Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Conheça a Casa da Ópera de Sabará MG

(Por Arnaldo Silva) Inaugurado em 1819, a Casa da Ópera de Sabará foi o segundo teatro a ser construído no Brasil. O primeiro foi à Casa da Ópera de Ouro Preto, inaugurada em 1770, tendo sido o primeiro teatro das Américas. Desde sua inauguração, grandes companhias artísticas da época se apresentaram no palco da Casa da Ópera de Sabará. Personagens ilustres de nossa história estiveram presentes no teatro como Dom Pedro I em 1831 e Dom Pedro II em 1881.
É uma das mais impressionantes construções de Minas Gerais, com estrutura interna em madeira, com forro feito com um material usado na época para forração das casas, chamado de treliça. Construído em estilo barroco, com inspiração nos traços arquitetônicos ingleses do período do Reinado da Rainha Elizabeth I (1533 – 1603). Por essa influência da arquitetura inglesa, é também chamado de Teatro Elisabetano. Em seu interior há influência da arquitetura italiana, citando como exemplo, os 47 camarotes dispostos em três galerias e sala em forma de ferradura, características típicas da arquitetura dos teatros italianos do século XVII.
A arquitetura do teatro foi tão bem feita que de todos os ângulos a visão é ampla, isso porque o seu palco é elevado e sua acústica é muito boa. O teatro está em pleno funcionamento e aberto a visitação pública diariamente de 8 hs as 17 hs. É um dos lugares mais impressionantes de Minas. Rico em cultura, história, beleza arquitetônica. Conhecer o Teatro de Sabará e conhecer um pouco do nosso passado. Um lugar que impressiona e emociona. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores