Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Maringá MG: a vila turística mineira

(Por Arnaldo Silva) Maringá é um pitoresco, acolhedor, charmoso e simplesmente apaixonante distrito, com características arquitetônicas das charmosas vilas italianas. Quem conhece, planeja logo voltar. É um lugar único e singular, bem no extremo sul de Minas Gerais. 
         Maringá MG é distrito de Bocaina de Minas, município mineiro distante 380 km de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Carvalhos, Itamonte, Liberdade e Passa Vinte em Minas Gerais e Itatiaia e Resende, cidade fluminense onde está o distrito de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. (fotografia acima de Fabrício Cândido)
          Em Visconde de Mauá, distrito de Resende RJ, existe uma outra vila com o nome de Maringá. É a Maringá RJ.
          As duas “Maringás” são separadas apenas por uma ponte, sobre o Rio Preto (na foto acima da Luciana Silva), já que Bocaina de Minas, onde está Maringá MG e Resende, onde está o distrito de Visconde de Mauá e a Vila Maringá RJ, fazem divisa. (fotografia acima e abaixo da ponte sobre o Rio Preto, em Maringá MG)
          São apenas alguns metros que separam as duas vilas, que ficam entre as margens deste rio. Quem vem a Maringá de Minas, claro, vai à Maringá RJ. É literalmente logo ali, num pulinho só.
         Maringá MG surpreende por sua arquitetura singular, atraente e charmosa, com traços arquitetônicos europeus, com seus restaurantes e bares servindo os mais finos pratos mineiros e em especial, da cozinha italiana, além da riqueza impressionante do artesanato expostas nas diversas lojas da Vila. (fotografia acima de Fabrício Cândido)
          Sem contar suas belezas naturais, já que Bocaina de Minas, a sede e Maringá de Minas, seu distrito, estão na Serra da Mantiqueira, a 1210 metros de altitude (na foto acima do Paulo Santos). São belíssimas e convidativas paisagem, rios, cascatas e cachoeiras que formam poços de águas cristalinas e geladas. 
          A própria vila é dotada de um romântico e charmoso casario, além de boa estrutura para passeios e práticas esportivas ao ar livre, como passeios de quadriciclos, da prática de boia cross sobre as águas do Rio Preto e outras atividades esportivas em meio a natureza. (fotografia acima de Fabrício Cândido)
          Tem ainda as pousadas atraentes e aconchegantes e a culinária típica mineira, mas também, variada como pizzarias, churrascarias e restaurantes com pratos diversos como truta e outros peixes de água doce. (fotografia acima de Luciana Silva)
          O artesanato em Maringá de Minas é variado e rico em detalhes, como podem ver na foto acima da Luciana Silva, uma das várias lojas de artesanatos da vila.
          Sem contar charmosas chocolaterias, onde são feitos deliciosos chocolates finos, saborosos e de dar água na boca. (foto acima de Luciana Silva). Tem ainda a Casa das Velas, parada obrigatória para os visitantes. São velas únicas, especiais, feitas artesanalmente
Como chegar a Maringá de Minas
          Para chegar até Maringá de Minas, saindo de Belo Horizonte, o caminho é pela BR-040, com cerca de 440 km de estrada. Da Rodoviária de Belo Horizonte sai ônibus diariamente às 20 horas com previsão de chegada entre 4hs e 5hs da manhã, pela Viação Transnorte. (fotografia acima de Luciana Silva)
          A partir de Bocaina de Minas, a viagem até Maringá de Minas tem cerca de 40 km de distância. Na cidade o visitante pode obter informações e os serviços de guias de turismo para chegar até a Vila e conhecer o Parque do Itatiaia.
Bocaina de Minas 
          Maringá de Minas tem o calor da hospitalidade mineira e o charme das bucólicas vilas italianas, bem como conheça também a acolhedora cidade de Bocaina de Minas (na foto acima do Jerez Costa, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário).
          Em Bocaina de Minas se concentra boa parte do Parque Nacional do Itatiaia, além de ser uma cidade charmosa, acolhedora, com um artesanato e culinária riquíssimas, além de inúmeras paisagens naturais, bem como as belezas do Itatiaia.
          Pra quem não sabe, 60% da área total do Parque Nacional do Itatiaia (na foto acima do Paulo Santos) pertence a Minas Gerais, concentrados basicamente em Bocaina de Minas, Itamonte e Alagoa MG. Os outros 40% da área do parque estão nas cidades fluminenses de Itatiaia e Resende RJ.

11 comentários:

  1. Estive em Maringá MG e Maringá RJ.
    Indescritível. Tem que ir para sentir a magia e o encanto do lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu só conheço maringá, no PR.. são muito diferentes, mas lindas.

      Excluir
  2. Estive em Maringá MG já há algum tempo também, porém fui por Resende/Visconde de Mauá. O lugar/região é linda demais imensas cacheiras acessíveis lugar fantástico

    ResponderExcluir
  3. Já fui em Maringá lugar muito lindo fui por Resende estou com vontade de voltar

    ResponderExcluir
  4. Morei uns meses lá, maravilhoso, Mauá, Maringá, maromba

    ResponderExcluir
  5. Estive hoje (04/02/22),aniversário da minha maravilhosa esposa ,o lugar é realmente incrível, lindo e convidativo ,assim que possível voltarei ,pois fica a 165 KM da minha casa .

    ResponderExcluir
  6. Esta região, que compreende Aiuruoca, Virgínia (tem um hotel maravilhoso), Itamonte, Itamogi, Passa Quatro, etc. é espetacular.

    ResponderExcluir
  7. Sou mineiro do sul de minas e Já fui nessa cidade e adorei muito lá chalés, lojas de artesanatos a natureza como cachoeiras são lindas foi gravado até uma novela nessa cidade 👏👏👍🏻👍🏻

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores