Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 16 de outubro de 2022

Boa Esperança: turismo, a Serra e as águas de Furnas

(Por Arnaldo Silva) Cidade de clima ameno, paisagens e belezas deslumbrantes, bem estruturada para receber turistas e com ótima qualidade de vida, Boa Esperança, no Sul de Minas, é um dos mais atraentes pontos turísticos de Minas Gerais. O município faz parte do Circuito Turístico Grutas do Mar de Minas.
          Distante 280 km de Belo Horizonte, a cidade com cerca de 42 mil habitantes faz divisa com Ilicínea, Aguanil, Carmo do Rio Claro, Campos Gerais, Coqueiral, Santana da Vargem, Campo do meio, Três Pontas, Campo Belo e Guapé. (fotografia acima de Thelmo Lins e abaixo de Rogério Salgado)
          O acesso rodoviário para Boa Esperança é pela BR-369, MG-167 e BR-265, próxima a BR-381. A cidade não conta com aeroporto mas o acesso aéreo pode ser feito por aeroportos de cidades próximas como Alfenas, Campo Belo e Varginha, concluindo o trajeto de carro ou ônibus.
Economia
          Município de terras férteis, tem na agricultura uma de suas bases econômicas com destaque para a suinocultura, avicultura, pecuária leiteira e de corte, a cultura de arroz, alho, batata-inglesa, milho, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate, variedades de frutas e café. 
          Boa Esperança é um dos grandes produtores de café do Sul de Minas e conta com a Capebe, a 5ª maior cooperativa cafeeira do país. Sua produção agropecuária abastece mercados regionais e de vários estados brasileiros. (fotografia acima de Rogério Salgado)
          Além disso a cidade possui um bom setor de serviços para atender turistas e visitantes, um comércio bem variado, pequenas e médias indústrias, pousadas e hotéis sofisticados, além de bares, lanchonetes e restaurantes com comidas típicas.
Breve história
          Elevada à cidade em 1869, sua história começa bem antes, no século XVIII, durante a descoberta de ouro na Região Sul de Minas, em 1778. Um pequeno povoado foi surgindo, denominado Dores do Pântano em 1804, devido a capela construída no povoado dedicada a Nossa Senhora das Dores. 
          O povoado cresceu em torno da fé em Nossa Senhora das Dores, se tornou freguesia, passando a se chamar apenas de Dores. Permaneceu com esse nome até ser elevada a vila em 1866, quando foi desmembrada de Três Pontas MG. Dois anos depois, em 1868, foi elevada à cidade independente, voltando ao nome anterior de Dores do Pântano.
          No ano seguinte, exatamente em 15 outubro de 1869, Dores do Pântano é elevada à cidade, adotando o nome de Dores da Boa Esperança, com o gentílico de dorense. Em 1938 passou a se chamar em definitivo, Boa Esperança, mudando o gentílico dorense para esperancense. Mesmo assim, o gentílico dorense é usado até os dias de hoje entre seus moradores.
A origem do nome Boa Esperança
          O nome do município foi inspirado na Serra da Boa Esperança, chamada assim desde o século XVIII quando a região começou a ser povoada, depois da descoberta de ouro. Naquela época, demarcavam pontos de referências para definirem as localidades, para facilitar a localização. Lugares como rios, grutas, pedras, picos, fendas, montanhas e serras, eram os mais preferidos.
          Ao chegarem à região, avistaram do alto de uma serra um vasto campo, com rios como o Rio Grande, córregos como o São Pedro, Três Pontas, Marimbondo e Maricota, além de várias, nascentes e pântanos. Com boa esperança de uma vida melhor e próspera, deram nome a serra de “Boa Esperança”. Com muita esperança, fixaram na região e formaram um povoado na proximidade da serra, que é hoje a cidade de Boa Esperança MG. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Essa serra é um dos maiores atrativos do município. Foi inclusive imortalizada e tornou-se conhecida no Brasil inteiro graças ao samba-canção “Serra da Boa Esperança”, do cantor e compositor carioca Lamartine de Azeredo Babo, que esteve na cidade 1937 e se encantou com a beleza da serra e da região.
          Lamartine Babo é de tamanhã importância para a cidade que leva o nome do troféu do tradicional Festival Nacional da Canção, realizado na cidade, bem como artista está imortalizado em um monumento público com seu busto nas cordas de um vilão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, como podem ver na foto acima do Thelmo Lins.
O que fazer em Boa Esperança
          Lugar ideal para quem busca ar puro, lazer, contato com a natureza, cultura, práticas esportivas ou passeios com a família, Boa Esperança oferece ótimas condições para momentos agradáveis.
          Terra de gente hospitaleira e gente famosa como Nelson Freire e Rubem Alves, Boa Esperança se destaca no turismo em Minas Gerais, graças as suas belezas naturais, pela Represa de Furnas formada em 1958, pela Serra da Boa Esperança e pelo Lago dos Encantos que torna a cidade, que está a beira do lago, mais encantadora e linda em seus reflexos. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          O Lago dos Encantos é um lago formado pelo represamento das águas do Rio Cascavel, Maricota e Marimbondo. São 3 km² de extensão banhando a cidade entre as avenidas Juscelino Kubitschek, Perimental, Brasil, Governador Valadares Rua Capitão Neves e mais 5 km² entre a Barragem do Lago, Faixa de Segurança de Furnas e Ponte do Sr. Jarbas Barbosa, totalizando 8 km² de extensão. 
          Além disso, a cidade é bem arborizada e tranquila, conta com belas praças, monumentos, um charmoso e atraente casario e várias templos religiosos, com destaque para a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. (na foto acima do Thelmo Lins, o interior da Basílica)
          O Lago de Boa Esperança ou Lago dos Encantos, possibilita momentos agradáveis aos turistas, visitantes e moradores com pesca esportiva, passeios de lancha, jet-ski, e caiaque, passar horas junto a família ou amigos, na praia do Bicano, na praia do Celeiro ou mesmo nos vários bares, lanchonetes e restaurantes nas largas e arborizadas das avenidas a beira lago. (fotografia acima de Thelmo Lins)

          Quem gosta de adrenalina pode optar fazer trilhas, voos de ultraleve e claro, subir a Serra da Boa Esperança.
          Além da beleza da serra e riqueza de sua flora e fauna, subir a serra é uma caminhada ecológica incrível, com direito a conhecer o Pico do Branquinho, Pico das Antenas, Pico das Areias e o Pico da Igrejinha, além de conhecer a beleza das águas limpas e cristalinas das cachoeiras Nascente do Rio Sabaré, da Cava, da Cachoeirinha, da Cabana, do Capão Grande e Cachoeira das Areias.
          Estar em Boa Esperança é estar junto a natureza e belezas mineiras. Mais que isso, é estar junto a cultura popular do nosso Brasil, representada pelo Festival Nacional da Canção (Fenac) que acontece todos os anos, no mês de setembro, na cidade.
          Além do Fenac, diversos outros eventos realizados na cidade atrai turistas de toda a região como o Baile na Praça I, em janeiro, o Carnaval na Boa (Carnaboa), a Festa do Cooperado, Festas Juninas, Baile da Praça II, em julho, a Festa do Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores, em setembro, além das festividades religiosas tradicionais da Semana Santa, Natal e Corpus Christi.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores