Tecnologia do Blogger.

domingo, 6 de novembro de 2016

São Lourenço e o Parque das Águas

(Por Arnaldo Silva) No Sul de Minas Gerais, a cidade de São Lourenço se destaca pelo seu charme, culinária, beleza arquitetônica e suas águas, famosas por suas propriedades medicinais e terapêuticas. (fotografia acima de Elvira Nascimento) A cidade é um convite para o descanso e momentos em família, dotada de uma excelente estrutura para receber os visitantes. Conta com ótimos restaurantes, bares aconchegantes, possuindo ainda o 2º maior parque hoteleiro do Estado, com hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. (na foto abaixo de Thelmo Lins, o Hotel Bavária)
          São Lourenço conta hoje com 50 mil habitantes. No sopé da Serra da Mantiqueira, as belezas naturais e a beleza arquitetônica da cidade são atrativos a mais, além das suas águas medicinais e terapêuticas. (foto abaixo de Paulo Santos)
          O clima ameno, exceto no inverno, onde o frio costuma ser bem rigoroso, com temperaturas negativas. Se o inverno é muito frio, seu povo esbanja calor humano e recebe muito bem os visitantes. É uma das mais importantes cidades turísticas de Minas Gerais.
Como atrativos principais, São Lourenço oferece um passeio pelo Trem das Águas, que sai da charmosa Estação de São Lourenço, num trajeto de 12 km até a pacata Soledade de Minas, numa charmosa Maria-fumaça de 1925, construída em estilo inglês. (na foto acima do PauloZaca) O município está na Rota dos Cafés Especiais, sendo esse um dos atrativos para os visitantes. A cidade oferece passeios guiados a fazendas centenárias da região, oportunidade que os visitantes têm de conhecer os cafezais, colher café e tomar um café feito na hora. (foto abaixo de Thelmo Lins)
Tem ainda seu artesanato, as lojas do centro com uma variedade enorme de produtos e lembranças, além da culinária e da gastronomia local como queijos, bebidas e seus doces, que são famosos na região, podendo ser encontrados também no Mercado Municipal e nas feiras livres em praças da cidade. 
Chama atenção ainda o Templo da Eubiose e a Igreja de São Lourenço (na foto acima de Thelmo Lins). Para quem gosta da vida no campo, a dica é o Sítio Lagoa Seca. Outra dica é a Quinta do Cedro e a Rampa de voo livre da Fazenda Santa Helena e o Center Kart, espaço que oferece pista de corrida, arvorismo, paintball e escalada. 
Pra quem gosta de agito noturno a dica são os atraentes e aconchegantes bares e restaurantes do Calçadão, no Centro da cidade. Nas sextas, sábados e domingos a dica é fazer sobre sobrevoos de balão por São Lourenço e região. O passeio começa logo de manhã, ao nascer do sol. O voo dura em média 1 hora, a 500 metros de altura. Esse passeio é emocionante, com vistas espetaculares. A Serra da Mantiqueira do alto é impressionante, em tudo. É um passeio imperdível. Além do sobrevoo de balão, o visitante pode ainda sobrevoar a região de avião, já que na cidade, existe um aeroporto que disponibiliza voos panorâmicos de terça a domingo, das 9 h às 18 h. Tanto o sobrevoo de balão e de avião, depende do clima de momento. (na foto acima do Paulo Santos, o portal de entrada da cidade)
O grande atrativo de São Lourenço é sem dúvida do Parque das Águas (na foto acima de Cássia Almeida). Atualmente é administrado pela Nestlé, empresa que capta, engarrafa e distribui a água de São Lourenço para todo o país e também para o exterior, cuidando ainda de toda a estrutura do parque.  
São 430 mil metros quadrados de área com jardins, alamedas, Ilha dos Amores, lago com 90 mil metros, florestas, pedalinhos e barcos, além de sete fontes de águas minerais com propriedades medicinais e terapêuticas. (foto acima de PauloZaca) Uma nova área foi anexada ao parque, sendo denominada de Parque II, ligado ao Parque por um túnel subterrâneo sobre a Rua Saturnino da Veiga. A área nova é voltada para a prática de esportes, contando ainda com quatro duchas de água mineral sulfurosa, teatro ao ar livre, quadras esportivas, espaço para caminhadas e passeios de bicicletas. (foto abaixo de Cássia Almeida)
O Parque das Águas de São Lourenço é lugar ideal para casais em lua de mel, famílias e grupos da Terceira Idade. No parque, encontra-se o balneário, que fica ao lado do lago, todo equipado com aparelhagem de fisioterapia, oferecendo hidratação e limpeza de pele, duchas escocesas, banho turco, aplicação de infravermelho e sauna. Para problemas de hipertensão arterial, arritmia, insuficiência cardíaca, artrite e outras doenças, são indicadas os banhos com águas carbogasosas. O visitante tem orientação dos tipos de águas existentes, bem como suas indicações e ainda contraindicações, já que dependendo da pessoa, certos tipos de tratamentos devem ser feitos com recomendações médicas. 
Essa é São Lourenço (na foto acima de Gislene Ras), uma das mais importantes cidades turísticas de Minas Gerais que te espera para visita. Distante 400 km de Belo Horizonte, pela BR-381. A 327 km de São Paulo pela Rodovia Fernão Dias (381) e a 280 km do Rio de Janeiro, via BR-354 e BR-116.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores