Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de maio de 2023

Viçosa é oficialmente a capital mineira do doce de leite

(Por Arnaldo Silva) Um dos mais premiados e populares doces de leite do Brasil, o Doce de Leite Viçosa, tem sua origem na cidade de mesmo nome, na Zona da Mata Mineira, distante 225 km de Belo Horizonte. É produzido desde os anos 1980 pelo Laticínio Escola da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, com o nome de Doce de Leite em Pasta Funarbe, tendo adotado o nome atual a partir de 1992, com a criação da marca Viçosa.
          Inicialmente criado para consumo interno, dos estudantes e funcionários da Universidade, a qualidade e o sabor do doce foi saindo do Campus da UFV, para os paladares regionais, do estado e de todo o Brasil, se tornando o que é hoje em referência nacional em doce de leite de altíssima qualidade. (fotografia acima de Alexandre Vidigal do Campus da Universidade Federal de Viçosa)
          É o doce de leite mais premiado do Brasil, desde o ano 2000, quando começou a participar do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, vencendo o concurso de melhor doce de leite do país por 10 vezes.(fotografia acima do Chico do Vale)
          O doce é reconhecido desde 2022, como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, pela Lei n° 24.033 e agora, a cidade onde o doce é produzido, Viçosa, se torna oficialmente a capital mineira do doce de leite.
Viçosa: A capital estadual do doce de leite
          O sucesso do Doce de Leite Viçosa é tanto que passou a ser um dos principais símbolos da gastronomia local e identidade do município de Viçosa.
          Por esse motivo, Viçosa foi reconhecida por Lei, como a capital estadual do doce de leite em Minas Gerais. Isso porque foi publicada no Diário Oficial do estado no dia 9/5/2023, a lei de número 24.318, proposta pelo deputado estadual Coronel Henrique que concede. esse título à cidade. A lei entrou em vigor imediatamente após sua publicação oficial. (foto acima do Chico do Vale)
          Segundo o autor do projeto, deputado estadual Coronel Henrique, em seus argumentos para defender o projeto de sua autoria, afirma que o Doce de Leite Viçosa “trata-se de uma iguaria da gastronomia mineira, de qualidade única, reconhecido por dez vezes como o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, transformando-se em um símbolo da cidade e, gradativamente, de Minas Gerais. E de fato, o Município de Viçosa acabou se tornando conhecido em razão da notoriedade do Doce de Leite, tanto em Minas Gerais, quanto em todo o país e até no exterior.”

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores