Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Festival Gastronômico Sabores da Mantiqueira

(Por Arnaldo Silva) A da Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa formada por cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Inicia-se em Barbacena MG, inclina-se para o Rio de Janeiro, seguindo para a divisa deste estado com São Paulo, entrando em Minas Gerais, completando a cadeia montanhosa, onde está a maior porcentagem da Serra da Mantiqueira.
          Sessenta por cento (60%) dos municípios que formam a Serra da Mantiqueira encontra-se no Estado de Minas Gerais, 30% em São Paulo e 10% no Rio de Janeiro. (na foto acima de Ricardo Cozzo, Monte Verde, distrito de Camanducaia MG)
          A região concentra as localidades de maior altitude do Brasil, como exemplo as 10 primeiras: Campos do Jordão: 1628 m SP, Monte Verde, distrito de Camanducaia MG: 1555 m, Morangal, distrito de Virgínia MG: 1515 m, Senador Amaral MG: 1498 m, Gonçalves MG: 1350 m, Augusto Pestana, distrito de Liberdade MG: 1320 m, Marmelópolis MG: 1277 m, Maria da Fé MG: 1258 m, Bom Jardim de Minas MG: 1250 m, Bocaina de Minas MG: 1210 m. Apenas Campos do Jordão não está em Minas, entre as maiores altitudes da região da Mantiqueira. (na foto acima do Rildo Silveira, a cidade paulista de Campos do Jordão)
          Altitudes elevadas, acima do nível do mar, faz da região uma das mais geladas do Brasil, durante o inverno com geadas e frios intensos nesta temporada, quase sempre abaixo de zero grau. (na foto acima de Geraldo Gomes, a cervejaria Kraemerfass em Delfim Moreira MG)
          Por estar em maior concentração em Minas Gerais, as tradições, cultura, história e gastronomia da Serra da Mantiqueira estão mais presentes nos municípios mineiros, principalmente na gastronomia, um dos maiores atrativos da Mantiqueira. (na foto acima de Jair Antônio Oliveira, o inverno em Marmelópolis MG)
          Pratos a base de truta, pinhão, marmelo, morangos e os tradicionais queijos tipo Parmesão e Prato, agradam o paladar de moradores e turistas que vem à região da Mantiqueira.
Festival Sabores da Mantiqueira
          Aproveitando a tradição culinária da região, foi criado o Festival Gastronômico Sabores da Montanha, com o objetivo de ser o maior festival gastronômico do Brasil. Para se ter ideia da grandeza que desse festival, serão dois meses de duração e reunirá as cidades da Mantiqueira de Minas Gerais e São Paulo.
          Organizado pela Sabores da Montanha, associação de classe que reúne empresários do setor gastronômico da Serra da Mantiqueira. A entidade tem o objetivo organizar os empresários do setor, bem como divulgar a gastronomia regional para a região, todo o estado de Minas Gerais e todo o Brasil. A primeira edição do festival ocorreu nos meses de junho e julho de 2023 e serão sempre nessa época do ano.
          Os meses escolhidos coincidem com o inverno, que é estação que atrai mais turistas à região. A temperada de inverno nas cidades da Serra da Mantiqueira, atrai em média cerca de 3,5 milhões de turistas todos os anos à região. 
          Nada melhor que o Festival ocorrer nesta data. Com isso ganha os turistas que terão uma opção cultural e gastronômica a mais. Além disso, com o grande número de turistas nesta temporada, é um fator importante para a promoção e divulgação do evento para todo o país, solidificando e ampliando a participação dos festival futuros, que será anual.
Onde é realizado?
          O Festival Gastronômico Sabores da Serra não será realizado em uma única cidade e sim e várias cidades da região, aproveitando a estrutura dos estabelecimentos participantes do Festival. Em ordem alfabética, as cidades mineiras onde ocorrerá o Festival são: Andradas, Bueno Brandão, Cambuí, Caxambu, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Gonçalves, Itajubá, Monte Verde, Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Lourenço e São Tomé das Letras. Também em ordem alfabética, as cidades paulistas onde ocorrerão o Festival são: Campos do Jordão, Cunha, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier.
          O Festival terá o patrocínio da Revista Travel for Life e reunirá os principais restaurantes, cervejarias, cafeterias, gastrobares, sorveterias, bistrôs, padarias, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, doceterias e produtores artesanais similares da Serra da Mantiqueira.
Critérios para participação
          Um dos critérios para as empresas do setor gastronômico da região participarem é a criação de pratos exclusivos ou mesmo um prato famoso, autoral, para divulgar no Festival. Com isso, os turistas que participarão do Festival poderão conhecer e saborear pratos diversos dos restaurantes, lanchonetes, sorveterias, etc., ou mesmo, doces, queijos, cervejas, cafés e produtos artesanais locais, seja da culinária mineira, paulista e Europeia, já que a região da Mantiqueira conta com grande número de dessedentes de imigrantes europeus, que vieram para o Brasil no final do século XIX e início do século XX, deixando na região, um pouco de suas culturas, tradições e claro, gastronomia.
Mais informações:
          Mais informações sobre o Festival Sabores da Montanha podem ser obtidas através de contato com a entidade organizadora pelo Instagram @saboresdamontanha_br ou pelo telefone:(11) 9-5435-3665.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores