quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Conheça São Sebastião das Três Orelhas

A história de São Sebastião das Três Orelhas, distrito de Gonçalves, no Sul de Minas, faz parte da história de Gonçalves no Sul de Minas, pois o povoado foi o primeiro núcleo habitacional do futuro município, muito antes da emancipação política e separação de Paraisópolis, cidade a qual Gonçalves pertencia. (foto acima de Fernando Campanella)

Uma das peculiaridades de São Sebastião das Três Orelhas é ter o seu próprio cemitério, onde estão os túmulos das famílias pioneiras. A história do nome do povoado tem várias versões, todas contadas oralmente e cujas origens já se perderam no tempo. 

A versão tida como verdadeira pelos moradores mais antigos faz referência a uma história local, segundo a qual havia um morador dono de algumas terras que tinha um colono que tirava muita coisa do seu pequeno pedaço de terra. Um dia esse colono abateu três dos seus porcos e separou os pedaços. O dono das terras viu as carnes e propôs ao colono que lhe vendesse as seis orelhas de porco, esse recusou (regateou, como se diz em Minas) e após muita negociação concordou em trocar somente a metade das orelhas por um pedaço de terra. 

A história das "Três Orelhas" correu e o nome passou a identificar o lugar. Mais tarde foi erguida a capela, dedicada a São Sebastião, a partir daí a capela passou a ser referenciada como a "capela de São Sebastião" das "Três Orelhas". 

(Fonte desta informação: Site da Prefeitura de Gonçalves - www.goncalves.mg.gov.br)

Nenhum comentário:
Faça também comentários