Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

A Guerra dos Emboabas e a imponente Matriz de Caeté

(Por Arnaldo Silva) Fundada em 1714, Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte aos pés da Serra da Piedade. A cidade abriga tesouros da arquitetura e arte colonial, além de sua riqueza natural e histórica. 
Fotografia de Thelmo Lins
A Guerra dos Emboabas
          A cidade foi palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709), confronto armado e violento entre paulistas e portugueses, que culminou com a vitória dos portugueses, apoiados pela Coroa Portuguesa. Emboabas era um termo pejorativo que os paulistas usavam contra portugueses e outros brasileiros. O motivo do conflito foi, disputa entre portugueses e paulistas pelo controle das minas de ouro recém descobertas.
          A guerra foi um marco da história de Minas de grande relevância para que Minas se tornasse uma capitania independente, fato que ocorreu em 1720.
Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Fotografia de Thelmo Lins
          Em meio a sua riqueza história, a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída em 1756, é um dos marcos históricos e arquitetônicos de Caeté. Trata-se de um dos mais belos exemplares da arte barroca e uma das precursoras do estilo rococó em Minas Gerais.
Fotografia: Nacip Gomêz
          Construída em alvenaria de pedra e não em estrutura de madeira e barro, como eram comuns naquela época, a igreja data da primeira metade do século XVIII, com atribuição do projeto a Antônio Gonçalves da Silva Bracarena. Há relatos de época, que diz que Bracarena não projetou a obra, apenas executou, sendo os riscos feitos por Manuel Francisco Lisboa.
Quem foi?
  Detalhes da ornamentação interior da Matriz. Foto: Thelmo Lins        
          Pra quem não conhece, Manuel Francisco Lisboa, era um renomado arquiteto, carpinteiro, construtor e mestre-de-obras português. Chegou ao Brasil em 1724, vivendo em Ouro Preto, até sua morte, em 1767.
          Na cidade, deixou grandes obras como pontes e igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1727 e a Igreja do Carmo, construída em 1766, além de ter construído o Palácio dos Governadores e feito outras obras em Ouro Preto e outras cidades. 
O pai de Aleijadinho
Interior da Matriz de Caeté - Foto: Thelmo Lins
          Seu talento e obras foram ofuscadas pelo talento notável do filho, que teve com uma de suas escravas. Era o pai de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Manuel Francisco Lisboa é mais conhecido hoje como, “o pai do Aleijadinho”.
O filho de Manuel Francisco Lisboa, o jovem Antônio Francisco Lisboa, estava iniciando nos primeiros passos na arte barroca, ensinada por seu pai.
          Aleijadinho, como mais tarde passou a ser conhecido, participou da ornamentação desta igreja como aprendiz, tendo esta obra influenciado na definição de seu estilo arquitetônico próprio, que fez dele o maior artista da arte barroca no Brasil e um dos artistas mais notáveis do mundo.
Igreja imponente
Altar-mor da Matriz - Foto: Thelmo Lins
          Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Caeté, ostenta uma imponente fachada, pilastras em relevo de cantaria, com janelas e portada, emolduradas em pedra, torres em corte quadrado, com óculo ao centro e cruz no topo.
          O interior da Igreja simplesmente impressiona pela riqueza dos detalhes e talhas douradas bem trabalhadas. Cada detalhe e cada entalhe é uma história e uma arte que impacta. A Igreja de Caeté é mais que uma igreja, é uma obra de arte pura! 
Fotografia de Thelmo Lins
          São oito altares com sanefas e baldaquinos, atribuídas a José Coelho Noronha. O forro da nave tem pinturas em perspectivas, o coro e pia batismal, em madeira. O retábulo do altar-mor, apresenta colunas salomônicas, anjos e um resplendor, onde estão onde estão simbolizados Deus Pai e o Espírito Santo e conta com a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso.  
Fotografia: Gustavo Simões/@gustavosimoes.art
          A Matriz é um dos mais belos e mais preciosos templos religiosos de Minas Gerais. Está perto de Belo Horizonte, apenas 55 km. Vale a pena visitar a cidade e conhecer a igreja.        

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores