Conheça a Pedra da Boca

Pedra da Boca na BR 418 em Teófilo Otoni (próximo a Carlos Chagas e Ataléia) - Vale do Mucuri
A Pedra da Boca é um morro entre os municípios de Teófilo Otoni e Carlos Chagas, no estado de Minas Gerais. Tem formato de uma grande baleia, sendo que a fenda frontal em formato de uma boca deu origem ao nome da pedra. Possui 970 m de altura. A Pedra da Boca está perto do distrito de Pedro Versiane, na BR 418.
Pedra da Boca - BR 418. Fotografia de Renato Teixeira
Quem passa pela BR se impressiona com a beleza e suntuosidade da pedra, bem como da beleza natural em sua volta. O local está sendo cada dia mais procurado por turistas de todo o Brasil, bem como pelos adeptos de esportes radicais, como escaladas. 
Os afloramentos magmáticos podem ser vistos em toda região do Vale do Mucuri.
Pedra da Boca - Fotografia de Renato Teixeira
Em geologia, um afloramento é a exposição de uma rocha na superfície da Terra. Pode ser formada naturalmente pela erosão do solo que cobria a rocha, ou pela ação humana, como por exemplo, em cortes de estradas ou em pedreiras. Afloramentos são muito importantes nos estudos geológicos pois permitem a observação direta das rochas. Além disto, possibilitam a coleta de amostras de rochas, que podem ser analisadas em laboratórios quanto à sua composição mineralógica e química, idade, conteúdo fossilífero (no caso de rocha sedimentares), e etc. Através dos afloramentos, os geólogos podem fazer mapas geológicos de superfície e, assim, conhecer as características das rochas em uma região e sua extensão em área, e auxiliar na pesquisa de recursos minerais, petróleo, na geologia de engenharia e etc. 
(fonte das informações: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário