Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Conheça Catas Altas da Noruega

(Por Arnaldo Silva) Catas Altas da Noruega é uma pequena cidade com cerca de 3650 habitantes. Seu povo é simples, de uma hospitalidade incrível. Quem nasce em Catas Altas da Noruega é Catas-altenses. Faz divisa com os municípios de Itaverava, Piranga, Lamim, Ouro Preto.
          A pequena cidade possui belos casarões, igrejas centenárias e paisagens lindas como os altos da Lagarta, do Barreiro, do Cruzeiro, cachoeiras da Água Limpa, do Jequitibá e do Morro Redondo, o Rio Piranga  Pirapetinga, dentre outros. Para conhecer a história do município, tem o Museu e Arquivo Histórico, o Memorial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro localizado em um casarão centenário em estrutura de madeira com vedação em pau-a-pique. (na foto acima e abaixo do Thelmo Lins, a Igreja de São Gonçalo do Amarante, totalmente restaurada, por dentro e por fora).
 Catas Altas da Noruega e Catas Altas
         Apesar da proximidade geográfica com Catas Altas, famosa cidade histórica onde está a Serra do Caraça, não tem nada a ver com Catas Altas da Noruega. São duas cidades diferentes, apenas com nomes parecidos. A origem do município é Lusitana e nada a ver com o país Noruega. Mas porque Catas Altas da Noruega? Para entendermos o porque, vamos contar um pouco da historia da formação do município. 
          A história da cidade começa a partir de 1690, com a chegada de bandeirantes paulistas e portugueses em busca de ouro. A origem então do município é a mesma de todo o restante do estado durante o período do ouro: lusitana.
Por que Catas Altas da Noruega?
           Quando da exploração do ouro na região, existia, no que é o hoje o município de Catas Altas da Noruega, duas Minas importantes: a de Catas Altas e da Noruega. A mina de Catas (catas=lavras) Altas tem esse nome devido a necessidade de fazer escavações mais profundas para catar o ouro nas profundezas da mina, por isso o nome. (na imagem acima de Thelmo Lins, casarões coloniais em Catas Altas da Noruega)
          A palavra "Noruega" significa "terra úmida e sombria na encosta sul de montanha que recebe pouco sol". O nome foi dado pelos bandeirantes justamente por terem encontrado uma mina de ouro, próxima a mina de Catas Altas, num morro frio, úmido, onde os raios solares não penetravam. Por isso deram o nome da mina de Noruega. 
          Com a decadência do ouro fim do século XVIII e início do século XIX, as minas foram abandonadas, gerando como consequência, desemprego e miséria nos povoados mineiros. Para combater a situação, o Governador da Capitania de Minas Gerais na época, Conde de Bobadella, decidiu incentivar novas descobertas de garimpos, bem como reativar minas abandonadas. (na imagem acima de Thelmo Lins, a Igreja de Nossa Senhora das Graças e abaixo a Matriz de São Gonçalo do Amarante)
          No caso, os garimpos de Catas Altas e o da Noruega foram reativados com nome único, originando o atual nome do município: Catas Altas da Noruega.
          Portanto, o nome da cidade não tem nada a ver com o país Noruega ou algum imigrante norueguês que tenha vivido no local. 
          Catas Altas da Noruega (na foto acima de Sérgio Mourão) é uma cidade charmosa, pacata, que guarda relíquias de nossa história colonial como casarões e igrejas seculares.

3 comentários:

  1. Já quero ir conhecer,muito linda.
    Tem hotéis na cidade?

    ResponderExcluir
  2. Conheço essa cidade, já passei muitas férias nesse local, tenho família que reside no local.

    ResponderExcluir
  3. Conheci esse lugar , muito bom !!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores