quinta-feira, 2 de junho de 2016

A origem do nome de Minas Gerais.

Pra quem não sabe o nome nome de Minas era MINAS GERAES e quem nascia aqui não era mineiro e sim GERALISTA. Mais tarde ficou Gerais com "I" e de geralista, o gentílico passou a ser MINEIRO. Bem melhor!

A origem do nome do estado advêm do fato da grande quantidade de minas de ouro e de outros minerais como ferro, prata, bauxita, manganês, estanho, níquel, etc., como também minas de esmeraldas e de diamantes; além de minas de calcário, amianto, quartzo, etc. Devido a tal variedade de minas, a região fora chamada de Minas Gerais (originalmente grafada como Minas Geraes). Entretanto, o nome só se tornou oficial a partir de 1720, quando fora criada a Capitania de Minas Gerais. (na imagem acima o mapa das regiões geográficas de Minas Gerais.)

7 comentários:
Faça também comentários
  1. Faltou falar a origem do termo Gerais antigamente não existia o termo cerrado,o cerrado era chamado de Gerais daí a junção de Minas áreas mineração e Gerais a última que muitas vezes era voltada geralmente pra atividades agro pastoril.

    ResponderExcluir
  2. E muito legal saber de tudo isso do nosso município.

    ResponderExcluir
  3. Sô minero povooooooooooooo9ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo9ooooooooooooooooooppoooooooooooooooooooooooooooooooopooooooooooooooooopoooooooooooooooovoooooooooooooooooopooooooooooooooovoooooooo9oooooooo

    ResponderExcluir