Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Jequitibá: a pequena joia do interior mineiro

(Por Arnaldo Silva) Com cerca de 6 mil habitantes, Jequitibá reúne todas as principais características do interior mineiro, numa só cidade. Pequena, pacata, charmosa em sua arquitetura colonial e eclética, acolhedora, bem cuidada, rica em cultura e folclore e ainda, com um povo simples e hospitaleiro. Jequitibá é uma joia no coração da Região Central da Zona Metalúrgica mineira, distante apenas 112 km de Belo Horizonte.
          Jequitibá faz divisa com os municípios de Sete Lagoas, Baldim, Funilândia, Araçaí, Cordisburgo e Santana do Pirapama. O acesso à cidade é bem fácil e com várias opções rodoviárias que pode ser pela BR-040, MG-238, MG-010, MG-010, MG-323 e MG 238. (fotografia acima de Nacip Gômez)
Origem de Jequitibá
          O município encontra-se numa região de terras férteis, povoada desde o final do século XVII, quando da chegada à Minas Gerais de entradas e bandeiras, em busca de ouro. O grupo, formado por bandeirantes, negros e índios escravos, liderados por Borba Gato, fixou-se às margens de uma lagoa, que recebia as águas do Ribeirão Jequitibá.
          Os primeiros moradores da localidade trouxeram a fé no Santíssimo Sacramento. Por volta de 1788, uma pequena capela, foi edificada e o povoado cresceu em torno da capela. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          Como o povoado foi se formando às margens do Ribeirão Jequitibá, o local passou a ser conhecido como Santíssimo Sacramento de Jequitibá.
          O nome do ribeirão, tem origem na Carinjana estreclensis, árvore da família lecythidaceae, espécie conhecida popularmente por Jequitibá branco, comum na região. Planta nativa da Mata Atlântica, pode chegar até 50 metros de altura, sendo muito resistente. Sua madeira é nobre e a espécie um dos símbolos de nossa flora.
          Já no século XIX, com o fim do Ciclo do Ouro, os que ficaram na região trabalhavam na terra, na produção de alimentos para a região.
          O pequeno povoado cresceu, foi elevado a freguesia em 2 de maio 1856, com o nome de Santíssimo Sacramento da Barra do Jequitibá, subordinado a Santa Luzia MG. Em 1891, a freguesia é elevada a distrito, subordinado a Sete Lagoas.
          Finalmente, em 27 de dezembro de 1948, ser elevado a cidade, desmembrando de Sete Lagoas em 1º de janeiro de 1949, com o nome abreviado para Jequitibá.
Folclore e atrativos urbanos de Jequitibá
- A capital mineira do folclore
          O município possui riquezas naturais e arquitetônicas de grande relevância. Faz parte, juntamente com Baldim, Capim Branco, Cordisburgo, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas, do Circuito Turístico das Grutas.
          Jequitibá é uma união de povos em sua formação. Portugueses, índios, negros e pessoas que vieram de várias localidades do Brasil. Essa diversidade, é hoje responsável pela identidade gastronômica, social e folclórica da cidade.
          O folclore de Jequitibá é um dos mais variados e ricos de Minas Gerais. É uma das poucas cidades brasileiras onde se encontra variadas manifestações folclóricas. A tradição e folclore regional é tão forte em Jequitibá, que a cidade é, desde 1979, a principal referência folclórica de Minas, sendo considerada a Capital Mineira do Folclore. 
- Culinária típica
          Em Jequitibá, o visitante encontra uma cidade organizada, com boa estrutura urbana, um pequeno e variado comércio, além de bares, lanchonetes, padarias, pousadas e restaurantes com comida típicas. (fotografia acima de Thelmo Lins)

          Entre esses pratos típicos da cidade, estão os feitos com Cansanção, uma planta muito comum na região, que lembra a urtiga, em aparência. Além de ser rica em nutrientes, é uma planta medicinal. Usada em saladas, como refogados e no preparo de carnes, como na costelinha de porco.
- A Lagoa Pedro Saturnino e a Ilha do Castelinho
          Como atrativo urbano, o destaque é para a belíssima Lagoa Pedro Saturnino. Os casarões coloniais e construções ecléticas do século XX, refletidos na lagoa, dão mais beleza ao seu conjunto arquitetônico. (fotografia acima de Thelmo Lins)

          Em 1978, foi construído na lagoa a Ilha do Castelinho, desde essa época, um cartão postal da cidade e um dos pontos de encontro e entretenimento dos jequitibaenses.
- Capela do Rosário
          Como em toda cidade mineira, a religiosidade é um dos pilares da identidade cultural de Jequitibá. Destaque para a Capela de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1887, onde se concentram os cortes de Reinado, Congadas e Folias do Divino nos dias de festas, com enorme participação popular. (fotografia acima de Thelmo Lins)

          Durante os dias de festas, são realizados leilões, apresentações folclóricas e ainda, barracas com comidas típicas da cidade, além de mostras de artesanato feitos por artesão locais.
- A Matriz do Santíssimo Sacramento
          Embora a Igreja do Rosário, seja um importante ponto turístico e religioso de Jequitibá, a matriz da cidade, é desde suas origens no século XVIII, a Igreja do Santíssimo Sacramento de Jequitibá (na foto acima e abaixo do Thelmo Lins).
          Erguida em 1788 e recebendo modificações, ao longo do século XIX, devido ao crescimento do povoado é a referência religiosa da cidade. Mesmo com as reformas que recebeu ao longo de sua história, sua essência foi preservada, bem como sua riqueza arquitetônico, nítidos em seus detalhes tanto exterior.

          Sua riqueza pode ser facilmente percebida em seu exterior e principalmente, em seu interior, como as belas talhas em madeira, ornamentações, retábulos, imagens esculpidas em tamanho natural, assoalho de madeira de aroeira vermelha e a beleza singular e única de seu altar-mor, dedicado ao Deus Vivo, o protetor da cidade. É protetor e não padroeiro, como são geralmente os santos, porque o Divino é o próprio Deus Vivo.
          É uma das mais belas arquiteturas do barroco mineiro. A Matriz é um bem tombado pelo IEPHA/MG como patrimônio histórico mineiro, desde 1979.
- O cemitério dos escravos
          Ainda nos tempos do Brasil Colônia, 10 anos após a construção da Igreja do Santíssimo Sacramento de Jequitibá, em 1798, foi construído o Cemitério, inicialmente para serem enterrados os escravos. No início do século XX, o cemitério passou a ser usado pela população em geral. Hoje é um patrimônio histórico e turístico da cidade. (fotografia acima de Thelmo Lins)

Atrativos naturais de Jequitibá
          Dotada de belezas naturais espetaculares como grutas e rochas do grupo Bambuí, montanhas, rios, matas nativas, uma fauna e flora diversificada, Jequitibá é um destino muito procurado pelos amantes da natureza da prática de esportes radicais como mountain bike caminhadas, trekking e também cavalgadas.
          Embora esteja numa propriedade particular, uma enorme cratera, aberta naturalmente, conhecida como “Buraco do Inferno” é um importante bem natural de Jequitibá. É tão profunda a cratera que não dá para ver o fundo.
          Além de ser bastante procurada por amantes da natureza, ufólogos são sempre vistos na região. Isso porque, notícias de aparecimento de Ovnis, são bastante comuns na região, atraindo curiosos e pesquisadores do tema.
Principais eventos de Jequitibá
          Por ser uma cidade de forte manifestação folclórica, em Jequitibá acontecem vários eventos, de janeiro a dezembro. (foto abaixo de Sérgio Mourão/@sergio-mourao)
 
- Cavalgadas 
          As cavalgadas estão sempre presentes na cidade, que praticamente triplica nos dias de cavalgadas, recebendo cerca de 15 mil visitantes para participarem de uma das mais tradicionais cavalgadas do Brasil.
- Festival de Folclore
          No início de setembro, acontece o tradicional Festival de Folclore. Durante os dias de eventos, diversos grupos folclóricos, mostram a diversidade do folclore mineiro, em cantos, danças e manifestações da mais pura e genuína raiz folclórica mineira.
          O festival tem início com desfile de todos os grupos folclórico, para na sequência, se apresentarem pelas ruas e praças de Jequitibá.
          Toda a cidade passa a ser um palco a céu aberto de manifestações folclóricas. É um show de cores vibrantes, alegria, fé, danças e cantorias, das tradições mineiras preservadas há séculos.
          São grupos que fazem apresentações de danças e cânticos folclóricos diversos, Congadas, Dança do Serrador, Folia do Divino, Reinado, de Santos Reis, Boi da Manta, Contradança, Fim de Capina, Dança da Vara, Incelência para Chuva, Encomendação das Almas, Batuque, Pastorinhas, Dança do Tear, Cantiga de Roda, entre outros.
- Festa de Nossa Senhora do Rosário
          A Festa de Nossa Senhora do Rosário, acontece na cidade e nos 21 povoados de Jequitibá, entre agosto e outubro, de acordo com o calendário de cada comunidade.
- Jubileu do Santíssimo Sacramento
          Em julho, no 3ºdomingo do mês, acontece a Festa do Santíssimo Sacramento, protetor da cidade, com procissões, novenas e demonstração de fé. Na festa é adorado o Deus Vivo, simbolizado pela Hóstia Consagrada, que representa o Corpo de Cristo. (fotografia acima do Thelmo Lins, da Matriz)
          Jequitibá (acima uma rua da cidade, registrada pelo Thelmo Lins) é um convite para os apaixonados pela cultura e folclore mineiro vivenciarem e conhecerem as mais belas e genuínas manifestações de nossa cultura, além da beleza e charme da cidade, com seu casario colonial e seu povo acolhedor.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores