Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 5 de setembro de 2020

Duas cidades mineiras entre as mais descoladas do mundo

(Por Arnaldo Silva) Em 2020, o Creative Urban Institute, com sede em Portland, juntamente com a Universidade do estado de Oregon, ambos nos Estados Unidos, divulgaram para toda a mídia internacional, o resultado do índice internacional sobre o quanto as cidades tem de cool. Essa palavra inglesa, traduzindo significa, “legal”, descolada.
          O objetivo é saber o quanto uma cidade é legal e atrativa para o público jovem, chamado de hipster. Duas cidades brasileiras fazem parte desse índice: Tiradentes MG e Santa Rita do Sapucaí MG, que podemos ver na foto abaixo do Leonardo Souza/jleonardo_souza_srs)

          
Foram avaliadas 647 cidades de 20 países diferentes do mundo, tendo como base para medição do índice, o estilo de vida na era digital, usando 13 itens de pontuação, para grupos de 10 mil residentes, que são: festivais e eventos de tecnologias, micro cervejarias, provedores de internet de alta velocidade, condições de trânsito, número de startups de tecnologias, cafeterias, lojas familiares, alimentos disponíveis direto do produtor.
          E ainda, densidade de arte de rua, nível de ensino superior, renda per capita, inflação no preço de moradia do ano anterior e o interesse dos jovens pelo que acontece no dia a dia da cidade, com menções em hastags, chamada de “instagramabilidade”.
          O índice é medido nas cidades com menos de 130 mil habitantes.
          Com a medição desses índices, chegaram à listagem das cidades. Na lista entre as 10 cidades mais descoladas do mundo, surpreendentemente, duas são brasileiras, e mineiras: Santa Rita do Sapucaí, classificada na quarta posição e Tiradentes, na oitava posição no ranking mundial. (na foto acima do Deividson Costa, Tiradentes MG)
          Santa Rita do Sapucaí, conhecida como "cidade criativa", no Sul de Minas, segundo o IBGE, tem 43.753 habitantes, em 2020, foi destaque em startups, cafeterias, tecnologia e pelo HackTown, o festival de inovação e criatividade, que acontece no município, de grande prestigio internacional. (foto acima de Leonardo Souza/@@jleonardo_souza_srs)
          Já Tiradentes (na foto acima do César Reis), no Campo das Vertentes, contando hoje com 8.072 habitantes, em 2020, segundo o IBGE, foi destaque na avaliação por sua gastronomia e variedades de restaurantes, arquitetura histórica, galerias de arte e principalmente pelos festivais que a cidade organiza, durante o ano, como o Festival Internacional de Gastronomia, a Mostra de Cinema, Carnaval, Tiradentes Vinho e Jaz Festival, Tiradentes em Cena, Bike Fest, Trem Bier Festival, dentre outros.
Lista completa e em ordem das 10 cidades 
mais pontuadas no ranking mundial
1. Charleston (Estados Unidos) - 8.737 pontos
2. Mullumbimby (Austrália) - 8.437 pontos
3. Oss (Holanda) - 8.285 pontos
4. Santa Rita do Sapucaí (Brasil) - 7.824 pontos
5. Chiang Mai (Tailândia) - 7.797 pontos
6. Boulder (Estados Unidos) - 7.531 pontos
7. Leuven (Bélgica) - 7.489 pontos
8. Tiradentes (Brasil) - 7.391 pontos
9. Truckee (Estados Unidos) - 7.383 pontos
10. San Miguel de Allende (México) - 7.212 pontos

10 comentários:

  1. MUito interessante . Adorei saber obrigado

    ResponderExcluir
  2. Tudo que tem e vem das Gerais é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Esse movimento de transformação de Santa Rita é simbolizado pela primeira formatura do primeiro curso técnico em eletronica no Brasil. Hoje restam apenas 3 dos alunos vivos. Ronaldo de Azevedo Carvalho, Flávio de Azevedo Car valho e Luiz Roberto Kallas(eu).
    Ocorrido em dezembro de 1962.
    São quase 60anos.
    A criadora desta fantástica aventura foi Sinhá Moreira aquém agradecemos de todo o coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz ao tomar conhecimento desse fato sobre cidade onde vivi dos 8 aos 18 anos, talvez uma das melhores fases da minha vida. Anualmente, p matar (ou aumentar) a saudade, entro em Santa Rita, percorro várias ruas e sigo viagem.
      Fui contemporâneo, vizinho e amigo dos 3 'sobreviventes':Flávio, Ronaldo e L.Roberto. Que bom saber que estão bem e que talvez possa reencontra-los em um dessas passagens pela cidade.

      Excluir
    2. História interessante, não sabia. Obrigado por compartilhar. Muito legal!

      Excluir
  4. Santa Rita é inteligência e inovação na veia, há décadas, a partir de sua pioneira escola de eletrônica. Tiradentes é cultura, história e bom gosto. Naquela Igreja tem um órgão do século 18 que, aos domingos, inunda o templo barroco de música de alta qualidade. A comida da cidade é inesquevível. Tiradentes é uma das joias do barroco mineiro.

    ResponderExcluir
  5. Minha querida terra natal, Santa Rita (of FrogFall). O amigo Luiz Roberto Kallas, disse tudo; realmente, a Sinhá foi a principal "criadora desta fantástica aventura"; também deu uma grande parte foi meu avô materno, "Tonico Moreira" (Antonio Moreira da Costa JR), criando a Cia MinasSul de Eletricidade, com a "Usina São Miguel" (1913). (vhmmoraes@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. As duas cidades mineiras são agradáveis!

    ResponderExcluir
  7. Sou mineira e fiquei feliz ☺ com as escolhas das cidades: Tiradentes e Santa Rita do Sapucaí.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores