Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 23 de outubro de 2016

10 coisas que só mineiro fala, entende e vê.

(Por Arnaldo Silva) O jeito mineiro de falar, seu jeito simples e sua forma de se expressar antigamente está presente ainda hoje e esse jeito de falar é forte nos rincões de nosso sertão. 
          Nas cidade está sempre presente, esteja onde estiver. Conheça algumas dessas expressões. É jeito mesmo, é opção pela simplicidade. É o jeito mais puro e gostoso de falar e se expressar. 
          Esse jeito de falar todo errado não existe mais, pensam alguns que não conhecem Minas e nem as tradições orais regionais. Nos sertões de Minas, o sotaque e as formas erradas de falar continuam, com ou sem estudo, porque simplesmente, gostamos. Como diz um velho ditado "istudo nóis temo, nós fala errado pruque querêmo". 
          Quem ignora o mineirês, dizendo que o mineiro não fala assim, que isso é coisa do passado, ignora por completo a realidade de nossas cidades, as formas de falar de cada região e a cultura natural do sertanejo  Segue 10 expressões de nosso mineirês. Vejam:
01 - Todo mineiro ama Minas e ser mineiro
02 - Quem ama Minas, ama tudo isso!
03 - Assim fica fácil para todo mineiro entender o sinal de trânsito
03 - O mineirês tem que ser completo.
 4 - Mineiro é fácil de ser identificado.
05 - É desse jeito mesmo
06 - Esse trem é bom demais!
07 -  Agora você vai entender tudo direitinho!
 08 -  Isso é Minas. Bom mesmo é falar!
09 - Isso é bom demais!
10 - Isso mesmo, nosso uai, é o nosso uai. Não é sô?

66 comentários:

  1. Ai ! Um torresmin ! Era tudo o que eu queria !

    ResponderExcluir
  2. pior que a gente fala des jeitin mesmo haha

    ResponderExcluir
  3. Essas coisas devem acontecer lá pelo interior mineiro (Belo Horizonte, Barbacena, Sete Lagoas, oeste a dentro. Aqui na Zona da Mata, aqui no litoral mineiro, não tem nada disso não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena messs! Aqui em JF tem isso tudim!!!

      Excluir
    2. falamos sim Lugo, apenas nem percebemos. Sete Lagoas mesmo tem um tal de "trem bão com borra" e "cê ta doooido"

      Excluir
    3. dosdileiti então kkkkkkkkkkkkk engolimos mais letras que doce

      Excluir
  4. SOU DE CURVELO, BRINCAM LÁ QUE TEM MUITO "BAIANO CANSAD0". VÊM DA BAHIA RUMO SUMPAULO, FICAM CANSADOS E PARAM EM CURVELO! E DIZEM TUMBEM QUE SOU
    "CURVILÍNEA" PORQUE NASCI EM CURVELO! RSRSRSRS CURVELO FICA AO NORTE DE BELZONTE! RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  5. ser mineiro é bão dimais sô! Mas esse jeito aí realmente não tem no estado todo.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em belzonti a gent fala desse jeitim mesm, é bão dimais sô!

    ResponderExcluir
  7. Uai, aqui em BH a cidade é carinhosamente chamada de Belorizonte...heheh Belzonte fica mais para os interioranos...

    ResponderExcluir
  8. "Minas é um trem quipass nu coração dagen" inexplicável o sentimento, que dói, vibra, aperta e alegra, sorri e abraça, te dá o braço para te levar no endereço desconhecido, não sem antes oferecer um cafezin, sentados ao lado do fogão de lenha na cozinha.

    ResponderExcluir
  9. Só faltou rebuça no fridamadrugada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Montes Claros-MG
      Aqui fala desse jeito mesmo. Rebuça q ta fazenofrio.

      Excluir
  10. Sou mineiro, mas já perdi o sotaque faz tempo. Quando vou a Minas tenho dificuldade para entender os meus interlocutores.

    ResponderExcluir
  11. Ninguém fala belzonte, Gizdifora, Monsclar, Tiofoton, Baeté, Patimins, Bãodispicho. Isso é viagem de quem nunca viveu aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO! NUM É SÓ PORQUE A GENTE FALA TREM, COISA, E UAI SÔ QUE FALAMOS ERRADO DESSE JEITO, NEM BELZONTI A GENTE FALA TAMBÉM NÃO, ISSO É TUDO MENTIRA. EU NÃO FALO BISCOIPUVIO NÃO, ESSE POVO QUE FAZER DO MINEIRO UMA CAMBADA DE ANALFABETO, A GENTE TEM O NOSSO JEITO SIM, MAS TEM COISA AÍ QUE É PURA INVENÇÃO.

      Excluir
    2. Então vai em Paraopeba pra vc ver!!! Rsrs

      Excluir
    3. Mineiro não é nada disso. Tem sotaque sim mas esse tipo caipira de calças remendadas, chapéu de palha e pronuncia errada não é de Minas!

      Excluir
    4. Com certeza. Minas é um dos lugares onde se fala muito bem o nosso idioma. Expressões regionais existem nas outras UFa também. Não passa de piada esse post

      Excluir
    5. Minas Gerais tem 853 municípios, 1712 distritos e centenas de povoados. Nas grandes cidades até concordo que pode não ser bem assim mas no nosso interior, nas cidades pequenas, nos distritos e povoados, não mudou muito não, é bem assim mesmo. Mineiro usa chapéu, botas, fala com sotaque e fala errado, não por ser analfabeto, a maioria hoje tem pelo menos o ensino médio. Falam porque querem mesmo e gostam, por tradição de encurtar as palavras que é nossa característica e prazer. Mineiro quando trabalha na roça, na lavoura, não vai de terno e gravata não. Vai de calça velha mesmo, de botas, de chapéu de palha. Nas cidades, do interior idem. O povo gosta de falar do seu jeito, andar de chapéu e se interagir da sua forma e da forma de falar de sua região. Não dá para tirar por base o povo e sotaque mineiro baseando-se em Belo Horizonte e grandes cidades, 70% dos municípios mineiros tem menos de 50 mil habitantes, boa parte destes, menos de 10 mil habitantes e nesses, a simplicidade, sotaque e jeito de falar estão inalterados, tendo estudo ou não. Tradição que vem de geração. A maioria das expressões que tem a alcunha de "falar errado" é jeito de falar,mesmo contrariando o português, mesmo contrariando quem tem preconceito com quem fala "errado"(no meu entender, falar errado é apenas encurtar as palavras como ESTA (TÁ) VOCÊ (cê)SENHOR OU SENHORA (Sô e Sá), etc., e fala com sotaque. Viajo pelo interior constantemente, conhece 472 cidades e converso com gente simples e também formada e os formados, falam errado também, porque gostam, porque querem, porque é jeito mineiro de falar, de encurtar as palavras. Esse é o nosso povo. Pelo menos a maioria do nosso povo. Eu estou nessa maioria, sou jornalista, formado em Botânica, gosto do meu sotaque, das palavras que falo e ouço, uso chapéu, chinelo de dedos e adoro uma prosa a beira de um fogãozim a lenha, tudo bem bunitim e bem arrumadim. Abraço procêis tudim ai sô!

      Excluir
    6. Me desculpe, mas vocês não entenderam a proposta da postagem. Não falamos mesmo Belzonti, no entanto quando falamos o que achamos ser Belo Horizonte aos ouvidos de quem não está acostumado com a agilidade na nossa fala fica parecendo algo do tipo, talvez mais para Belorizonte, porém é o mesmo exemplo.

      Excluir
    7. Ah, que pena se não for assim. Perde o charme e a afetividade com que toca os corações.

      Excluir
  12. Meio exagerado, né? A gente fala Belorizonte. Fala Belzonte quem não é mineiro. Odiava a Nivea Maria falando Belzonte numa novela, fazendo papel de mineira.

    ResponderExcluir
  13. Sou de Buenópolis , agente sai de minas mas minas não sai da gente, orgulho de ser mineiro uai sô

    ResponderExcluir
  14. sou carioca mas adoro minas !!! ô trem bão!

    ResponderExcluir
  15. Sou mineira de Uberaba-Mg aqui esta linguagem é muito falada. Principalmente"ce vai reto toda vida# prestençao,uai;pó pará,trem. Kkkkkkkkkķk praticamente todas. Eu falo muito assim. Estive no nordeste em viagem todos riam e achavam engraçado meu sotaque. Amo ser mineira esse jeito mineiro ďe ser é bao dimais sô . Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou de Uberaba, atualmente moro em Curitiba, mas faço questão de nao perder o sotaque e os costumes da nossa terra.

      Excluir
  16. Uai eu sou do interior de Minas Gerais, mais eu não falo errado não,ue nois aqui só fala o mineires. Bom dia pro ceis tudinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não tem nada de errado, falamos corretamente o mineires 😄

      Excluir
  17. Sou mineira, com muito orgulho! Como Escritora, primo pelo bom Português, entretanto no tocante ao regionalismo linguístico(à moda caipira)de Minas Gerais, AMO! É bom estar em contato com este jeito próprio de falar... Nestes momentos, sinto que realmente estou no campo(na roça), realmente.

    ResponderExcluir
  18. Ai - - Alho - Gênero de ervas bulbosas da família das Liliáceas, que se distinguem por seu cheiro característico.
    Belzonte – Belo Horizonte – Capital do Estado de Minas Gerais.
    Bichim – Bichinho - Bicho pequeno.
    Bife de zolhão – Ovo frito
    Cadim – Um bocadinho - Um punhado de alguma coisa.
    Cafezim – Cafezinho – Uma pequena porção de café ou um cole de café.
    Coisa – ou trem de ferro – como o mineira chama qualquer coisa de trem, ele chama o trem de coisa.
    Coisar – Fazer alguma coisa – a prática de algum ato.
    Codô – O que eu dou – indagação sobre o que o cidadão deve dar a outra pessoa.
    Cavalim – Cavalinho – Cavalo pequeno
    Dendi casa– Dentro de casa
    Fucim – Focinho
    Fitibuqui - Facebook
    Leitim – Leitinho – Pequena porção de leite.
    Mêi – no meio de.
    Nuuuu – Nossa Senhora do Perpétua Socorro – manifestação de admiração ou espanto quando a pessoa entra no banco e vê a fila muito grande.
    Proncovô – Para onde que eu vou - Indagação sobre do destino de determinada pessoa.
    Oncovô - A onde que eu estou – Fixação do lugar onde se encontra uma pessoa.
    Ons – ônibus – Veículo de transporte de massa.
    Oncotô – Onde que eu estou.
    Oi – Óleo - Líquido gorduroso e comestível que se extrai do fruto da oliveira, do caroço do algodão, do amendoim etc. etc.
    Pontons – Ponto de ônibus – Lugar onde os veículos de massa param para pegar passageiros
    Paiaço – Palhaço – Figura humorística circense.
    Pegano – Ato de pegar alguma coisa, o mesmo que pegando.
    Pô – Por - Palavra que, quer empregada só, quer contraída com os artigos o (pelo) ou a (pela).
    Pó – Pó- Finíssimas partículas de terra seca ou de qualquer outra substância; poeira. 2. Substância constituída de partículas tenuíssimas de qualquer coisa sólida que se submeteu à moagem, trituração etc.
    Pó – Pode -Ter a faculdade ou possibilidade, domínio ou influência, ter força ou influência, ter permissão ou autorização, haver possibilidade.
    designa, conforme a construção da respectiva frase, diversas relações, tais como: lugar, meio, causa, qualidade, modo, estado, preço, tempo etc.
    Melete – Omelete – Ovos batidos e fritos seja com cebolinha verde ou com bacon.
    Trazêno – Trazendo
    Trem – Trem : denominação que se dá a qualquer objeto ou ato, que não se possa lembrar imediatamente o nome.
    Zói – Olho – Um principal órgão de visão dos serem animais.
    Zólio – Olhos – Os dos principais órgãos de visão dos serem animais.
    Zoiudo _ Olhudo, animais detentores dos dois olhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk verdade... sou mineiro do interior dos interiores moro em perdigao mg,minha cidade tem apenas 11000 habitantes...estudei...me formei sei falar o portugues corretamente...mas falo desse jeito aí... força do habito aqui em minha cidade esse sotaque é tao forte que parece que se fala outro idioma...alem do mais é um pouco cantado

      Excluir
  19. Mastumate, quidicarne, lidileite, oia procê vê, nóis e mineiro Uai!!!

    ResponderExcluir
  20. O mineiro é muito confiável em toda parte do país ....talvez por causa do seu jeito " maneiro de ser "....

    ResponderExcluir
  21. Então vai em Para de Minas pra vc ver!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. É bão dimais sê minero, uai. Adorei. Beijos, Janda.

    ResponderExcluir
  23. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! Num tem lugá mió... Eeeeeeeeeeeita, Minas Gerais di Deus!! <3

    ResponderExcluir
  24. Nois fala memu dessjeitu! MAS TAMBÉM SABEMOS FALAR O PORTUGUÊS CORRETO! Mais ansim é bem mió!

    ResponderExcluir
  25. OOOOhhhh..trem bão dimais sô...orgulho de ser mineira

    ResponderExcluir
  26. mas que doidão soooooooooooooooooooooooÔ

    ResponderExcluir
  27. Sou da parte civilizada de Minas mas nois entede esse trem
    Uai eu não gosto de queijo '-'
    Só de Pao de queijo hehehe

    ResponderExcluir
  28. Dia!
    Eu queria gardecer a turma que mexe com esse negócio aqui pruque é bão dimais sô

    ResponderExcluir
  29. Me orgulho dimais de ser mineira...nunca senti vergonha disso não...apesar de muitos já terem tirado da minha cara pela maneira q falo...sou mineira do sangue quente...não abaixo a cabeça por nada...orgulho de minhas raízes...😍😍😍

    ResponderExcluir
  30. Estava lendo os comentários acima e me deparei com um que fiquei um tanto incomodada...no qual diz q a intenção do texto seria passar uma visão de analfabetismo dos mineiros...discordo desse comentário...sou de uma pequena cidade chamada sao sebastiao do anta...no mínimo 15 mil habitantes...no qual todos falamos dessa maneira...e não é analfabetismo não viu...Pq até os jovens que estão no período da faculdade e os adolecentes que ainda frequentam o ensino fundamental e o médio falam exatamente dessa maneira...eu por exemplo...escrevo muito bem...mas se abrir a boca pra conversar fora de minas...poucos me entendem ...não eh questão de estudo...e sim de
    sotaque...Cultura...

    ResponderExcluir
  31. Coisas que só nos sabemos e os outros tentam imitar.

    ResponderExcluir
  32. sou de minas, mas acabei saindo de la faz sete anos, ainda tenho um pouco de sotaque, mas sinto falta, mineiro é muita vezes motivo de piada por falar assim, tmb de como escrevem as palavras, falamos assim, mas nao tem necessidade desse exagero. Tenho orgulho de ser de minas, mas acho forçado quem faz isso pra ser engraçado

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores