Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de março de 2019

Conheça São Miguel do Cajuru

(Por Arnaldo Silva) Um lugar calmo, tranquilo, charmoso, pitoresco e rico em história, onde a vida passa devagar. Seu povo é bom de prosa, hospitaleiro. Lugar de gente simples, recebe bem os visitantes. Lugar onde você encontra gente na praça, nos botecos, nas vendinhas ou sentado num banquinho no passeio, em frente a porta de suas casas.
           Antes, seu nome era Arcângelo, hoje, esse cantinho de Minas,  chama-se São Miguel do Cajuru, distrito do município mineiro de São João Del Rei MG, distante 185 km de Belo Horizonte. 
          São Miguel do Cajuru, ou Cajuru, como popularmente é chamado por seus moradores tem como atrativo seu casario colonial e sua igreja dedicada a São Miguel Arcângelo que guarda 
uma belíssima pintura sacra com detalhes impressionantes, de altíssimo valor cultural e artístico para Minas Gerais, com autoria da obra é atribuída a Joaquim José da Natividade.
          Chama a atenção para a pintura no teto da igreja, mostrando aos pés da Santíssima Trindade, o Arcanjo São Rafael que para a Igreja Católica é o Anjo da Redenção e o Guardião da Saúde. Mostra também o protetor Miguel, o Forte, aquele que, segundo a Igreja Católica,  com sua armadura, afasta os demônios.
          A charmosa vila surgiu em torno da Igreja de São Miguel, crescendo devagar. Seus moradores vivem de pequenos comércios e da atividade agropecuária.
          São apenas 36 km de distância de Cajuru, até a sede, São João Del Rei com 9 km de estrada de chão e o restante, estrada asfaltada. (As fotos que ilustram a matéria são de autoria de César Reis)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores