Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 29 de outubro de 2022

Fama: a cidade do Mar de Minas

(Por Arnaldo Silva) Fama é uma pequena, pacata, charmosa e atraente cidade mineira, com cerca de 2400 habitantes, no Sul de Minas, na divisa com Alfenas, Campos Gerais, Três Pontas e Paraguaçu. Distante 362 km distante de Belo Horizonte, o município é banhado pelas águas da Represa de Furnas, estando inserido no Circuito Turístico Mar de Minas. 
          O Lago de Furnas é conhecido como Mar de Minas e abrange 34 municípios mineiros. São 1.406,06 km² de extensão. Para se ter ideia da dimensão do Lago de Furnas, a Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, tem 412 km² e todo o litoral brasileiro possui 7.491 km². Por isso o Lago de Furnas é o mar dos mineiros. Fama é uma das 34 cidades do Mar de Minas. (fotografia acima de Marcos Pieroni)
          O município está numa posição geográfica estratégica, com acesso fácil pela BR-381, BR-491, BR-369 e MG-179. Além disso, abriga uma grande e rica biodiversidade, natureza nativa em grande parte preservada, relevo e clima suave, além de contar com um grande potencial hídrico.
          Cidade de paisagem cênica e paradisíaca, Fama atrai turistas de todo o Brasil que vem à cidade passar momentos agradáveis e tranquilos à beira do Lago de Furnas, saboreando a típica comida mineira e conhecendo a genuína hospitalidade do povo de Minas Gerais. (fotografia acima de Alexandra Lisboa)
          A cidade é bem estruturada para receber turistas. Conta com diversos hotéis, pousadas e restaurantes com comidas típicas de Minas e da região, em especial, pratos e petiscos com peixes de água doce.
Origem
          A história de Fama começa a partir de 1837 com a formação de um povoado em torno de uma capela às margens do Rio Sapucaí, construída pelo fazendeiro capitão Tomás Alves de Figueiredo, dando nome ao povoado de Vila da Fama. (fotografia acima de Marcos Pieroni)
          A proximidade do povoado junto ao Rio Sapucaí permitiu tornar o lugar em um pequeno porto, usado para navegação e transporte de bens, mercadorias e pessoas, no século XIX, Com o desenvolvimento da região e chegada dos trens de ferro e abertura de estradas, no final do século XIX e XX, o transporte por barcos foi sendo reduzido gradualmente.
          O arraial se desenvolveu, foi elevado a distrito e posteriormente, à cidade emancipada em 1° de janeiro de 1949.
O Lago de Furnas
          Na década de 1960 boa parte das terras da região foram inundadas para represar as águas da Represa de Furnas. Apesar da perda de terras férteis, as águas do chamado Mar de Minas trouxeram emprego, renda e desenvolvimento, graças ao turismo. Além disso, a cidade conta com um pequeno, mas variado comércio, um bom setor de prestação de serviços, além de uma boa estrutura para receber turistas. O turismo e a agricultura familiar são as principais bases da economia do município. (na fotografia acima de Elpídio Justino de Andrade)
Convite ao sossego
          Fama já era uma cidade com grande potencial turístico, desde sua origem. As águas do Lago de Furnas tornou a cidade mais bonita, atraente e mais convidativa para conhecer. Um cenário espetacular de charme, beleza, natureza exuberante, paisagens encantadoras, cênicas e românticas. 
          Para quem ama a natureza, ecoturismo, sossego e de estar numa cidade com boa qualidade de vida e atraente, Fama é uma das mais indicadas para ser visitada em todo o Brasil. (fotografia acima de Alexandra Dias)
O que fazer em Fama?
          Opções de lazer e diversão é o que não falta. Pesca esportiva, prática de esportes náuticos e radicais pelo Lago de Furnas que circunda a cidade, cachoeiras, rios, trilhas para caminhadas e motociclismo, passeios passarela do lago e pelo Parque Municipal Francisco Cândido da Silva, são algumas opções para moradores e turistas.
            Durante todo o ano, vários eventos atraem turísticas da região e de todo o Brasil. 
          Entre esses eventos destacamos o famoso e tradicional Carnaval de Rua, considerado um dos melhores da região, bem como o Réveillon, as Festas Juninas e o Encontro de Carros de Bois. As festividades religiosas como Semana Santa e encenação da Paixão de Cristo no adro da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, Natal, Festa de Nossa Senhora Aparecida e de São Pedro, com procissão fluvial e queima de fogos, são outros eventos importantes da cidade. (fotografia acima de Marcos Pieroni e abaixo de Elpídio Justino de Andrade)
          Além disso, tem a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a Estátua do Cristo Redentor, as festividades de aniversário da cidade no dia 19 de março, vários quiosques, pracinhas charmosas, a casa do artesão, um singelo casario e a típica tranquilidade das tradicionais cidades interioranas mineiras como atrativos.
          Venha conhecer Fama. Lugar agradável, de gente simples, bonita, hospitaleira. Uma cidade com cenários românticos, naturais, deslumbrantes. Uma cidade para visitar e se apaixonar.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores