Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 20 de junho de 2020

A uva e as bebidas finas de Bueno Brandão

(Por Arnaldo Silva) Bueno Brandão é uma charmosa e encantadora cidade no Sul de Minas Gerais, a 1204 metros de altitude e 471 km de Belo Horizonte, fazendo divisas com os municípios de Ouro Fino, Monte Sião, Inconfidentes, Bom Repouso e Socorro no Estado de São Paulo. Seus poucos mais de 11 mil moradores vivem numa cidade privilegiada, rodeada por belíssimas paisagens naturais, e cachoeiras paradisíacas. O turismo ecológico é um dos destaques do município, além dos produtos artesanais, destacando vinhos de frutas, licores, geleias e cachaça produzidos no Sítio Asa Branca, do “Seu” Benedito, no bairro rural dos Fidêncios.
          O início foi em 2007 quando produtores se reuniram para plantar amoras. A produção do “Seu” Benedito foi muito grande. Sem ter um mercado para escoamento rápido de sua produção, optou por fazer vinhos com a fruta, produzindo inicialmente 200 litros de vinho de amora.
          O sabor, qualidade e a novidade, de um vinho feito com amoras agradaram, e logo “Seu” Benedito recebeu encomenda para produzir mais 1000 litros de vinho de amora.
          Percebendo que a iniciativa poderia prosperar e aproveitando a qualidade da terra dos seus quatro hectares que possui, investiu também no plantio de frutas diversas, como a framboesa, pitaya, figo, jabuticaba, pêssego, framboesa, café, além de outras frutas e cana. Foram plantadas também uvas tradicionais, das variedades Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada e Jaquê, 
conhecida também por jaqué, jacquez ou jacquet é essa espécie da foto abaixo.
          O objetivo era produzir vinhos, licores e cachaça artesanais, de alta qualidade. Para chegar a esse nível, “Seu” Benedito procurou aprimorar seus conhecimentos em produção de frutas, vinhos, licores e cachaças, pesquisando e testando novas receitas. Com isso foi desenvolvendo identidades próprias para seus produtos, com receitas próprias, aprimorada ao longo do tempo, graças a seu esforço e busca da receita ideal, que identificasse seus produtos, como únicos.
          Assim nascia a vinícola Uva e Vinho Fidêncio produzindo hoje vinhos de mesa Bordô Seco; Bordô Suave e Bordô Demi-Seco; Rose Seco, Rose Suave e Rose Demi-Seco; Vinho Branco Seco e Vinho Branco Suave; além do Vinho de Amora Seco, Suave e Demi-Seco e vinho tinto de Jabuticaba.
          Na época da colheita das uvas para produção de vinhos, em caso de grupos chegarem ou marcarem horário, é liberado o processo de pisa natural da Uva pelos visitantes, que podem também conhecer o sítio e a produção dos vinhos, cachaça e licores, que embora seja artesanal, é feita com uso de máquinas industriais.
          Com as variedades de frutas que existem no sítio, são produzidos também licores de café, jabuticaba, amora, figo, pêssego, amora, além de geleias de amora, uvaia e uva.
          No Sítio Asa Branca também se produz mel e desse mel origina uma cachaça especial: a cachaça de mel. Não é cachaça com mel, mas cachaça de mel. É o mesmo processo de produção da cachaça com cana de açúcar, fermentada, mas no caso, o ingrediente é o mel, não tem cana na bebida. É uma bebida finíssima!
          Além da Cachaça de Mel, na vinícola é produzida ainda a cachaça tradicional, acrescida de outros ingredientes. Assim, são encontrados no sítio cachaça com mel, limão e gengibre; cachaça com cravo e canela; cachaça de banana e a cachaça Roxa Forte, que é uma bebida com gosto de café.
          No sítio é produzida também a Hidromel, bebida fermentada a base de água, leveduras e mel. Essa é a mais antiga bebida do mundo. Surgiu antes mesmo do vinho e da cerveja.
          Se gostou da Hidromel, em Bueno Brandão tem também a Lágrima da Uva, uma bebida extremamente fina, feita do néctar retirado do miolo da uva. No preparo é usado aguardente para parar a fermentação. A receita é um dos patrimônios gastronômicos de Bueno Brandão e tem inspiração na bebida portuguesa Jeropiga (não confundir com jurupinga). O resultado final é uma bebida saborosa, aromática, fina e com maior teor alcoólico que o vinho.

          Dando continuidade a sua criação, “Seu” Benedito resolveu criar uma bebida especial que homenageasse Minas Gerais e todos os mineiros. Pesquisou e criou um processo de produzir uma bebida a base de aguardente, com sabor diferente. Assim nasceu o Whisky Mineiro, uma cachaça madeirada. É a cachaça que passa por envelhecimento em três tipos de madeiras diferentes até chegar à cor e o sabor desejado.
          Bueno Brandão e uma cidade que te receberá de braços abertos. Cultura, história, gastronomia e paisagens deslumbrantes, além de oferecer aos visitantes restaurantes e pousadas aconchegantes. Bueno Brandão é muito além das cachoeiras.
Lembrete: Não é permitido o uso, consumo e aquisição de bebidas alcoólicas por menores. Beba moderadamente e se beber, não dirija.
As fotos são arquivos da Vinícola Fidêncio e informações foram repassadas pelo Douglas Coltri. Mais informações sobre a vinícola e Bueno Brandão, com Douglas Coltri no Departamento de Turismo: turismo.chefe@buenobrandão.mg.gov.br

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores