Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 10 de maio de 2025

Minas é um mini-Brasil e um mini-mundo

(Por Arnaldo Silva) Desde o Ciclo do Ouro, no século XVIII, Minas Gerais se transformou no retrato do Brasil. A formação da característica cultural, folclórica, histórica, social, religioso, no jeito de ser e falar do povo mineiro, é resultado da mistura entre portugueses, com origens no Minho (norte de Portugal), de africanos escravizados, de origens sudanesas e banta, de indígenas locais.
        Nesse processo, vieram para Minas, povos de outros países, de todas as regiões e capitanias brasileiras, durante o Brasil Colônia, como tropeiros, mascates, viajantes e aventureiros.
Primeira foto de César Reis em Tiradentes MG e segunda, de Vinícius Montgomery em Itajubá MG
        Vieram em busca da riqueza mineral e aqui ficaram, deixando um pouco de cada região do país e continentes, na formação da identidade mineira. As origens desses povos estão presentes em todas as atuais 12 regiões mineiras graças à sua diversidade geográfica, de acordo com a cultura, história, arquitetura, folclore, tradições e gastronomia, que cada um desses povos deixaram em cada região mineira.
Estado estratégico 
Coronel Fabriciano, Vale do Aço - Fotografia: Elvira Nascimento
        O Estado de Minas é estratégico para o Brasil, devido a sua diversidade geográfica, além de sua localização estratégica. Minas faz divisas com 6 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul) e com o Distrito Federal. Por esse motivo, conta com uma grande infraestrutura ferroviária e principalmente, viária. Com aproximadamente 272.062,90 km de rodovias federais, estaduais e municipais.
        Minas Gerais tem maior malha viária do Brasil. O estado mineiro é de vital importância para a integração regional e para o próprio desenvolvimento econômico do estado. A economia dos grandes centros produtores e exportadores do Brasil, passa por Minas.
Minas é o DNA do Brasil
Criação e arte: Ernani Calazans/Araçuaí MG
        O estado mineiro absorveu ao longo de mais de três séculos, as características típicas de cada estado e região do país e também de outros continentes como Europa, América do Sul, Ásia, Oceania, Oriente Médio e África. Minas Gerais é um retrato da miniatura do Brasil. A identidade mineira foi moldada ao longo dos séculos com a absorção das características culturais, gastronômicas, religiosas, folclóricas, vestimentas, sotaques e características regionais e físicas de todos esses povos.
        A diversidade cultural mineira faz do Estado único e sem igual no país. Minas é o reflexo da diversidade geográfica, étnica, cultural e social brasileira. Em Minas está o DNA do Brasil.
        Não apenas isso. Com a presença de imigrantes de vários países e descendentes de imigrantes que já viviam em outras regiões brasileiras, como alemães, árabes, franceses, ingleses, espanhóis, italianos, dentre outros povos, Minas se tornou ainda mais abrangente em suas características arquitetônicas, culturais, religiosas e folclóricas. 
Monte Verde no Sul de Minas. Fotos: Kelvin Borges/MOVE
        Como por exemplo, a Região Sul de Minas, que recebeu um grande número de imigrantes italianos, alemães, dinamarqueses e letões. Imigrantes da Letônia, por exemplo, fundaram Monte Verde, chamado “cantinho da Europa em Minas”. Minas Gerais é um mini-mundo.
        Todos esses povos deram grande contribuição para a gastronomia mineira, reconhecida como uma das melhores e mais diversificadas do mundo. A riqueza gastronômica mineira, com cerca de 627 pratos típicos tradicionais, recebeu influências de todas as regiões do país e de outros continentes como a Europa e África, que vieram no século XVII, XVIII, XIX e século XX, dando contribuição à formação da identidade gastronômica de Minas.
Minas é a história do Brasil
        Minas é a história do Brasil. É um museu a céu aberto. As alterosas mineiras sozinha, guarda 62% de todo o Patrimônio Histórico do Brasil, concentrados nas dezenas cidades históricas e centenas de cidades mineiras que preservaram riquezas arquitetônicas dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.
Três falares mineiros
Criação de Ernani Calazans/Araçuaí MG
        Além disso, o falar mineiro reflete claramente a diversidade étnica dos mineiros. Em Minas Gerais não tem um falar. Tem três: Montanhês Caipira e o Geraizeiro.
Montanhês: É o dialeto falado em 50% do território mineiro, é o dialeto original de Minas Gerais, falado pelos povos que viviam entre as montanhas do que é hoje o Quadrilátero Ferrífero, onde estão as principais cidades formadas no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro.
Caipira: É um dialeto falado em 33% do território mineiro. Falado no Triângulo Mineiro, Noroeste, Oeste, Sul e Sudeste de Minas. Tem influência no dialeto caipira paulista, com influência do dialeto Montanhês.
Geraizeiro: É um dialeto falado em 17% do território mineiro. Tem origens no final do século XVII, sendo falado pelos povos do Cerrado Mineiro, do Norte de Minas, que se formaram em comunidades surgidas às margens do Rio São Francisco e se expandiu para boa parte do Noroeste Mineiro e Vale do Jequitinhonha, nas áreas de transição do Cerrado para a Caatinga, na divisa com a Bahia.
Minas é o mundo!
Fotos: César Reis em Tiradentes MG
        Essa frase tem tudo a ver com o que é Minas Gerais. Seja em qual contexto for, Minas é realmente o mundo! Autoria específica da frase ninguém sabe exatamente, mas é o reflexo claro da importância de Minas Gerais para o país. Diversidade cultural, politica, social, histórica, da hospitalidade, das cores e sabores de sua culinária, da conexão mineira com a terra.
        Minas é o mundo são os modos de falar do povo mineiro, é a essência de suas 12 regiões geográficas que tem com origens e tradições diferentes e variadas. São as paisagens, rios, lagos, cachoeiras, montanhas, cordilheira. Minas é um estado único!
        Minas é a cara do povo brasileiro. O reflexo do retrato do Brasil. Minas é o mundo é nada mais que reflexo a grandiosidade de Minas Gerais. É a essência da mineiridade e da abrangente riqueza do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores