Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Conheça Maringá de Minas

(Por Arnaldo Silva) Maringá é um pitoresco, acolhedor, charmoso e simplesmente apaixonante distrito, com características arquitetônicas das charmosas vilas italianas. Quem conhece, planeja logo voltar. (foto acima de Fabrício Cândido) É um lugar único e singular, bem no extremo sul de Minas Gerais. É distrito de Bocaina de Minas, município mineiro distante 380 km de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Carvalhos, Itamonte, Liberdade e Passa Vinte em Minas Gerais e Itatiaia e Resende, cidade fluminense onde está o distrito de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Em Visconde de Mauá, distrito de Resende RJ, existe uma outra vila com o nome de Maringá. É a Maringá RJ. 
          As duas “Maringás” são separadas apenas por uma ponte, sobre o Rio Preto (na foto acima do Fabrício Cândido), já que Bocaina de Minas, onde está Maringa MG e Resende, onde está o distrito de Visconde de Mauá e a Vila Maringa RJ, fazem divisa. São apenas alguns metros que separam as duas vilas, que ficam entre as margens deste rio. Quem vem a Maringá de Minas, claro, vai à Maringá RJ. É literalmente logo ali, num pulinho só. Para chegar até Maringá de Minas, saindo de Belo Horizonte, o caminho é pela BR-040, com cerca de 440 km de estrada. Da Rodoviária de Belo Horizonte sai ônibus diariamente às 20 horas com previsão de chegada entre 4 hs e 5 hs da manhã, pela Viação Transnorte. A partir de Bocaina de Minas, a viagem até Maringá de Minas tem cerca de 40 km de distância. Na cidade o visitante pode obter informações e os serviços de guias de turismo para chegar até a Vila e conhecer o Parque do Itatiaia.
         Maringá MG surpreende por sua arquitetura singular, atraente e charmosa, com traços arquitetônicos europeus, com seus restaurantes e bares servindo os mais finos pratos mineiros e em especial, da cozinha italiana, além da riqueza impressionante do artesanato expostas nas diversas lojas da Vila. (fotografia acima de Fabrício Cândido)
          Sem contar suas belezas naturais, já que Bocaina de Minas, a sede e Maringá de Minas, seu distrito, estão na Serra da Mantiqueira, a 1210 metros de altitude (na foto acima do Paulo Santos). São belíssimas e convidativas paisagem, rios, cascatas e cachoeiras que formam poços de águas cristalinas e geladas. 
          A própria vila é dotada de um romântico e charmoso casario (foto acima de Fabrício Cândido), além de boa estrutura para passeios e práticas esportivas ao ar livre, como passeios de quadriciclos, da prática de boia cross sobre as águas do Rio Preto e outras atividades esportivas em meio a natureza.

          Tem ainda as pousadas atraentes e aconchegantes e a culinária típica mineira, mas também, variada como pizzarias, churrascarias e restaurantes com pratos diversos como truta e outros peixes de água doce. A Casa das Velas é parada obrigatória para os visitantes. São velas únicas, especiais, feitas artesanalmente e a Casa do Chocolate, uma charmosa casa onde se produz deliciosos chocolates finos, saborosos e de dar água na boca. (foto acima de Fabrício Cândido)
          Maringá de Minas tem o calor da hospitalidade mineira e o charme das bucólicas vilas italianas, bem como conheça também a acolhedora cidade de Bocaina de Minas (na foto acima do Jerez Costa, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário), cidade mineira onde se concentra boa parte do Parque Nacional do Itatiaia, além de ser uma cidade charmosa, com um artesanato e culinária riquíssimas, em contar as inúmeras paisagens naturais e as belezas do Itatiaia. Pra quem não sabe, 60% da área total do Parque Nacional do Itatiaia pertence a Minas Gerais, concentrados basicamente em Bocaina de Minas, Itamonte e Alagoa MG. Os outros 40% da área do parque estão nas cidades fluminenses de Itatiaia e Resende RJ.

6 comentários:

  1. Estive em Maringá MG e Maringá RJ.
    Indescritível. Tem que ir para sentir a magia e o encanto do lugar.

    ResponderExcluir
  2. Estive em Maringá MG já há algum tempo também, porém fui por Resende/Visconde de Mauá. O lugar/região é linda demais imensas cacheiras acessíveis lugar fantástico

    ResponderExcluir
  3. Já fui em Maringá lugar muito lindo fui por Resende estou com vontade de voltar

    ResponderExcluir
  4. Morei uns meses lá, maravilhoso, Mauá, Maringá, maromba

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores