Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Guapé, uma região de ar puro e água cristalina

(Por Arnaldo Silva) Fluctuat Ne Mergitur, que significa flutua mas não afunda é o lema de Guapé, cidade do Sul de Minas, desde sua emancipação, em 1924.
          Na década de 1960, as águas da represa de Furnas inundaram terras de 34 municípios da região como construção do reservatório da hidrelétrica, entre eles Guapé, que teve boa parte de suas terras e toda área urbana inundada. (fotografia acima de Gilberto César de Oliveira)
          Como diz seu lema, flutuou mas não afundou. A cidade se reergueu, sendo construída na parte alta, sobre uma península. Guapé é hoje uma das mais belas cidades de Minas Gerais além de ser um dos pontos turísticos mais badalados do Estado e uma das mais encantadoras e charmosas cidades do Brasil. (fotografia acima e abaixo de Eduardo Martins)
          Além do Lago de Furnas e da beleza da península onde foi construída a nova cidade, trilhas, serras, nascentes, riachos, mirantes, passeios náuticos, pesca esportiva, passeios de lanchas e esportes radicais, o Parque Ecológico do Paredão, o Ipê Campestre Clube, diversos eventos culturais, folclóricos e religiosos durante o ano, são atrativos da cidade. 
          Sem contar cachoeiras de belezas inigualáveis com águas limpas e cristalinas como a Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, entre outras. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins e abaixo de Eduardo Martins)
          Guapé está na divisa com Capitólio, Alpinópolis, Formiga, Piumhi, Pimenta, Boa Esperança, Cristais, Ilicínea, Carmo do Rio Claro e São José da Barra. O município está a 293 km de Belo Horizonte.
          A economia de Guapé tem como base o turismo e a agricultura, em destaque a extração de quartzito e produção de cafés de altíssima qualidade, plantados ao longo dos seus 934,598 km² de extensão territorial, além de contar com um comércio variado, um bom setor de serviços e boa estrutura urbana. (fotografia acima de Norberto Vitor)
          Além disso a cidade é bastante tranquila, seu povo gentil e hospitaleiro.
          Guapé é muito bem estruturada para receber turistas. Conta com pousadas e hotéis de ótima qualidade, além de restaurantes e bares com bebidas e pratos típicos de Minas Gerais, além de diversos e saborosos pratos e tira gostos com peixes de água doce. (Fotografia acima de Gilberto César de Oliveira)
          Conheça Guapé, visite uma das mais encantadoras e charmosas cidades do Brasil!

Um comentário:

  1. Realmente Guapé, como também Capitólio são lugares magníficos. Conheço essas duas maravilhas. Vale a pena visitá-las.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores