia de banha de porco
. 250 gramas de manteiga em temperatura ambiente
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1/2 noz-moscada ralada
. 1 colher (chá) de canela em pó
. 1 colher (chá) de erva doce
. 1 colher (chá) de cravo moído
. 1 colher (chá) de sal
. 250 gramas de frutas diversas cristalizadas
. 150 gramas de passas pretas sem sementes
. 150 gramas de passas brancas sem sementes
. 150 gramas de ameixas pretas sem caroço e já picadinhas
. 150 gramas de nozes picadinhas
. 150 gramas de cerejas picadinhas
. 1 dose e meia de conhaque
. 1 pitada de bicarbonato de sódio dissolvido no suco de um limão
Para a calda: 500 gramas de açúcar e 3 copos de água
Preparando o bolo Queca
- Coloque o açúcar numa panela, derreta e vá aos poucos despejando a água fria, deixando no fogo e mexendo, até ficar uma calda densa. Reserve
- Numa vasilha, coloque as passas pretas e brancas, despeje o conhaque e deixe de molho.
- Numa bacia coloque as frutas cristalizadas, a ameixa, as passas, as nozes, as castanhas e as cerejas (deixe um pouco de nozes, castanhas e cerejas para decorar o bolo) e misture tudo. Reserve
- Em outra vasilha, coloque os ovos, a manteiga e a banha e bata com uma colher.
- Despeje a calda de açúcar e bata novamente.
- Acrescente agora o restante da farinha, o fermento em pó, o sal, a noz moscada, a canela, a erva doce e o cravo.
Misture tudo com a ajuda de uma colher de pau e adicione em seguida o conhaque molho com as passas.
- Bata bem a massa com a colher até ficar firme e homogênea.
- Coloque na massa as frutas cristalizadas e misture, com as mãos.
Acrescente agora o limão com o bicarbonato misturado e misture a massa novamente, com as mãos.
- Ligue o forno em 180°C e na prateleira mais baixa do forno, coloque água e deixe o forno ligado por 15 minutos, antes de colocar as fôrmas com as Quecas
- Unte as 4 fôrmas com manteiga e farinha ou use papel manteiga e despeje a massa nas fôrmas, mas sem encher muito porque crescerão.
- Espalhe um pouco de nozes, castanhas e cerejas por cima das Quecas e leve para assar por mais ou menos 60 minutos.
- Faça o teste do palito. Caso esteja no ponto, desligue e reque por cima, um pouco de conhaque. Espere esfriar e sirva.
- Caso queira, guarde as Quecas, embrulhadas com papel filme e coloque-as em potes fechados. Assim elas preservarão o sabor por 3 dias.
          O modo tradicional de fazer a Queca foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Nova Lima em 2012 e reconhecido ainda como bem "relevante de interesse cultural" pelo Estado de Minas Gerais.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores