Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O encanto da arte da pintura Bauern

(Por Arnaldo Silva) A arte do bauernmalerei é uma técnica de pintura que surgiu entre os camponeses austríacos, suíços e alemães da região da Baviera, entre os séculos XVII e XVIII. A palavra bauern, significa camponesa e malerei, pintura. Literalmente, pintura camponesa.
Os ricos à época contratavam artistas para decorarem suas casas e os camponeses, como não podiam contratar artistas, começaram desenhar flores, pássaros, frutas, garrafas e até figuras humanas armários, mesas, portas, janelas, penteadeiras. Assim suas casas ficavam decoradas e bonitas. (na foto acima, arte do artista plástico José Roberto de Paula, o Zezim de Barbacena MG, numa enxada. Abaixo trabalho do artista plástico Rui de Paula de Jaboticatubas em pote de barro)

A arte ficou restrita aos camponeses locais com o passar do tempo, voltando a se popularizar novamente, principalmente entre os alemães, mais por necessidade que por arte. Foi após a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, um país todo destroçado pela guerra. Foram justamente esses destroços que serviram de inspiração aos camponeses que começaram a fazer desenhos em peças retiradas de escombros ou mesmo em antiguidades que tinham ou encontravam pelo caminho, como os velhos ferros de passar roupas, caldeirões de ferro, etc. (abaixo trabalho do artista plástico Robson Neves de Sabará MG em latões de leite)
Aquela época as dificuldades econômica provocadas pela Segunda Guerra assolava quase toda a Europa, sendo essa arte de grande importância para os camponeses, porque além de usarem suas pinturas para decorar suas casas, melhorava a alto estima e tinha trabalho para fazer, já que a Alemanha e toda a Europa, estava em reconstrução no pós-guerra e as condições de sobrevivência eram bem difíceis. (na foto abaixo, trabalho do artista plástico José Roberto Paulo de Barbacena MG num CD)
A arte surgiu do povo se popularizou e aos poucos foi chamando a atenção de artistas populares em todo o mundo. No Brasil e em Minas Gerais, artistas aderiram a essa técnica popular e começaram a pintar temas diversos como cenas rurais e religiosas  em ferros a brasa, enxadas, CD´s, padrões de energia, foices, penteadeiras, caldeirões, latões, pedaços de madeira, em telhas, etc. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores