Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 27 de outubro de 2018

Qual é o hino oficial de Minas Gerais?

(Por Arnaldo Silva) Nenhum. Minas Gerais nunca teve hino oficial e nunca terá. E aquela música antiga, que todos cantam "oh Minas Gerais, oh Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais..." não é o hino de Minas? Não, é apenas mais uma melodia sobre Minas, digamos, a que caiu no gosto popular, sendo "eleita" pelo povo como hino não oficial. Então ela é o segundo hino de Minas? Também não, porque não existe o primeiro. Quem diz que essa música é o segundo hino de Minas, desconhece por completo a nossa história. Não temos nem o primeiro hino, como teríamos o segundo?
          Oh Minas Gerais é uma composição de 1942, de José Duduca de Moraes. A letra é dele, mas a melodia, a forma que é cantada, foi inspirada na tradicional valsa napolitana Vine Sur Mar. Essa melodia italiana chegou ao Brasil pelas companhias líricas italianas no final do século XIX para início do século XX. Mas quem compôs uma primeira canção a Minas, inspirada nessa melodia, foi Eduardo das Neves em 1912, com o título "Oh Minas Gerais". Trinta anos depois, em 1942, Duduca de Moraes compôs os versos da "Oh Minas Gerais" que conhecemos. Manteve apenas o título e a melodia, com letra diferente da composição de Eduardo das Neves. 
          E assim surgiu a música que todos cantam, como se fosse o hino de Minas, mas é uma melodia sobre Minas, uma linda e perfeita poesia para nosso Estado. Entre tantas outras que existem sobre Minas é a que mais se destaca e a que mais se identifica até hoje com o Estado mineiro e com o povo de Minas Gerais. 
          Tanto a letra, como a melodia, tem uma simbiose perfeita com Minas Gerais, por isso caiu no gosto popular e não tem um mineiro que não a conheça, pelo menos o estrofe principal. Vários artistas da nossa MPB como Milton Nascimento, Lula Barbosa e outros já gravaram essa canção. 
          Um hino para ser considerado oficial, tem que obedecer a Constituição Estadual, promulgada em 1989. Segundo a nossa Constituição, símbolos do Estado, (bandeira, brasão e hino), tem que ser aprovados em concurso público ou decretado pelo Governador do Estado. 
          Em 1985, a Secretaria de Estado da Cultura organizou um concurso público, por meio de resolução publicado no Diário Oficial do Estado, para escolher o hino oficial de Minas Gerais. Foram 72 canções inscritas, mas nenhuma delas preencheu os quesitos da comissão julgadora na época.
          Uma nova tentativa de criar um hino para Minas Gerais foi feita em 1992, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Uma das regras do concurso era que o foco das composições teria que ser a Inconfidência Mineiras. Das 570 composições inscritas, nenhuma dela atendeu aos critérios do concurso como tema e qualidade. E assim ficamos sem hino.
          Atualmente existe uma proposta de emenda à Constituição Estadual (PEC Nº 41/2015), que visa tornar "Oh! Minas Gerais" de Duduca de Moraes o hino oficial do Estado. Só falta votação em plenário na Assembleia Legislativa e posterior sanção da Lei pelo Governador do Estado. Mas diante dos inúmeros projetos e questões mais urgentes a debater e votar, essa PEC ainda não foi discutida e nem tem previsão ainda de quando será.

          Mas o mineiro não canta hino? Claro que sim! Nos eventos em Minas Gerais, sejam esportivos, culturais, políticos, etc, cantamos o Hino Nacional Brasileiro, esse sim é o nosso hino. 
(Por Arnaldo Silva com arte de Bárbara Monteiro)

7 comentários:

  1. Parabéns,conheci um pouco sobre MG. Amei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a curiosidade sobre a ausência de um hino mineiro.

    ResponderExcluir
  3. Oi. E aquele hino que começa com a seguinte estrofe?:
    Sob um céu de veludo anilado
    Onde brilha o cruzeiro do sul
    Abre Minas o solo abençoado
    Gema de ouro engastada em azul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É simplesmente mais uma das várias melodias ehinos sobre Minas. Oficialmente, votada por Lei, na Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador, o procedimento legal para se ter um hino em um estado, nunca aconteceu. Minas Gerais nunca teve hino oficial, mas melodias e hinos compostos existem a dezenas. E não há nenhuma movimentação para que Minas tenha hino oficial, já que o procedimento tem que vir da Assembléia Legislativa e isso é um assunto que nem existe na pauta. A matéria acima explica a questão.

      Excluir
  4. Conheci uma imigrante búlgara, moradora do meu bairro, desde o tempo da minha mãe (década de 1930).Ela já dizia que o "nosso hino",hino de Minas, já era conhecido. Ela já conhecia essa melodia. Achei fantástico o texto.

    ResponderExcluir
  5. O hino de Minas Gerais para mim é este;pois quem conheceu Minas como eu,não esquece jamais...BH,Diamantina,as cidades do vale do Jequitinhonha,Itamarandiba,Carbonita

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores