quarta-feira, 10 de maio de 2017

16 lindas e charmosas praças de Minas Gerais

Minas Gerais tem milhares de lindas praças em seus 853 municípios. Muitas delas, não são apenas cartões postais das cidades, mas também do Estado como por exemplo a Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Não dá para colocar todas as nossas lindas praças num só post. Selecionamos apenas 16 para mostrar o encanto e charme de nossas belas praças de Minas.

01 - Praça da Matriz de Santana dos Montes

Fotografia de  - Panorâmio
Santana dos Montes fica a 130 km de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. A praça está localizada em frente a Igreja Matriz, tombada pelo patrimônio histórico (IEPHA). A cidade é bem calma, tranquila e pacata.Tem menos de 4 mil habitantes e um rico casario colonial e fazendas centenárias também tombados pelo Iepha.

02 - Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges em Rio Novo
Fotografia de André Colombo
A Praça Prefeito Ronaldo Dutra Borges é uma das mais belas de Minas. Faz parte da história de fundação do Município de Rio Novo, na Zona da Mata Mineira. Na praça se encontram diversos casarões com uma arquitetura bem eclética. É o local mais importante, do ponto de vista afetivo por ser uma linda praça, muito bem cuidada e por fazer parte da história de Rio Novo.

03 - Praça Cônego Ulisses de Campo Belo
Fotografia de Edu Lacerda
Corredor de árvores na Praça Central de Campo Belo, na Região Oeste de Minas. O centro da cidade é dotado de praças lindas, bem cuidadas

04 - Praça da Matriz de Santa Maria do Salto

Enviada por Márcia Porto
Abraçada por uma cadeia de montanhas de pedras ai está Santa Maria do Salto no Vale do Jequitinhonha. Quem chega à cidade Mineira se encanta ao avistar da estrada as enormes pedreiras que destacam um lindo visual à cidade! Envolvida por uma linda praça, lá está a igrejinha de NªSª da Conceição, inundando de saudável orgulho os fiéis do catolicismo local.

05 - Praça da Estação de Curvelo
Fotografia de Luiz Gustavo de Assis Moreira
Curvelo é uma tradicional e linda cidade da Região Central de Minas. Tem tradição religiosa e belas paisagens urbanas, entre elas, a Praça da Estação Ferroviária.

06 - Praça Clarimundo Carneiro em Uberlândia
Fotografia de Eduardo Afonso
A Praça Clarimundo Carneiro, está localizada entre as avenidas João Pinheiro, Afonso Pena e rua Bernardo Guimarães, bairro Fundinho, região Central de Uberlândia, sendo uma das principais praças da cidade. No centro da praça, há um coreto e o Palácio dos Leões, que era a antiga Câmara Municipal da cidade, e que hoje é o Museu Municipal.

07 - Praça Tiradentes em Teófilo Otoni
Fotografia de Sérgio Mourão
A Praça Tiradentes conta com atrações imperdíveis de Teófilo Otoni. No local podem ser vistas e compradas as famosas gemas brutas e lapidadas que deram o título à cidade de “Capital Mundial das Pedras Preciosas”. Estes minerais podem ser encontrados nas bancas e com os corretores autônomos que ficam na praça. Outra atração única deste espaço são os simpáticos bichos-preguiça que habitam as copas árvores e, vez por outra são vistos e até descem para fazer a alegria de moradores e turistas. A “Tiradentes” também guarda outra relíquia do passado da região: a Poxichá. Trata-se da primeira locomotiva que puxava os vagões da extinta Ferrovia Bahia-Minas, que ligava o Nordeste Mineiro ao Sul da Bahia. Aos domingos a Praça recebe no seu anfiteatro apresentações de músicos locais. Os horários das apresentações são de 11:00h as 14:00h e das 20:00h as 22:30h. (informações da Prefeitura)

09 - Praça da Matriz de Bom Despacho
Fotografia de Pedro Couto e Equipe
Bom Despacho é uma bela cidade do Centro Oeste de Minas, a 150 km da capital, pela BR 262. Seu mais importante cartão postal é a Igreja Matriz datada de 1927 e sua bela praça, construída na década de 1970.

10 - Praça dos Dinossauros em Coração de Jesus
Fotografia de Bezete Leite
Achados paleontológicos colocam a cidade de Coração de Jesus, no Norte de Minas, como a cidade dos Dinossauros. O local dos achados tem o nome de Vale dos Dinossauros. No perímetro urbano, a Praça dos Dinossauros, que contém esculturas de Dinossauros criadas  por Markus Moura e pinturas de Daniel Arthes, inaugurada em fevereiro de 2014, é hoje um dos pontos mais visitados da cidade. 

11 - Praça Gomes Freire em Mariana
Fotografia de Arlindo José da Silva
Construída em 1747 no Governo do Conde de Assumar, para ser palco de cavalhadas, touradas, festas religiosas e reais, a Praça Gomes Freire é uma das mais antigas praças de Minas Gerais. Já se chamou Largo da Cavalhada e Largo do Rócio. No século XIX, depois da Proclamação da Independência do Brasil, passou a se chamar Praça da Independência e por fim, já na metade do século XX, o nome atual,  Praça Gomes Freire, em homenagem ao Dr. Gomes Henrique Freire de Andrade, famoso médico e político local. É um dos locais mais visitados de Mariana por sua beleza, lindo casario do século XVIII no entorno e tranquilidade que proporciona.

12 - Praça Cônego Victor em Três Pontas 
Cristina Pimenta Krauus
A Praça Cônego Victor está no centro da cidade de Três Pontas, no sul de Minas Gerais.Nela encontra-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Ajuda, o Coreto e uma herma em homenagem a Padre Victor. A praça, também chamada simplesmente de Praça da Matriz, é um dos espaços mais conhecidos na cidade. Este logradouro marca o local onde iniciou-se a vila que se tornaria cidade sendo, portanto, palco de importantes acontecimentos da história do município.

13 - Praça Monsenhor Mendes em Catas Altas
Fotografia de Elvira Nascimento
Catas Altas é uma das mais belas cidades históricas de Minas Gerais. Fica a 137 km de Belo Horizonte.É onde está a Serra e o Santuário do Caraça, um dos lugares mais visitados em Minas. A praça principal é um dos cartões postais de Minas Gerais.

14 - Praça Mário Zucato em Monte Sião
Fotografia de Luciano Rizzieri
A praça Mário Zucato é uma das mais belas praças de Monte Sião, no Sul de Minas e um dos cartões postais do Estado de Minas. O nome da praça é em homenagem ao primeiro prefeito da cidade e inaugurada em 1941. Além de jardineiros, artistas cuidam da praça, dando formato de animais às diversas árvores do local, o que faz da praça o ponto turístico mais visitado da cidade.



15 - Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Fotografia de Leonardo Soares 
É um dos locais mais visitados de Belo Horizonte e cartão postal de Minas e do Brasil. Segundo consta na Wikipédia a construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Situada no ponto mais alto da área inicial da cidade (circunscrita à Avenida do Contorno) a praça foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos . Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos.
Instalado em prédios públicos do entorno da Praça da Liberdade, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país,e formado por dez espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.
Compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com a UFMG; o Museu das Minas e do Metal, em parceria com a Gerdau; o Memorial Minas Gerais, com patrocínio da Vale e o Centro de Arte Popular, da Cemig; a Casa Fiat de Cultura, em parceria com a FIAT; o Centro de Formação Artística, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, o Horizonte SEBRAE, em parceria com o SEBRAE. Ainda integram o complexo cultural, outros quatro espaços públicos que passaram por recente processo de revitalização: o Palácio da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro. Recentemente incorporou ao Circuito as instalações do BDMG Cultural.


16 - Praça Pedro Sanches em Poços de Caldas
Fotografia de Arnaldo Silva 
Antigamente denominada Praça Senador Godoy, fica localizada no Centro da Cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas e teve seu nome trocado em homenagem a um dos mais importantes médicos da cidade, Doutor Pedro Sanches. A praça é o ponto central da cidade. Cercada pelo comércio, insere-se no complexo hidro-termal hoteleiro e turístico. Nas noites dos finais de semana, acontecem apresentações de seresta e chorinho. Fazem parte da praça o monumento Minas ao Brasil e o monumento que homenageia o Doutor Antônio Carlos. Em dezembro de 2003, a praça foi totalmente revitalizada, seguindo o projeto original de 1928. (fonte desta informação:http://wikimapia.org)

AVISO LEGAL
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.conhecaminas.com

32 comentários:
Faça também comentários
  1. MINHA SAUDOSA MINAS GERAIS..
    LINDAS IMAGENS ..

    ResponderExcluir
  2. E a Praça Odilon Resende Andrade em Tres Corações?

    ResponderExcluir
  3. Nem tds aí são bonitas... quem fez essa matéria precisa viajar mais... eu viajo pouco e conheço praças muito mais bonitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns exemlos: Oliveira, São Lourenço, Caxambú, Araxá, Poços de Caldas etc

      Excluir
    2. Que bom Victor que conhece lindas praças por viajar muito. Nos também viajamos muito e sabemos que em Minas temos milhares de praças, não dá para colocar todas. Mas estamos a disposição para sua colaboração. Nos envie as fotos das lindas praças, em alta qualidade e o texto relativo a cada linda praça que conhece e nos acrescentaremos à matéria. Pode nos enviar por e-mail. Ficamos no aguardo e desde já agradecemos sua colaboração e participação.

      Excluir
    3. Já enviei várias praças de Manhuaçu, mas não as vi publicadas.

      Excluir
  4. A Praça da Estação de Curvelo é linda. Curvelo é uma cidade muito bem cuidada.

    ResponderExcluir
  5. Em que cidade fica a Praça Pedro Sanches? Não consegui localizar o nome da cidade.
    São todas lindas e fiquei muito orgulhosa por ver a Praça Cônego Ulisses de Campo Belo, entre as mais lindas. Concordo.

    ResponderExcluir
  6. A pracinha central de são Tiago da de mil em muitas aí em cima

    ResponderExcluir
  7. Faltou, entre outras, a praça Cordovil Pinto Coelho em Manhuaçu.

    ResponderExcluir
  8. Minas Gerais é um estado maravilhoso ..Conheço algumas destas praças ,são lindas , mas poderiam colocar inúmeras outras que não figuram aí...Obrigado pela iniciativa ,parabéns ...

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Olá Jéssica.
      Não foi concurso e a colocação não se trata de vencedoras e a numeração não se trata de número de importância e sim uma avaliação pessoal minha em conversas com setores do turismo em Minas Gerais (agências de turismo, fotógrafos, secretários de turismo, jornalistas da área de turismo, etc). Pedi indicação de lindas praças, dai selecionei as que foram mais indicadas. Teve mais algumas, que não deu para inserir por não ter fotos das mesmas e história das praças. Quando eu tiver penso em inserir mais à frente.

      Excluir
    2. Esqueceram das praças de Itabira - MG, terra de Carlos Drummond de Andrade e berço da VALE.

      Excluir
  10. Poços de Caldas e Monte Sião são realmente muito charmosas

    ResponderExcluir
  11. Faltou a mais linda de todas, já tendo sido matéria da grande mídia: o Parque Dr. José Francisco Schettinno, em Mar de Espanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é a mais linda de todas, sua colaboração será bem vinda. Nos envie a foto com autoria e um texto sobre a história da Praça que acrescentaremos. Muito obrigado.

      Excluir
  12. Que bela iniciativa, assim todos se orgulham por nossas praças, e exaltam as que nao foram postadas, nao ficamos devendo nada para outras regioes do resto do planeta por belas praças, e que venham outras postagens de cachoeiras, rios, pastagens floridas e etc....Paulo Lourebço Rio Novo MG

    ResponderExcluir
  13. Faltou a Praça do Papa em Belo Horizonte, que pra mim é mais bonita que a Praça da Liberdade.

    ResponderExcluir
  14. Família Cavalcanti agradece a escolha da praça de Rio Novo.
    Ficamos muito felizes!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Essa de Santa Maria do salto parece uma pintura,q coisa linda!!!

    ResponderExcluir
  16. Essa de Santa Maria do salto parece uma pintura,q coisa linda!!!

    ResponderExcluir
  17. Conheço a de Catas Altas, Mariana e BH realmente são lindas!!

    ResponderExcluir
  18. Tem a praça Tiradentes em Januária, muito linda tbm!!!

    ResponderExcluir
  19. praça Getulio Vargas, de Patrocinio do Muriaé,zona da mata, com suas árvores podadas geometricamente há mais de 80 anos, onde por décados foi muito bem cuidada pelo seu Tatão....sem contar que tem histórias muito interessantes a respeito dela, como tambem o antigo coreto da década de 40,parecido com a parte superior de um castelo, o coreto da década de 60(desenhado por ninguem menos que Oscar Niemeyer!!) e ainda ser lindamente cuidada como outrora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Maurício. Mas não tenho fotos e nem a história da praça. Se tiver foto de sua autoria e um texto contando a história da Praça Getúlio Vargas, publicarei com certeza. Só nos enviar por e-mail. Abraços.

      Excluir
  20. Faltou a praça de Carmo da Mata, mas ó Minas Gerais...é mta beleza!!!

    ResponderExcluir
  21. Conheço a de Curvelo e de BH. São lindas.
    Acho que faltou a praça JP, em Serro.

    ResponderExcluir
  22. A de Arinos, a principal. Getúlio Vargas em Januária, tem a de itacarambi. Tem várias em Minas.

    ResponderExcluir