Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O encanto da arte da pintura Bauern

(Por Arnaldo Silva) A arte do bauernmalerei (pronuncia-se "bauermalarrái) é uma técnica de pintura que surgiu entre os camponeses austríacos, suíços e alemães da região da Baviera, entre os séculos XVII e XVIII. A palavra bauern, significa camponesa e malerei, pintura. Literalmente, pintura camponesa.
          Os ricos à época contratavam artistas para decorar suas casas e os camponeses, como não podiam contratar artistas, começaram desenhar flores, pássaros, frutas, garrafas e até figuras humanas em seus instrumentos de trabalhos, como foices, enxadas e martelos, já sem uso, para também melhorarem o visual de suas casas. (foto acima e abaixo, arte do artista plástico José Roberto Paula, o Zezim de Barbacena MG)
          O resultado agradou e começaram também a fazer pinturas em armários, pratos, mesas, penteadeiras e principalmente nas portas e janelas da parte frontal de suas casas. Assim seus lares ficavam decorados, coloridos e atraentes. Além disso, o colorido da arte contrastava com o branco da neve, dando mais vida e cor aos vilarejos nos dias de inverno rigoroso, principalmente no Natal.
          Com o passar do tempo, essa arte ficou restrita aos camponeses locais, voltando a se popularizar novamente em meados do século XX, mais por necessidade, que por arte. (na foto acima, pintura bauer em madeira, em Monte Verde MG, Sul de Minas. Abaixo trabalho do artista plástico Rui de Paula de Jaboticatubas em pote de barro)
          Foi após a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, que a arte foi retomada. Naquela época, o país tinha sido arrasado pela guerra, com destroços espalhados por todos os cantos. (na foto abaixo, de Mônica Milev, arte bauern em banco de praça em Monte Verde MG)
          Foram justamente esses destroços que serviram de inspiração aos camponeses e moradores das cidades alemãs. Reviveram as técnicas da arte baermmalerei, começando a fazer desenhos em peças retiradas de escombros ou mesmo em antiguidades que tinham ou encontravam pelo caminho, como os velhos ferros de passar roupas, caldeirões de ferro, etc. Esses trabalhos eram vendidos, e por muito tempo, foram a fonte de renda de muitas famílias que iniciaram a reconstrução de suas vidas, no pós-guerra (abaixo trabalho do artista plástico Robson Neves de Sabará MG em latões de leite)
          Àquela época, as dificuldades econômicas provocadas pela Segunda Guerra Mundial, assolava quase toda a Europa, tendo sido essa arte de grande importância para um país que necessitava se recuperar economicamente.
          A arte Bauernmalerei, ajudou a melhorar a alto estima do povo desses países, principalmente dos alemães, melhorando a aparência de suas casas, ruas e bairros, bem como ajudando na subsistência de famílias, num tempo em que a Alemanha e toda a Europa, estava em reconstrução, no pós-guerra e as condições de sobrevivência eram bem difíceis. (na foto abaixo, trabalho do artista plástico José Roberto Paulo de Barbacena MG num CD)
A arte surgiu do povo, se popularizou, expandindo para fora do continente europeu, chegando nas Américas. No Brasil e em Minas Gerais, artistas se inspiraram na arte bauermmalerei e começaram a pintar temas diversos fazendo suas próprias leituras, incorporando elementos da  nossa cultura, história e tradições aos estilo da técnica. Assim surgem cenas rurais e religiosas pintadas em ferros a brasa, enxadas, CD´s, padrões de energia, foices, penteadeiras, caldeirões, latões, pedaços de madeira, bancos de praças, em telhas, etc., com interpretações tipicamente e cenas regionais 

5 comentários:

  1. Magníficas.Sou apaixonada por Minas e suas cidades,principalmente as pequenas,como as mostradas nesta matéria.Meu sonho: conhecer todas elas.Eita povo bom!Hospitaleiro,gentil.

    ResponderExcluir
  2. Sou o José Roberto, o popular ZEZIM, pintor das enxadas, foices, CDs, e outros objetos do cotidiano da vida do homem do campo. Gosto de contar histórias nas ferramentas que perdem seu uso, sua função de sustentar a família do agricultor. A aposentadoria para elas ao meu ver artístico e cultural seria a parede da casa do homem que a usou muitos anos. Parabéns Arnaldo pela pesquisa e escrita deste texto informativo, o que muito enriquece nossa Minas Gerais e a arte produzida em nossa terra.

    ResponderExcluir
  3. Eu Também gosto muito da arte feita em objetos que ninguém imaginaria de ser transformando em belas peças. Vivo na Itália e aqui existem mercado de coisas usadas antigas e novas que as pessoas não querem mais ter. Jogam muitas coisas no lixo que é um pecado... Eu comprei un ferro de passar antigo, aquele de carvão,é em bom estado, gostaria de uma ideia decomo posso transformá-lo pra ficar mais bonito. Me chamo Eiland, grazie pela sua disponibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Eiland! Hoje que me deparo com o seu pedido, uma sugestão para decorar o ferro à brasa que compraste. Você poderá pinta-lo com uma tinta a base de água branco e depois de seco, fazer uma bela pintura em todo seu entorno. Ficará lindo, inspire-se no filme a vida solitária de Antonio Ligabue, artista italiano que não poupou esforços para construir uma arte naïf que imprenssionou o mundo. Espero ter ajudado, boa tarde!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores