terça-feira, 15 de maio de 2018

Fazenda São José da Vargem em Baependi MG

Um pedaço de nossa história conservada por sete gerações. São memórias gravadas nos portais e nas paredes centenárias, capazes de nos transportar no tempo e contar histórias de vida e de gente.
Tudo isso no sul de Minas Gerais, no pé da serra da Mantiqueira.
A fazenda construída por um português Sr. Machado há mais de 300 anos , posteriormente adquirida por João de Souza, permanece na mesma família por sete gerações.

A arquitetura da casa foi preservada praticamente a mesma durante esse tempo, conservando em sua estrutura a engenharia da época e a forma de vida dos antepassados.
O imóvel possui 19 cômodos, 35 janelas com 1120 vidro, as paredes feitas de adobe e pau a pique reserva um grande espaço  no porão, onde ficava a senzala.
Dentro da casa há uma ermida onde celebravam as missas, batizados e casamentos.
Atualmente a Fazenda São José da Vargem é aberta a visitação desde que a visita seja agendada previamente.
Café da Tarde Típico Mineiro
Neste recanto encantador, as banqueteiras da fazenda resgatam o velho hábito de servir pães, doces, bolos e biscoitos acompanhados de broa e de boa prosa com um saboroso café e sucos. Tudo feito no lendário fogão a lenha, que permanece no formato original.
Da mesma forma é preservada a forma de cozinhar dos antepassados, onde receitas exclusivas são feitas e degustadas pelo visitante. Hoje, aberta ao público, a fazenda oferece um saboroso e famoso café mineiro. Tudo servido com muito requinte.
As mesas coloniais cobertas por toalhas de renda branca suportam as belas porcelanas chinesas, nas quais são servidas as refeições e foram compradas na época da monarquia para receber a visita de Dom Pedro II.
Como ele nunca apareceu, os herdeiros nascidos e crescidos em plena República usufruem das relíquias das requintadas peças, hoje compartilhada com o público que visita a fazenda.
Fazenda São José da Vargem – contatos
Telefones (35) 3343-1000 // (35) 3343-1095
celular (35) 99134-1261 // (35)98844-3259 // (35) 98893-7362
e-mails: meirelles.in@gmail.com // italanicoliello@bol.com.br
Todas as fotos desta postagem são de autoria de Dalton Maciel

Nenhum comentário:
Faça também comentários