Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Descobrindo os encantos da Serra da Mantiqueira

(Por Arnaldo Silva) Um mar de montanhas, Mata Atlântica, cachoeiras paradisíacas, geadas e frio intenso, cidades charmosas e atraentes como a da foto acima do Nelson Pacheco, Monte Verde MG, a 1550 metros de altitude, em dia de geada, fazendas de azeite extra virgens, vinícolas, plantações de morangos, extensas plantações de café e queijarias, como na foto abaixo foto do Jerez Costa, a Queijaria do premiadíssimo Queijo D´Alagoa, em Alagoa.
          Assim é a Mantiqueira, entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, com cerca de 500 km de extensão, estando 60% dessa extensão em território mineiro.
          Quando se fala em Sul de Minas, em especial, sobre a Serra da Mantiqueira, vem à mente o frio, principalmente em Maria da Fé (na foto acima do William Siqueira) e as charmosas estâncias hidrominerais de Poços de Caldas, Pocinhos do Rio Verde, Caxambu, São Lourenço e outras tantas.
          Engana-se quem pensa que o Sul de Minas tem apenas estâncias hidrominerais e frio intenso. Região de terras férteis, conta com fazendas de morangos, azeites, café, uvas, lavandas, dentre outras culturas, além de muita história, tradição mineira, religiosidade e belezas naturais de impressionar. (na foto acima do @estudioquinqs, Fazenda de Lavandas em São Bento Abade MG)
          São várias opções de passeios, seja individual, em casal, grupos de amigos ou mesmo em família, com roteiros diversos que incluem visitas às fazendas centenárias de café como por exemplo em Andradas, (na foto acima do Guilherme Augusto), Três Pontas, Cristina e Carmo de Minas, onde o passeio sempre termina com um delicioso café colonial mineiro. 
          Para os enamorados, a romântica opção por nossas montanhas para conhecer os vinhedos, vinícolas e chocolaterias de Bueno Brandão, (como na foto acima, da Vinícola Fidêncio, em Bueno Brandão/MG), onde se produz, além de vinho de uva, vinhos de amora e jabuticaba, além de licores, cachaça e whisky mineiro. O visitante tem ainda a oportunidade de participar da pisa da uva, na época da colheita. Outra opção ótima para conhecer vinícolas é na terra do vinho, Andradas, com seis vinícolas ativas na cidade, de origem italiana, destacando a Casa Geraldo. 
          Outro roteiro interessante pela região são as belas fazendas de azeite extra virgem de Maria da Fé, Aiuruoca, (como na foto acima, enviada pelo Marlon Arantes, dos olivais da Fazenda Ólibi), Poços de Caldas, Delfim Moreira, Cristina e Andradas, por exemplo, cidades que se destacam na produção de azeites finos, de alta qualidade, premiados internacionalmente. 
          Tem ainda as plantações de morangos na região. Pra quem não sabe, Minas Gerais produz 65% de todo o morango consumido no Brasil, destacando as cidades de Estiva, Espírito Santo do Pinhal, Bom Repouso, Carvalhos, (na foto acima, colheita de morangos no Sítio Cedro Vermelho), dentre outras cidades produtoras.
          Quem gosta de gastronomia, belas paisagens, pousadas aconchegantes, cidades que mais lembram as pequenas vilas da Europa, um bom roteiro é por Itamonte, Marmelópolis, Gonçalves, Monte Verde, Bocaina de Minas, Sapucaí-Mirim, Pouso Alto, São Bento Abade, dentre outras tantas, charmosas, pacatas e pitorescas cidades. (na foto acima de Ricardo Cozzo, restaurante em Monte Verde MG)
          A Serra da Mantiqueira é uma região com riquezas de impressionar, tanto naturais, (na foto acima uma fazenda em Maria da Fé MG), na foto do Rinaldo Almeida, quanto arquitetônicas e gastronômicas, que aguçam os sentidos e emoções, fazendo dos passeios, doces e inesquecíveis momentos. 
          As belezas naturais e atrativos gastronômicos da Serra da Mantiqueira, cada vez mais atraem turistas para a região mineira, onde suas pequenas, charmosas e atraentes cidades, como Monte Verde, em dia de inverno, (na foto acima enviada pela Mônica Milev), são convites para descanso, férias, passeios e principalmente, saborear a rica e variada culinária típica mineira.
          Quem gosta de aventuras, corredeiras, voos livres, sobrevoos de balão, trilhas, cachoeiras, bóia-cross, canoagem tirolesa, escaladas e trilhas de moto, jipe, bike, como pelas estradas de Luminosa, (na foto acima do Leonardo Souza), distrito de Brasópolis, de cavalo ou a pé, encontrou o lugar certo. 
          As montanhas da Mantiqueira são um espetáculo à parte. Descer as famosas corredeiras de Extrema (na foto acima de Sérgio Mourão), escalar o Pico da Pedra da Mina, a 2797 metros de altitude em Passa Quatro ou o Pico do Sino de Itatiaia, em Itamonte com 2.670 metros de altitude. Se está muito alto, pode escalar o Pico do Papagaio em Aiuruoca, que tem 2.100 metros de altitude. Até chegar às alturas, poderá contemplar rios, cachoeiras, cascatas, poços, trilhas em meio a Mata Atlântica. Imagina sobrevoar São Lourenço em balão? A vista é de extasiar, como pode ver (na foto abaixo da Gislene Ras). Isso é um privilégio e um prazer e tanto. 
          A Serra da Mantiqueira mineira, com suas belezas, aconchego, vinhos, azeites, queijos, doces, belezas naturais impressionantes e clima europeu, chegando a 4 graus negativos em média, no inverno, a 27º positivos no verão, clima ameno e suave. Um verdadeiro paraíso, um convite ao sossego e descanso numa das mais belas regiões, não só de Minas, do Brasil.

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores