Tecnologia do Blogger.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Conheça Maringá de Minas

(Por Arnaldo Silva) Maringá é um pitoresco, acolhedor, charmoso e simplesmente apaixonante distrito, com características arquitetônicas das charmosas vilas italianas. Quem conhece, planeja logo voltar. (foto acima de Fabrício Cândido) É um lugar único e singular, bem no extremo sul de Minas Gerais. É distrito de Bocaina de Minas, município mineiro distante 380 km de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Carvalhos, Itamonte, Liberdade e Passa Vinte em Minas Gerais e Itatiaia e Resende, cidade fluminense onde está o distrito de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Em Visconde de Mauá, distrito de Resende RJ, existe uma outra vila com o nome de Maringá. É a Maringá RJ. 
          As duas “Maringás” são separadas apenas por uma ponte, sobre o Rio Preto (na foto acima do Fabrício Cândido), já que Bocaina de Minas, onde está Maringa MG e Resende, onde está o distrito de Visconde de Mauá e a Vila Maringa RJ, fazem divisa. São apenas alguns metros que separam as duas vilas, que ficam entre as margens deste rio. Quem vem a Maringá de Minas, claro, vai à Maringá RJ. É literalmente logo ali, num pulinho só. Para chegar até Maringá de Minas, saindo de Belo Horizonte, o caminho é pela BR-040, com cerca de 440 km de estrada. Da Rodoviária de Belo Horizonte sai ônibus diariamente às 20 horas com previsão de chegada entre 4 hs e 5 hs da manhã, pela Viação Transnorte. A partir de Bocaina de Minas, a viagem até Maringá de Minas tem cerca de 40 km de distância. Na cidade o visitante pode obter informações e os serviços de guias de turismo para chegar até a Vila e conhecer o Parque do Itatiaia.
         Maringá MG surpreende por sua arquitetura singular, atraente e charmosa, com traços arquitetônicos europeus, com seus restaurantes e bares servindo os mais finos pratos mineiros e em especial, da cozinha italiana, além da riqueza impressionante do artesanato expostas nas diversas lojas da Vila. (fotografia acima de Fabrício Cândido)
          Sem contar suas belezas naturais, já que Bocaina de Minas, a sede e Maringá de Minas, seu distrito, estão na Serra da Mantiqueira, a 1210 metros de altitude (na foto acima do Paulo Santos). São belíssimas e convidativas paisagem, rios, cascatas e cachoeiras que formam poços de águas cristalinas e geladas. 
          A própria vila é dotada de um romântico e charmoso casario (foto acima de Fabrício Cândido), além de boa estrutura para passeios e práticas esportivas ao ar livre, como passeios de quadriciclos, da prática de boia cross sobre as águas do Rio Preto e outras atividades esportivas em meio a natureza.

          Tem ainda as pousadas atraentes e aconchegantes e a culinária típica mineira, mas também, variada como pizzarias, churrascarias e restaurantes com pratos diversos como truta e outros peixes de água doce. A Casa das Velas é parada obrigatória para os visitantes. São velas únicas, especiais, feitas artesanalmente e a Casa do Chocolate, uma charmosa casa onde se produz deliciosos chocolates finos, saborosos e de dar água na boca. (foto acima de Fabrício Cândido)
          Maringá de Minas tem o calor da hospitalidade mineira e o charme das bucólicas vilas italianas, bem como conheça também a acolhedora cidade de Bocaina de Minas (na foto acima do Jerez Costa, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário), cidade mineira onde se concentra boa parte do Parque Nacional do Itatiaia, além de ser uma cidade charmosa, com um artesanato e culinária riquíssimas, em contar as inúmeras paisagens naturais e as belezas do Itatiaia. Pra quem não sabe, 60% da área total do Parque Nacional do Itatiaia pertence a Minas Gerais, concentrados basicamente em Bocaina de Minas, Itamonte e Alagoa MG. Os outros 40% da área do parque estão nas cidades fluminenses de Itatiaia e Resende RJ.

Um comentário:

  1. Estive em Maringá MG e Maringá RJ.
    Indescritível. Tem que ir para sentir a magia e o encanto do lugar.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores