Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

16 belas e charmosas praças de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais tem milhares de lindas praças em seus 853 municípios. Muitas delas, não são apenas cartões postais das cidades, mas também do Estado como por exemplo a Praça da Liberdade em Belo Horizonte, a Praça da Matriz de Santa Maria do Salto, no Vale do Jequitinhonha e a Praça do Santuário do Caraça, em Catas Altas e seu bem cuidado jardim. Não dá para colocar todas as nossas lindas praças num só post. Selecionamos apenas 16 para mostrar o encanto e charme de nossas belas praças de Minas.
01 - Praça da Matriz de Santa Maria do Salto
          Abraçada por uma cadeia de montanhas de pedras, está Santa Maria do Salto, no Vale do Jequitinhonha (na foto acima de Davi Porto, enviada por Márcia Porto). Quem chega à cidade Mineira se encanta ao avistar da estrada as enormes pedreiras que destacam um lindo visual à encantadora, charmosa e pacata Santa Maria do Salto! Envolvida por uma linda praça, lá está a singela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, orgulho do povo da cidade, bem como seu principal atrativo. 
02 - Praça da Matriz de Santana dos Montes
          Santana dos Montes fica a 130 km de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. A praça (foto acima de César Reis) está localizada em frente a Igreja Matriz, tombada pelo patrimônio histórico (IEPHA). A cidade é bem calma, tranquila e pacata. Tem menos de 4 mil habitantes e um rico casario colonial e fazendas centenárias também tombados pelo Iepha. Estar em Santana dos Montes, é como voltar ao tempo. A cidade é calma, tranquila e linda.
03 - Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges em Rio Novo
          A Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges (na foto acima de Erick Almeida, enviada pela Ascom/Prefeitura Municipal) é uma das mais belas de Minas. Faz parte da história de fundação do Município de Rio Novo, na Zona da Mata Mineira. Na praça se encontram diversos casarões com uma arquitetura bem eclética. É o local mais importante, do ponto de vista afetivo por ser uma linda praça, muito bem cuidada e por fazer parte da história de Rio Novo.
04 - Praça Cônego Ulisses de Campo Belo
          É uma das mais charmosas e aconchegantes praças de Minas Gerais. O corredor de árvores é um espetáculo à parte (na foto acima de Rafael Cevidanes) e a praça bem cuidada. Campo Belo está na Região Oeste de Minas. O centro da cidade é dotado de praças lindas, bem cuidadas
05 - Praça da Estação de Curvelo
          Curvelo é uma tradicional e linda cidade da Região Central de Minas. Tem tradição religiosa e belas paisagens urbanas, entre elas, a Praça da Estação Ferroviária. (na foto acima de Luiz Gustavo de Assis Moreira)
06 - Praça Clarimundo Carneiro em Uberlândia
          A Praça Clarimundo Carneiro (na foto acima de Eduardo Afonso), está localizada entre as avenidas João Pinheiro, Afonso Pena e rua Bernardo Guimarães, no bairro Fundinho, região Central de Uberlândia, sendo uma das principais e mais charmosas praças da cidade. No centro da praça, há um coreto e o Palácio dos Leões, que era a antiga Câmara Municipal da cidade, hoje Museu Municipal.
07 - Praça Tiradentes em Teófilo Otoni
          A Praça Tiradentes (na foto acima de Sérgio Mourão) em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri é cheia de beleza e riqueza. Uma dessas riquezas é a "Poxichá, primeira locomotiva que puxava vagões pelos trilhos da antiga Ferrovia Rio-Bahia, além de na praça, os moradores e visitantes podem ver e comprar as famosas gemas brutas e lapidadas na cidade que é considerada a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”. Outra atração na praça sãos amáveis e dóceis bichos-preguiça que habitam as copas árvores, sendo atração na praça, principalmente para crianças. 
08 - Praça da Matriz de Bom Despacho
          Bom Despacho é uma bela cidade do Centro Oeste de Minas, a 150 km da capital, pela BR 262. Seu mais importante cartão postal é a Igreja Matriz  de Nossa Senhora do Bom Despacho, datada de 1927 e sua bela praça, construída na década de 1970. (na foto acima de Wesley Rodrigues/@wesley_rodrigues_bd)
10 - Praça dos Dinossauros em Coração de Jesus
          Achados paleontológicos colocam a cidade de Coração de Jesus, no Norte de Minas, como a cidade dos Dinossauros. O local dos achados tem o nome de Vale dos Dinossauros. No perímetro urbano, a Praça dos Dinossauros, que contém esculturas de Dinossauros criadas  por Markus Moura e pinturas de Daniel Arthes, inaugurada em fevereiro de 2014, é hoje um dos pontos mais visitados da cidade, sendo uma das mais interessantes praças de Minas Gerais. (na foto acima de Bezete Leite)
11 - Praça Gomes Freire em Mariana
          Construída em 1747 no Governo do Conde de Assumar, para ser palco de cavalhadas, touradas, festas religiosas e reais, a Praça Gomes Freire é uma das mais antigas praças de Minas Gerais. Já se chamou Largo da Cavalhada e Largo do Rócio. No século XIX, depois da Proclamação da Independência do Brasil, passou a se chamar Praça da Independência e por fim, já na metade do século XX, o nome atual,  Praça Gomes Freire (na foto acima de Sônia Fraga) , em homenagem ao Dr. Gomes Henrique Freire de Andrade, famoso médico e político local. É um dos locais mais visitados de Mariana por sua beleza, lindo casario do século XVIII no entorno e tranquilidade que proporciona.
12 - Praça Cônego Victor em Três Pontas 
          A Praça Cônego Victor é o marco inicial da formação do que é hoje a cidade de Três Pontas (na foto acima de Cristina Pimenta Krauss), no sul de Minas Gerais, onde encontra-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda, o Coreto e uma herma em homenagem a Padre Victor. 
13 -Praça Monsenhor Mendes em Catas Altas
          Catas Altas é uma das mais belas cidades históricas de Minas Gerais. Fica a 120 km de Belo Horizonte. É onde está a Serra e o Santuário do Caraça, um dos lugares mais visitados em Minas. A praça principal é um dos cartões postais de Minas Gerais, aos pés da Serra do Espinhaço, com os casarões coloniais e a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, completando um dos mais belos cenários do Barroco mineiro. (na foto acima de Elvira Nascimento)
14 - Praça Mário Zucato em Monte Sião
          A praça Mário Zucato (na foto acima de Marcos Pieroni) é uma das mais belas praças de Monte Sião, no Sul de Minas e um dos cartões postais do Estado de Minas. O nome da praça é em homenagem ao primeiro prefeito da cidade e inaugurada em 1941. Além de jardineiros, artistas cuidam da praça, dando formato de animais às diversas árvores do local, o que faz da praça o ponto turístico mais visitado da cidade.
15 - Praça da Liberdade em Belo Horizonte
          É um dos locais mais visitados de Belo Horizonte e cartão postal de Minas e do Brasil. Sua construção teve início junto com a capital (entre 1895 - 1897), sendo construída no ponto mais alto  da capital, rodeada por belos casarões e o Palácio da Liberdade, em estilo eclético e neoclássico, construídos para abrigar as secretarias de Estado e a sede do Governo de Minas, respectivamente. (foto acima e abaixo de Paulo Braz)
16 - Praça do Santuário do Caraça
          Catas Altas é uma charmosa e acolhedoras cidade histórica mineira, com pouco mais de 6 mil habitantes. Distante 120 km de Belo Horizonte e a 68 de Ouro Preto MG, destaca-se em Minas pela produção de vinhos, desde o século XIX, por sua charmosa arquitetura e pelo Santuário do Caraça, uma reserva ambiental com mais de 11 mil hectares, que guarda um conjunto arquitetônico, formado no século XVIII, com igreja, pousada, restaurante, museu e belezas naturais impressionantes. A estrada que dá acesso ao Santuário do Caraça é de terra, cheia de curvas e paisagens espetaculares. (foto acima de Nacip Gômez)
          Na entrada do santuário, uma praça e um charmoso jardim, muito bem cuidado é a porta de visitas para os visitantes. É um cenário prefeito para quem gosta de fotografar, conhecer a história e vivenciar a natureza. 

42 comentários:

  1. MINHA SAUDOSA MINAS GERAIS..
    LINDAS IMAGENS ..

    ResponderExcluir
  2. E a Praça Odilon Resende Andrade em Tres Corações?

    ResponderExcluir
  3. Nem tds aí são bonitas... quem fez essa matéria precisa viajar mais... eu viajo pouco e conheço praças muito mais bonitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns exemlos: Oliveira, São Lourenço, Caxambú, Araxá, Poços de Caldas etc

      Excluir
    2. Que bom Victor que conhece lindas praças por viajar muito. Nos também viajamos muito e sabemos que em Minas temos milhares de praças, não dá para colocar todas. Mas estamos a disposição para sua colaboração. Nos envie as fotos das lindas praças, em alta qualidade e o texto relativo a cada linda praça que conhece e nos acrescentaremos à matéria. Pode nos enviar por e-mail. Ficamos no aguardo e desde já agradecemos sua colaboração e participação.

      Excluir
    3. Já enviei várias praças de Manhuaçu, mas não as vi publicadas.

      Excluir
  4. A Praça da Estação de Curvelo é linda. Curvelo é uma cidade muito bem cuidada.

    ResponderExcluir
  5. Em que cidade fica a Praça Pedro Sanches? Não consegui localizar o nome da cidade.
    São todas lindas e fiquei muito orgulhosa por ver a Praça Cônego Ulisses de Campo Belo, entre as mais lindas. Concordo.

    ResponderExcluir
  6. Faltou, entre outras, a praça Cordovil Pinto Coelho em Manhuaçu.

    ResponderExcluir
  7. Minas Gerais é um estado maravilhoso ..Conheço algumas destas praças ,são lindas , mas poderiam colocar inúmeras outras que não figuram aí...Obrigado pela iniciativa ,parabéns ...

    ResponderExcluir
  8. Como foi feita a escolha das praças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica.
      Não foi concurso e a colocação não se trata de vencedoras e a numeração não se trata de número de importância e sim uma avaliação pessoal minha em conversas com setores do turismo em Minas Gerais (agências de turismo, fotógrafos, secretários de turismo, jornalistas da área de turismo, etc). Pedi indicação de lindas praças, dai selecionei as que foram mais indicadas. Teve mais algumas, que não deu para inserir por não ter fotos das mesmas e história das praças. Quando eu tiver penso em inserir mais à frente.

      Excluir
    2. Esqueceram das praças de Itabira - MG, terra de Carlos Drummond de Andrade e berço da VALE.

      Excluir
  9. Poços de Caldas e Monte Sião são realmente muito charmosas

    ResponderExcluir
  10. Faltou a mais linda de todas, já tendo sido matéria da grande mídia: o Parque Dr. José Francisco Schettinno, em Mar de Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é a mais linda de todas, sua colaboração será bem vinda. Nos envie a foto com autoria e um texto sobre a história da Praça que acrescentaremos. Muito obrigado.

      Excluir
  11. Que bela iniciativa, assim todos se orgulham por nossas praças, e exaltam as que nao foram postadas, nao ficamos devendo nada para outras regioes do resto do planeta por belas praças, e que venham outras postagens de cachoeiras, rios, pastagens floridas e etc....Paulo Lourebço Rio Novo MG

    ResponderExcluir
  12. Faltou a Praça do Papa em Belo Horizonte, que pra mim é mais bonita que a Praça da Liberdade.

    ResponderExcluir
  13. Família Cavalcanti agradece a escolha da praça de Rio Novo.
    Ficamos muito felizes!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Essa de Santa Maria do salto parece uma pintura,q coisa linda!!!

    ResponderExcluir
  15. Essa de Santa Maria do salto parece uma pintura,q coisa linda!!!

    ResponderExcluir
  16. Conheço a de Catas Altas, Mariana e BH realmente são lindas!!

    ResponderExcluir
  17. Tem a praça Tiradentes em Januária, muito linda tbm!!!

    ResponderExcluir
  18. praça Getulio Vargas, de Patrocinio do Muriaé,zona da mata, com suas árvores podadas geometricamente há mais de 80 anos, onde por décados foi muito bem cuidada pelo seu Tatão....sem contar que tem histórias muito interessantes a respeito dela, como tambem o antigo coreto da década de 40,parecido com a parte superior de um castelo, o coreto da década de 60(desenhado por ninguem menos que Oscar Niemeyer!!) e ainda ser lindamente cuidada como outrora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Maurício. Mas não tenho fotos e nem a história da praça. Se tiver foto de sua autoria e um texto contando a história da Praça Getúlio Vargas, publicarei com certeza. Só nos enviar por e-mail. Abraços.

      Excluir
  19. Faltou a praça de Carmo da Mata, mas ó Minas Gerais...é mta beleza!!!

    ResponderExcluir
  20. Conheço a de Curvelo e de BH. São lindas.
    Acho que faltou a praça JP, em Serro.

    ResponderExcluir
  21. A de Arinos, a principal. Getúlio Vargas em Januária, tem a de itacarambi. Tem várias em Minas.

    ResponderExcluir
  22. Como as pessoas reclamam de pequenas coisas! Não tenho paciência! Se não estão satisfeitas com a matéria como ela está, deveriam sugerir novas que englobem outras praças. Mas não: criticam a matéria, criticam as praças, vangloriam sua experiência de vida em detrimento da dos outros, escrevem de maneira pouco objetiva é muito agressiva. É por isso que a humanidade está tão vazia de diálogo.
    Arnaldo, tá legal sua matéria! E sim, há muita outras centenas, milhares de praças lindas em MG. Minas Gerais é um estado bom, cheio de coisas boas, como cada estado tem suas coisas boas. Sou de SP. Minas está em minha essência como uma referência boa demais. Enfim,tá boa a matéria e as matérias do site e do Face são tranquilizadoras, a maioria delas, digo pra mim é muitíssimos outros. Tenho distimia, cixlotimia e sou misantropo, mas mesmo assim tento ponderar sempre, o que me irrita quando vejo gente mal humorada que não consegue ler uma matéria apresentativa sem buscar defeitos ou sem expor pontos de vista sem desdém e tato. Mas é assim que o mundo é, então... Paciência. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Del Silva, pelo reconhecimento e sobriedade na mensagem.

      Excluir
  23. A Praça Último de Carvalho, em Rio Pomba-MG. Mais bonita que a maioria dessas. Foi até locação de filme.

    ResponderExcluir
  24. Lindas praças,sabemos que é só algumas referencias de algumas cidades,pois as praças são uma essência de Minas Gerais.Mas me orgulho da praça de minha terra natal Martinho Campos,nossa querida Abadia.Até mesmo porque meu saudoso pai foi um dos mentores desta bonita praça,que se completa com a imponente igreja matriz de Nossa Senhora de Abadia..

    ResponderExcluir
  25. Adorei a matéria!!!
    Gostei em especial de ver Coração de Jesus sendo citada, uma cidade com potencial turístico, mas que não é explorado. 👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  26. A praça da minha cidade realmente é linda, Mariana MG, venha conhecer!

    ResponderExcluir
  27. A praça central de Varzelândia é considerada uma das mais bonitas do norte de mainas. Minas tem muitas praças bonitas!

    ResponderExcluir
  28. São Tiago também tem uma linda praça.

    ResponderExcluir
  29. A praça dos Expedicionários em Luminárias é linda e ainda foi construída em homenagem aos munícipes que foram a Segunda Guerra Mundial, a praça é uma Réplica gigante da Bandeira do Brasil

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela matéria que faz referência a essas belas praças, sabendo que existem inúmeras outras que mereceriam destaques. Sou de Manga, mas, se tivesse que escolher uma praça para que fosse publicada aqui, escolheria a praça da igreja matriz em Matias Cardoso.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores